TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Educação Infantil

Por:   •  21/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.535 Palavras (23 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3]s

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DA LEITURA OBRIGATÓRIA        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        8

4        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        10

5        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        12

6        RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE        14

7        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        15

8        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        17

9        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        20

10        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        21

11        RELATO DA OBSERVAÇÃO        22

12        PLANOS DE AULA        23

13        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        26

14        RELATO DA REGÊNCIA        27

15        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        35

CONSIDERAÇÕES FINAIS        36

REFERÊNCIAS        37

INTRODUÇÃO

O estágio curricular obrigatório I, foi realizado, objetivando relatar minha experiência junto ao campo infantil, através da visita a escola de Ensino Infantil Municipal,  EMEB Prefeito Antonio Costa, localizado na Rua Dr. Nelson Ferreira S/N, na cidade de Espírito Santo do Pinhal - SP, com acompanhamento da professora regente Milene Tessarine Agostini Silva, e da diretora Erika Lariza Lopes, em conjunto com a escola, no período de 14 de agosto a 25 de setembro de 2023,na carga horária de 8h da manhã às 10:30 h e 12:30h às 14:30 h.

Tendo este como finalidade agregar a teoria com a prática, através de experiências cotidianas diárias agregando conhecimento, refletindo sobre como verdadeiramente é a formação do aluno e qual é a importância do professor e da educação infantil nesse processo, os estágios muito contribuem na formação acadêmica, pois possuem a necessidade de experenciar ao futuro educador sua criticidade, teoria e prática.

Ao final, sendo relatado por mim, quais resultados essa experiência me proporcionou ao longo deste estágio e o que foi possível melhorar para minha carreira.

  1. RELATO DA LEITURA OBRIGATÓRIA

O papel do professor e do ensino na educação infantil.

Na perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin.

Desde os anos 90, a literatura voltada para educação de crianças de 0 a 6 anos, possui um intenso debate sobre especificidade do trabalho pedagógico, a respostas oferecida desses pesquisadores, gira em torno desses dois eixos: perspectiva cuidar- educar e perspectiva anti – escolar.

 Entende que o desenvolvimento infantil se dá através do foco nos papéis do educador e do ensino,que  as funções superiores do intelecto se manifestam na interação.

 É analisada a literatura contemporânea sobre a educação infantil e sua veia antiescolar e o que diz a psicologia histórico-cultural.

Primeiramente é levantada a questão de que a educação para crianças pequenas era vista essencialmente como ferramenta de assistência, para preparar o aluno para o ensino fundamental e não tinha valor, então cresceram debates em cerca da função do educador que ela tem a função de cuidar e educar, tirando o ensino como objetivo e colocando dentro de um convívio coletivo.

Na psicologia histórico - cultural, o educador não pode ser entendido como alguém que apenas estimula e acompanha a criança em seu desenvolvimento, não é uma mera participação mas  o professor é compreendido como aquele que transmite a criança os resultados do desenvolvimento, as habilidades cognitivas sensoriais, motoras o professor tem um papel fundamental para acompanhar e observar o desenvolvimento dessa criança, das habilidades criando métodos, atividades que aguçam a criatividade e o raciocínio lógico, mas sem intervenção é um processo mais de acompanhamento.

É através  das convivências humanas adquiridas ao longo de suas vidas, pois o desenvolvimento humano natural não é por si só efetivo, algo se memoriza não é uma característica biológica, mas algo que se conquista historicamente através da cultura do gênero humano, através do contato com outros, adultos/crianças, através da imitação, com ajuda de signos.

 A importância da imitação: Para Vygotsky, o desenvolvimento resultante da colaboração via imitação é a fonte do surgimento de todas as propriedades especificamente humanas da consciência

Isso porque a imitação não é uma simples transferência de um ser humano para o outro, mas implica certa compreensão do significado da ação do outro:

“ Na escola a criança não aprende o que ela pode fazer sozinha, mas o que ela ainda não sabe e se torna acessível a ela em colaboração com o professor e sob sua orientação ( Vygotsky).

A imitação tem sido indiscriminadamente considerada prejudicial ao desenvolvimento da autonomia das crianças e rejeitada como ferramenta no trabalho pedagógico.

Segundo a educação da criança de 0 a 6 anos, tem como  uma das principais tarefas “ ensinar a pensar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (223.8 Kb)   docx (228.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com