TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Laboratório Supervisionado Em Educação Infantil

Por:   •  4/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.016 Palavras (13 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 13

                                        

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU[pic 1]

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

FRANCISCA INGRYDI SILVA

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

FLORIANO – PI

NOVEMBRO 2017

FRANCISCA INGRYDI SILVA

 

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório apresentado como requisito final para aprovação na disciplina de Laboratório Supervisionado em Educação Infantil do curso de extensão em Processos Pedagógicos, do Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu.

FLORIANO – PI

NOVEMBRO 2017

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO1

2 rELATO DE EXPERIÊNCIA2

2.1 OBSERVAÇÃO DO CAMPO DE PRÁTICA DO LABORATÓRIO2

  2.2 PLANEJAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO3

    2.3 DOCÊNCIA4

3 considerações finais5

4 referências6

anexos7

  1. APRESENTAÇÃO

O relatório faz jus à realização do Estágio Supervisionado, que cumpre às exigências da Disciplina Prática Pedagógica na Educação Infantil, ministrada pela professora Angelina Andrade, no curso de pedagogia, Pelo Instituto São Judas Tadeu, que teve inicio no dia 31 de Outubro e Concluiu no dia 24 de Novembro de 2017, na Escola Municipal Creche Vovó Alemã Fernandes, localizada na Rua São Francisco N°390, no bairro Califórnia, na cidade de Capitão de Campos- PI.

O estágio foi desenvolvido em três fases: Observação, participação e relatório, onde foi possível obter uma melhor visão do trabalho realizado na escola pode posicionar-se diante das dificuldades que encontrava durante a permanência no estágio, a partir da observação da estrutura física, da organização pedagógica, administrativa, e do corpo docente, a participação do professor regente em sala de aula, e a realidade da escola e suas necessidades.

O estágio é uma forma de colocarmos em prática o que aprendemos na teoria, pois é preciso que os universitários tenham contato com a realidade para assim adquirir a confiança e desenvolver seu trabalho na sala de aula. Portanto, o presente relatório visa relatar as atividades realizadas durante o estágio, sendo uma forma de executar um dos aspectos importantes para a conclusão da disciplina mencionada.

2 .RELATO DE EXPERIÊNCIA 

2.1 OBSERVAÇÃO DO CAMPO DE PRÁTICA DO LABORATÓRIO

Unidade Escolar Creche Vovó Alemã, local onde foi realizado o estágio, antes do local se transformar em uma creche, na mesma funcionava a secretaria municipal de educação e a partir dos anos 2000 passou a funcionar a famosa Creche Vovó Alemã Fernandes. Possui a seguinte estrutura funcional: cinco salas de aulas, duas salas contêm ar condicionado e as outras três contêm ventiladores com bom funcionamento, uma diretoria, uma sala de apoio, dois banheiros sendo um masculino e um feminino, uma cantina e uma grande área, onde são colocadas várias mesinhas para a hora do lanche. A gestão fica por conta da diretora, Eurides Lopes Gambelo dos Santos, e das coordenadoras, Rita Quaresma e Francimar. A escola tem cento e dois alunos ao todo e funciona nos períodos matutino e vespertino, com alunos de um ano a cinco anos, distribuídos nas salas de maternal, Pré I e Pré II, sendo que pela manhã funcionam os quatro maternais e uma sala de Pré II, no turno da tarde funciona o Pré I e a outra turma de Pré II.

Para cada sala de educação infantil nas turmas do maternal contêm uma professora titular e uma auxiliar, nas turmas de Pré I e Pré II tem-se apenas a professora titular. À escola são fornecidas quatro merendeiras e um vigia que dividem entre si a limpeza da escola e o preparo do lanche.

A escola possui uma sala de acolhida que contém vários jogos lúdicos, alguns livros, brinquedos, etc.

Na sala onde funciona a diretoria contêm todo tipo de material necessário para o trabalho do professor, como: caderno, lápis, borracha, coleção, massa de modelar, tintas guache, variados tipos de papeis para confecção de cartazes ou mesmo fazer algum trabalho com as crianças.

2.2 PLANEJAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

O Planejamento dos conteúdos a serem trabalhados é realizado mensalmente , através de reuniões com  o corpo docente junto com a diretora e coordenadoras da Educação infantil, Rita Quaresma e Francimar, no final ou no inicio de cada mês para a elaboração do trabalho a ser realizado. As metas da proposta que sempre são trabalhadas são os conteúdos e o calendário das datas comemorativas, cujo calendário do ano letivo é elaborado pela Secretaria de Educação e repassado para as demais escolas.

É necessário cópias de atividades pesquisadas pela internet, pois o livro traz poucas atividades, no decorrer do mês cada professor usa da melhor forma o conteúdo a ser aplicado.

A turma em que foi observada é uma sala de maternal de 1 a 2 anos, ministrada pelas professoras Vera Lúcia Batista e Fernanda Isis. As professoras tem total domínio sobre os alunos, apesar de serem muito pequenos, a turma é bastante avançada, adoram fazer as tarefas, brincar, a sala possuí uma televisão, que depois do momento da história e da aplicação dos deveres de classe, é colocado alguns vídeos de desenhos educativos, que ensinam a contar, as cores, a distinguir as formas geométricas.

Como o público são crianças não poderiam faltar várias atividades lúdicas, como um dos assuntos visto nesse mês de novembro era os meios de transporte, eles adoravam cantar e dançar a música “A roda do ônibus roda, roda, roda pela cidade”, no momento da historinha tentei criar da minha cabeça a “História das Formas Geométricas”, eles adoraram, riram bastante, interagiram, fizeram perguntas, fiquei bastante surpresa pela idade de cada criança, interagirem tão bem.

2.3 DOCÊNCIA

 

O estágio de docência em Educação Infantil foi realizado na Unidade Escolar Creche Vovó Alemã Fernandes, localizada na Rua São Francisco, Bairro Califórnia N° 390.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (616 Kb)   docx (516.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com