TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio 7 º serie

Por:   •  30/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.402 Palavras (18 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

4        PLANOS DE AULA        10

5        DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18


INTRODUÇÃO

Foi realizado na escola Centro Educacional União, junto com a diretora Ednéia Geralda de Souza, o estágio Gestão educacional, o gestor da atualidade deve gerenciar com responsabilidade, motivação, preocupado com a formação continuada de sua equipe.                                                                                                                                  

NO estágio foi percebido que a escola é uma empresa, que precisa administrar recursos, possui técnicos de professores, um grupo administrativo, e cujo objetivo é atender e fornecer serviços especializados a sua clientela.( alunos), como gestor do processo educacional, precisa perceber o ambiente educacional e seus componentes.

Como uma organização, um objetivo a ser alcançado e recursos a serem administrado, liderar, planejar, com a participação dos envolvidos no cenário escolar, organizando, dirigindo e controlando todo o processo administrativo, utilizando ferramentas administrativas.

Visando o alcance dos objetivos e metas, o objetivo do seu trabalho é promover parcerias de educadores envolvendo Coordenadores processo, os funcionários e até mesmo, as famílias no processo de construção do plano de ensino, cabe ao gestor, acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos de maneira que seja capaz de detectar deficiência e orientar a prática pedagógica.

Com o estágio realizado na escola Centro Educacional União, o Gestor Educacional tem que cuidar da administração financeira da escola, Identificar as necessidades da instituição, e buscar soluções, gerenciar a equipe de educadores da instituição, liderar a elaboração do Projeto Político mobilizando toda a comunidade escolar.  

Prestar contas a comunidade, acompanhar o cotidiano da sala de aula e o avanço na aprendizagem dos alunos, atender os pais quando necessário, incentivar e apoiar a implantação de projetos e iniciativas inovadoras, no estágio deu para perceber que a educação é uma das áreas mais importante para o desenvolvimento do Brasil.

Pois além da formação de bons profissionais, ela tem a responsabilidade de formar bons cidadão o que torna a atualização profissional ainda mais importante, sem professores os alunos teriam bastante dificuldade para ler e escrever, o Gestor ele sempre estará disponível para suas tarefas do dia a dia.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A partir do dia 07-10-2019 a 13-10-2019 foi observado na instituição Centro Educacional União na sala de aula, ao chegar na escola as sete horas os alunos fazem o lanche antes de entrar para sala de aula, quando chega as sete horas, o sinal toca pra os alunos entrarem para sala de aula. Há um corredor em frente á secretária onde as quatro professoras rezam e cantam diversas músicas com seus alunos. Após rezarem com seus alunos e cantar diversas músicas a professora levam seus alunos para sala de aula.

Para ficar melhor o desenvolvimento da sala a professora coloca os alunos em círculo, ela ajuda os alunos a fazer oração, após a oração os alunos permanecem em roda e fazem uma brincadeira, a vários  cartazes colado na parede para a professora colocar a quantidade de meninas e meninos  para indicar o mês e o ano que estamos, a um cartaz na parede com os aniversariantes.

Na sala de aula contém cartazes com as letras do alfabeto do todos os dias a professora faz a leitura do alfabeto com os alunos, no momento de passar as atividades além da professora explicar ás atividades primeiro ela fica todo tempo em volta dos alunos pra observar o desenvolvimento das atividades.

A professora trabalha com pinturas, recortes de jornais e revistas para trabalhar com letras para os alunos aprenderem a escrever se primeiro nome de animais, desenvolvimento com a natureza, durante a semana a professora organiza para levá-los a biblioteca para contar histórias da branca de neve e os sete anões, da branca de neve, os Três porquinhos e outros, as vezes a professora passa DVD de desenhos para os alunos assistirem.

Em cada mesa dos alunos é preparado uma ficha com os nomes de cada aluno, pois assim possibilita mais o aprendizado de escreverem seus nomes.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A aluna Cláudia Cortes Visintin iniciou-se como estagiária no dia 07-10-2019 e terminou no dia 22-10-2019 com 50 horas de estágio na Escola Centro Educacional União, Localizado na Avenida  Afonso Fernandes, 260, Centro ,Nova União.

A instituição conta com oito salas de aula de dimensões reduzidas, possui 232 alunos, cento vinte quatro na parte da tarde e cento e oito na parte da manhã, quatorze professores em sala de aula. Os professores são graduados em pedagogia ou normal superior e alguns com pós graduando em Gestão Escolar integrado com ênfase em Administração, supervisão, um professora trabalha com a maternal, uma professora para reforço para os alunos com dificuldade de aprendizagem, no turno da manhã contem uma sala para o quarto ano, duas salas um para o quarto ano azul e a outra para o quinto ano verde, uma sala do segundo ano, duas salas do terceiro ano, e duas salas para os alunos do quinto. No quinto ano azul contem três professores com vinte e três alunos, no quarto ano com 15 alunos, no segundo ano com 19 alunos, no terceiro ano azul com vinte alunos, no terceiro ano verde com 19. NO turno da tarde contem 135 alunos, 19 alunos na maternal, primeiro período verde com com 16 alunos, primeiro período azul com 17 alunos, segundo período azul com 23 alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (274.9 Kb)   docx (64 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com