TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Do Estágio Educação Infantil

Por:   •  21/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  11.284 Palavras (46 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 46

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

3        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

4        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        9

5        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        11

6        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        13

7        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        15

8        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        17

9        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        19

10        RELATO DA OBSERVAÇÃO        21

11        PLANOS DE AULA        27

12        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        34

13        RELATO DA REGÊNCIA        35

14. Termo de validação do relatório        44

14        CONSIDERAÇÕES FINAIS        45

15        REFERÊNCIAS        46

  1. INTRODUÇÃO

O presente estágio foi realizado na Escola Municipal “Adair Romano Pinto”, situada fazenda Jatobá, zona rural da cidade de São João do Manhuaçu. A carga horária do estágio foi de 150 horas distribuídas em atividades de acordo com plano de estágio realizadas na instituição na área da educação infantil (3 e 4 anos). O período do estágio iniciou-se no dia 07 de agosto ao dia 19 de setembro de 2023 no período matutino de 07:00 às 12:00 horas de segunda à sexta-feira respectivamente.

O objetivo principal deste relatório é apresentar relatos sobre as experiências vivenciadas no espaço escolar, que é essencial para a formação integral do aluno, o estágio oferece a possibilidade de relacionar a teoria e a prática, conhecer a realidade do dia a dia, descrevendo as experiências que permita seu plano desenvolvido vivenciadas. Com o objetivo de supervisionar e desenvolver habilidades e competências.

O estágio é importante pelo fato de nos fazer perceber a realidade da escola, dessa forma podemos observar os aspectos físicos, o corpo docente, a didática do professor em sala e sua formação, onde se percebe o domínio e o despreparo do docente e sua avaliação na sala de aula é importante verificar o relacionamento do professor aluno, mas não é só isso, o relatório servirá para uma experiência importante para nossa formação acadêmica. “O estágio de regência contribui para uma experiência importante nas atividades que nós discentes deverão usar durante o curso de formação junto ao futuro no campo de trabalho (Pimenta, 1997)”.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, 1996) a Educação Infantil é definida como a primeira etapa da educação básica, uma vez que a mesma é a principal responsável pelo desenvolvimento integral da criança de 0 até os 6 anos de idade, desta forma se faz necessário compreender todos os aspectos que envolve esta etapa de escolarização voltada para atuação do professor e as suas práticas pedagógicas dentro de princípios básicos que regem a sua atuação no processo de ensino aprendizagem. Grandes filósofos da Educação como Vigotski, Leontiev e Elkonin, concebem o desenvolvimento infantil como um fenômeno histórico, que não pode ser determinado por fatores naturais universais, pois está ligada a condições concretas no meio social que a criança estará inserida. Neste contexto, buscar reflexões sobre a importância do professor e do ensino na Educação Infantil através de embasamento teórico se conseguirá até o final desta produção esclarecer sobre a importância desta temática.

A educação para crianças pequenas era vista essencialmente como ferramenta de assistência não tinha um valor próprio, então intensificaram os debates acerca da função do ensino para crianças pequenas e chegou-se à conclusão que ela tem que ter como propósito cuidar e educar, tirando o ensino como objetivo e colocando as relações educativas dentro de um espaço de convívio coletivo. Vigotski (1995) afirma que é a sociedade que deve figurar em primeiro plano como fator determinante da conduta e do desenvolvimento humanos. Isso porque o desenvolvimento cultural incorpora, transforma e supera a dimensão natural do desenvolvimento da criança. Segundo Leontiev (2001a, p.63)

O que determina diretamente o desenvolvimento da psique de uma criança é sua própria vida e o desenvolvimento dos processos reais desta vida – em outras palavras: o desenvolvimento da atividade da criança, quer a atividade aparente, quer a atividade interna. Mas seu desenvolvimento, por sua vez, depende de suas condições reais de vida.

O papel do professor na educação infantil vai muito além do ato de ensinar, além de ser um educador é responsável por proporcionar experiências que desenvolvam habilidades cognitivas voltadas para a pluralidade, podendo atuar como um gestor na aprendizagem auxiliando os pais frente a questões voltadas para o desenvolvimento integral do aluno, nesta perspectiva o professor atuará não somente na transmissão de conhecimentos, mas também trabalhará juntamente com o aluno questões voltada para o convívio social relacionada ao amor, dignidade, solidariedade, ética, respeito entre outros valores que serão a base para o desenvolvimento da criança visando a preparação do aluno quanto sujeitos ativos dentro do processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.1 Kb)   pdf (515 Kb)   docx (456.6 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com