TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Educação Infantil

Por:   •  31/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  1.591 Visualizações

Página 1 de 6

DADOS DO ESTUDANTE/CURSO

Curso: Pedagogia para licenciados (licenciatura)

Instituição: Cruzeiro do Sul

Nome: Ana Paula Engeroff dos Santos

RGM: 30586755                          

Disciplina: Estágio Supervisionado Educação Infantil – Maternal II

Ano/semestre de realização do estágio: 2022/1º

Quantidade de horas realizadas: 100 horas.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da escola: Instituição de Educação Infantil Construindo o Amanhã

Endereço: Rua Barão de Bagé, 317 – Vila Jardim – Porto Alegre/RS

Dependência administrativa: Pública

Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: Primeira Coordenadoria Regional de Educação 01 CRE - RS 

Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): Maternal II

A escola de Educação Infantil Construindo o amanhã está instalada em uma área pequena. No momento a escola passa por reformar de melhoria da estrutura e para melhor atender seus alunos. A escola possui dois pavimentos, o primeiro pavimento conta com duas salas de aula, uma sala para o Jardim A e a outra para o Jardim B, são salas bem amplas e com uma boa iluminação, conta com um ar-condicionado para as duas salas, neste mesmo pavimento está a cozinha, os banheiros para as crianças e o outro banheiro que possui chuveiro e a sala da coordenação da escola.  Já o Segundo pavimento possui mais duas salas de aula para o Maternal I e para o Maternal II e um ar-condicionado para estas duas salas. Entre os dois pavimentos tem um pátio que possui um pequeno parquinho para as crianças e uma pequena área externa para higienização de roupas e do lugar. Na frente do primeiro pavimento possui um pequeno espaço externo para as crianças.

A escola possui uma televisão que é para todas as crianças e em cada sala de aula possui caixas de brinquedos e seus livros. A escola não possui refeitório e as crianças fazem suas refeições dentro da sala de aula, a escola não conta com sala de jogos, nem biblioteca. A escola tem uma boa higienização e organização do espaço.

A escola conta com um número de 8 professores, 1 diretora, 1 coordenadora pedagógica, 1 auxiliar administrativo, 1 cozinheira e um auxiliar geral, totalizando 13 funcionários. A relação da escola e as famílias é muito positiva, principalmente da diretora Jandira está sempre presente e atenta as necessidades dos alunos e professores, assim como a interação com as famílias dos alunos.

INTRODUÇÃO

O presente relatório irá descrever uma experiência de estágio supervisionado no Instituto de Educação Básica Construindo o Amanhã no nível Maternal II, a escola está situada na Rua Barão de Bagé, 317, no bairro Vila Jardim, Porto Alegre/RS, o estágio foi realizado no turno da manhã das 8:00 ao 12:00, sob a supervisão da professora Carla, durante 25 dias, totalizando o período de 100 horas.

No relatório constam as observações realizadas durante o período de estágio obrigatório e o objetivo é observar o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, analisando as ações que envolve docentes e alunos.

Neste período de observação foi possível vivenciar a rotina das crianças em sala de aula e através deste instrumento me possibilitou um desenvolvimento profissional positivo.

Está presente neste trabalho os seguintes itens: caracterização da escola, perfil dos professores, prática pedagógica e foco da observação.

Nas atividades com a turma observei o cuidado da professora e da professora auxiliar em trabalhar de forma lúdica e sempre tentando manter o cronograma das atividades.

PERFIL DOS PROFESSORES

As professoras acompanhadas durante o estágio são graduadas em Magistério. As duas professoras têm o mesmo tempo de experiência com Educação Infantil em torno de 10 anos de atividade. São profissionais que gostam do trabalho com crianças pequenas e que se dedicam e oferecem muito amor as crianças ali atendidas.

Foram realizadas 100 horas de estágio, no Maternal II. Após as reuniões iniciais de apresentações, demos início a prática de observação das aulas.

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

Neste trabalho de observação constatei que as professoras seguem uma rotina de trabalho. Tentam executar a prática pedagógica de acordo com as orientações da BNCC. Seguem o planejamento que foi construído no início do trimestre contemplando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. A prática pedagógica utilizada pelas profissionais permeia por um modo construtivista e um pouco ainda pelo modo assistencialista, mas tentam sempre visar a relação professor/aluno utilizam recursos pré-existentes da escola, fazem trabalhos lúdicos com música, jogos, brincadeiras, contação e histórias e filmes. As professoras são atenciosas e observadoras com os alunos, demonstram ter o controle da turma sem a necessidade de ser autoritárias.

OBSERVAÇÕES ESPECÍFICAS – FOCOS DE DISCUSSÃO

A professora a qual acompanhei tinha em seu cronograma jogos e brincadeiras, havia horários determinados para brincadeiras livres e dias e horários determinados para jogos direcionados. O momento dos jogos era um momento de descontração e muitas risadas, as crianças adoravam.

O jogo o qual observei era “Que animal eu sou? ¨ a professora previamente imprimiu e recortou imagens de animais e colocou em um saco preto de TNT. Colocou todos os alunos sentados de frente para ela, após isto a professora pediu que cada aluno iria retirar uma figura do saco e imitar o animal que estava representado no papel e os demais alunos deveriam tentar adivinhar qual animal era. Durante a atividade pude observar que a professora auxiliava os alunos que tinham dificuldades em imitar o animal que foi sorteado ou que se sentia envergonhado. O objetivo do jogo quem acertasse primeiro o nome do animal imitado ganhava. A atividade foi muito prazerosa para os alunos.

Jogos e Brincadeiras

Escolhi este foco, pois é uma das atividades mais presentes no ensino da Educação Infantil, tanto jogos simbólicos, construtivos, brincadeiras livres e direcionadas. Os jogos e brincadeiras são atividades que proporcionam momentos que possibilitam experimentar a socialização com as demais crianças, a liberdade, autonomia, alegria, cumprir regras, objetivos, competição, são aspectos que as acrianças aprendem de maneira lúdica.

KISHIMOTO (2007) explica que, o jogo é um meio, que favorece no desenvolvimento e na inteligência facilitando o entendimento da criança. Assim a forma lúdica de ensinar, ajuda exatamente no cognitivo, na interação facilitando o aprendizado na prática de jogos e brincadeiras de forma espontânea de aprender, como meio de recreação. Portanto, essa brincadeira é vista como momento prazeroso para as crianças, dando-lhe a criança o jogo como meio propicio no conhecimento da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (307.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com