TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Educação Infantil

Por:   •  11/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.106 Palavras (13 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ( GRADUAÇÃO)

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        10

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE E ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        11

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

6        PLANOS DE AULA        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17

INTRODUÇÃO

O objetivo do relatório é destacar todos os pontos importantes no estagio de Educação Infantil a começar pelo o desenvolvimento da criança de  0 a 6 anos. Nele é observado o papel do educador na versão dos ensinamentos de Vigotski, Leontiev e Elkonin. Com base nesses autores podemos observar o desenvolvimento do educando no processo educacional na Educação Infantil. Por isso é necessário garantir uma aprendizagem incorporada nas funções que promova boas condutas no psiquismo da criança. No processo ensino-aprendizagem desta faixa etária o ensino deverá sempre estar adiante do desenvolvimento a ser trabalhado, fazendo o desenvolvimento sempre avançar. Também foram estudados o Projeto Politico pedagógico, a BNCC, os TCT’s, o trabalho individual de cada componente da equipe escolar e as metodologias ativas e como todas são utilizadas na Educação Infantil.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

No período da educação infantil o professor (educador) deverá acompanhar, favorecer e estimular o desenvolvimento infantil em cada faixa etária de desenvolvimento. Vigotski, Leontiev e Elkonin relatam a importância do desenvolvimento cognitivo e natural da criança no seu desenvolvimento psíquico e abstrato que está a margem de seu meio social e cultural. O desenvolvimento infantil de uma criança não esta pautado por formas rígidas, naturais e universais e sim está ligada as condições subsidiadas em sua organização social.

Leontiev relata que existe uma base concreta que se processa o conhecimento de uma criança de acordo com suas vivências histórico-sociais. Para Leontiev e Elkonin é importante ser observado no desenvolvimento infantil o vínculo entre a criança e a sociedade, e o meio que a cerca em suas vivências.

Cada etapa do desenvolvimento infantil é Importante, por isso o processo deverá trabalhar as etapas que leve o educando a refletir em suas ações mesmo de forma trabalhada no brincar, e em quesitos sociais ajudando a adquirir novas formas e propriedades da personalidade e que a  aprendizagem interna e externa dependem das condições de vida destas crianças.

Podemos observar que a criança tem uma natureza própria que se transforma ao longo de sua vida e que muitas coisas que acontecem influenciam em mudar um processo comportamental psicologicamente cultural. Nesse processo é sempre bom ressaltar a importância das interações e integração da criança principalmente na construção dos signos.

O processo de internalização do conhecimento de uma criança se da por meio de como ela intercala seus conhecimentos apreendidos com sua realidade. Observamos também que a criança aprende fazendo reflexões sobre o que experimentar com o meio e com as intercalações que ela faz com este meio (cultural). Quando a criança reflete ela transforma e consegue mudar as estruturas culturais, principalmente quando intercalando com o adulto/educador, trocando experiências e mostrando autodomínio em seu comportamento. Com essa intercalação a criança aprende adequadamente o que podemos chamar de processo de educação como assim diz Leontiev. Observamos também que em algumas etapas deste processo as crianças não aprendem sozinhas, mas sempre com ajuda coletiva ou de alguém. Neste processo é importante respeitar as adaptações da criança, respeitar seus prazos, seu ritmo e desenvolvimento pois cada criança faz de um jeito com suas características próprias.

Também é importante ressaltar a imitação. A criança tem o hábito de imitar. Ela tenta fazer como o educador adulto ou até mesmo como outra criança, interpretando e fazendo suas transformações na imitação. O professor como mediador da criança busca potencialidades intelectuais por isso a escola se faz necessária para os seres humanos, principalmente as crianças.

É importante ressaltar ainda que os estímulos que a criança recebe desde o seu nascimento é extremamente necessário para seu desenvolvimento. Com isso, tudo em sua vida deve ser estimulado e cultivado no processo psicológico para o seu desenvolvimento.

O educador deve tomar cuidado com treinamentos mecânicos que muita das vezes não ajudam e sim atrapalham o desenvolvimento das crianças. As atividades nessa fase devem promover a interação, a espontaneidade e a parceria de cada criança. Por isso como Elkonin descreve, cada atividade pedagógica deverá ser pautada com a particularidade de cada criança de uma forma bem específica, levando em consideração que cada uma tem sua maneira de aprender e executar o que aprendeu.

Na medida em que a criança for vencendo cada etapa do desenvolvimento infantil, ela vai adquirir novos conhecimentos e os colocar em prática. Por isso o processo deverá sempre voltar seu trabalho para uma proposta consciente e dinâmica na aprendizagem para educação infantil, porque é ele que abre o caminho para um bom desenvolvimento para que na próxima etapa não se rompa paradigmas essenciais na busca deste conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (310.5 Kb)   docx (363.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com