TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estágio

Por:   •  8/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.624 Palavras (23 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

EDNAYR VIEIRA DE ARAUJO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Xinguara

2014

EDNAYR VIEIRA DE ARAUJO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –  Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Marcia Q. Miller

Tutor de sala: Bruno Macêdo Rosa

Xinguara

2014

sumário

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO    

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio.........................................................05

        

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR...................................................................................06

3.1 ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO...........................06

4  PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

4.1 Proposta de Intervenção e Atividades Desenvolvidas............................12

5 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO......................................................................................................18

6  MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................18

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................18

REFERÊNCIAS.................................................................................................19

1 INTRODUÇÃO

O estágio durante o curso de graduação em Pedagogia é de suma importância para o aluno e precisa que ser compreendido como uma oportunidade de formação contínua, um momento de observação e aprendizado da prática pedagógica. Neste sentido, o estagiário se confronta com a realidade, o que de certa forma, acaba por proporcionar mudanças com o objetivo de promover o crescimento pessoal e profissional do sujeito em sua futura prática docente e, no que diz respeito ao estágio em Educação Infantil não é diferente.

O presente estágio foi realizado numa escola municipal, Escola Municipal de Ens. Fund. Adão Mendes de Abreu, na cidade de Rio Maria – PA. Por meio de consulta ao Projeto Político Pedagógico da escola e entrevistas com a pedagoga e a diretora, foi possível observar a concepção de educação adotada pela escola e identificar os métodos e estratégias de ensino.

Quanto à disciplina de Estágio os objetivos são: observar e analisar o processo de ensino; refletir sobre a prática pedagógica observada, podendo gerar problematizações; realizar a proposição e execução de propostas de intervenção relacionadas ao processo de aprendizagem.

Com base nisso, é possível compreender que o estágio é de grande importância para o aprendizado de nossa prática profissional, tendo em vista que este aprendizado torna possível uma leitura crítica da profissão diante da realidade vivenciada e, além disso, contribui para a nossa formação e qualificação.

Com relação à metodologia utilizada para o desenvolvimento do referido estágio e do presente relatório pode se citar a análise do projeto pedagógico da escola, além de entrevista com a pedagoga e diretora, e ainda, observação do trabalho das mesmas na instituição.

Neste relatório serão trabalhados os seguintes itens: identificação da escola estagiada; concepção pedagógica da escola; descrição e análise refletiva das atividades de estágio supervisionado; plano de estágio; considerações finais e referências.

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio 

     O estágio foi realizado numa escola municipal,Escola Municipal Ens. Fund. Adão Mendes de Abreu, situada na Avenida 14, s/ nº, Setor Remor, CEP 68.530-000, Rio Maria – Pará,  e-mail adãomendesdeabreu@gmail.com.

      A escola funciona nos períodos matutino, das 7:00h às 11h00min, e vespertino: das 13:00h às 17:00h, oferecendo atendimento no nível Ensino Fundamental menor.  A instituição atende um total de 248 (duzentos e quarenta e oito) alunos, sendo todo do Ensino Fundamenta menor, sendo 108 no turno matutino e 140 no turno vespertinol.

                 A equipe gestora é bastante competente e equilibrada quanto aos recursos financeiros que recebe, aplicando em melhorias para a escola e em material pedagógico de ótima qualidade, busca ainda arrecadar dinheiro através de bazares e rifas realizadas sempre nos meses de outubro e dezembro proporcionando assim momentos de muito prazer pra os educandos.

                     Durante período de observação foi possível identificar o comprometimento dos professores, competentes e atentos aos desejos dos alunos, predispostos a refletir e pesquisar sobre sua prática. As atividades de gestão, observadas e analisadas no presente estágio, foram muito interessantes e instrutivas. Referente à documentação e atribuições de professores e funcionários administrativos desempenham com competência e ética suas funções, referentes à documentação, matrículas, transferências, confecção de atestados, históricos escolares e atendimento ao público e demais atribuições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (212.1 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com