TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Supervisionado

Por:   •  20/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

Curso: Pedagogia

Instituição: Cruzeiro do Sul

Aluna: Nairla Francisca Medeiros da Silva

RGM: 18055818

Disciplina: Prática de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental

Ano/semestre de realização do estágio: 2020/ 6 semestre

Nome da escola: Colégio Pro Futuro

Dependência administrativa: Privada

Diretoria/ Secretaria que está vinculada

Anos e níveis escolares observados: 1° ano ao 5° ano do ensino fundamental

Estrutura da escola: Ambiente escolar com 3 pavimentos, quadras poliesportiva, salas de danças, salas de experiências, cantina e parquinhos. Cada seguimento está alojado em um andar, facilitando o movimento dos professores e alunos. Exemplo: Toda educação infantil localiza-se no andar térreo.

As salas de aula são arejadas e claras, porém no aspecto limpeza poderia ser melhorado. Os brinquedos são separados por  idade e não há uma troca periódica, assim é recorrente brinquedos quebrados no qual não desperta interesse das crianças.

Na escola as salas são equipadas com computadores e projetores, no qual facilita muito o trabalho do professor.

As crianças ficam limitadas apenas a uma quadra esportiva para intervalo de recreio, ficando meio monótono este momento.

Quanto à cantina o lanche é repetitivo e poderia haver um cardápio mais variado e atrativo para os alunos, vale observar também que a escola conta com apoio de nutricionista.

Quanto à prática de estágio realizada na referida instituição foi cumprida 100h aulas em sala de aula no período de fevereiro a março/2020.

O Colégio Pro Futuro conta com uma equipe pedagógica unida e comprometida. Os professores estão na instituição há muito tempo e ganham bolsas para que seus filhos lá estudem, facilitando assim a união e integração da equipe.

A proposta pedagógica da escola é o sócio construtivismo, porém criaram parcerias com grandes editoras, no qual deixam os professores “engessados” para cumprir as metas dos livros. Esse fator foi negativo, pois a escola na prática e tradicionalista.

Os professores não são cobrados pela coordenação pedagógica quanto ao prazo para entregarem seus planejamentos, assim é comum ver os professores cumprindo apenas as tarefas dos livros.

O acúmulo de atividades para 1° ano e exagerada, deixando as crianças com aspecto de tédio e cansaço. Há uma necessidade da instituição em apresentar as famílias quantidades enorme de tarefas produzidas por seus filhos.

Perfil dos professores:

Professora Keila – 1° ano – Professora com bastante experiência, porém é comum ouvi-la reclamar do quão está insatisfeita com a profissão e sua remuneração, deixando transparecer para seus alunos esse sentimento.

Professora Paula – 2° ano – Professora com experiência apenas no Colégio Pro Futuro, é uma professora dinâmica e muito carinhosa com as crianças, porém um pouco indisciplinada quanto ao uso do celular.

Professora Eliete – 3° ano – Professora firme e muito comprometida com seus alunos. Organizada e cumpre seu planejamento com responsabilidade.

Professora Cláudia – 4° ano – Professora Cláudia tem 28 anos de instituição é exemplo como profissional, pois sempre está disposta em ajudar e deixar o ambiente mais harmonioso.

Práticas Pedagógicas dos professores

Em fevereiro é comemorado o aniversário da escola todos estavam envolvidos com tema.

O ensino fundamental trabalhou a data através de trabalhos, vídeos e ilustrações.

A professora abordou o tema com imagens do início da escola e como foi construída. As crianças fizeram pesquisas com seus familiares e trouxeram trabalhos em forma de entrevistas, estes foram fixados no mural da sala.

Foi realizada uma festa comemorativa na escola, pelos seus 31 anos para todos os seguimentos, onde as crianças se divertiram muito e tiveram oportunidade interação com diferentes faixas etárias. Neste evento estava presente  direção, coordenação, apoio, auxiliares, professores e familiares.

Outra atividade que vale observar foi o projeto “água”, onde as professoras se reuniram e decidiram que cada sala traria um tema sobre a água e sua importância e ao final todos fariam uma exposição pela escola.

A turma observada trouxe a temática água e as formas de reutilização. Fizeram cartazes orientados pela professora regente e maquete exemplificando o recurso sendo armazenado em uma residência e reutilizado.

Produção textual e a oralidade

Os professores observados estimulam os alunos através do projeto literário, onde os alunos levam livros para casa 3x na semana e a partir daí são desenvolvidas muitas atividades, como: reconto, ilustração, modificação do final da história, etc.

Tecnologia

Quanto ao uso da tecnologia, a escola não possui laboratório de informática, porém em cada sala existe um computador e projetor, os livros utilizados apresentam muitas atividades digitais, no qual a professora usa o recurso.

Na grade horária do ensino fundamental há duas aulas de habilidades digitais, os alunos manuseiam tabletes orientados por um professor da área.

Matemática: números e operações

Os livros são o recurso mais utilizado e as situações problemas são extraídas de lá, tanto envolvendo situações com as quatro operações básicas, quanto aos assuntos mais complexos como geometria.

  O material dourado é utilizado quando alguma criança ainda tem dificuldade com as quantidades.

Ensino das ciências naturais, geografia e história

Existe uma preocupação por porte da coordenação pedagógica para que os professores cumpram todas as atividades dos livros, com isto não há uma dinâmica mais atrativa para os alunos além das atividades propostas pelos livros, por mais criativa que seja o professor, este não tem tempo para atividades fora/livro.

Arte e o lúdico

A escola conta com uma contadora de história que visita todos os seguimentos, abordando as temáticas para idade com muita diversão e arte.

Existe um ambiente onde estão disponíveis várias fantasias, para que os alunos lá criem e recriem suas histórias.

Prevenção e meio ambiente

A escola trabalha com projetos, como foi citado acima o projeto água, além disto, está inserido em sua programação visita de profissionais da área de saúde como: otorrinos e dentistas. São ministradas palestras para os alunos.

A escola oferece parceria com esses profissionais caso a família queria pagar para uma avaliação individual.

Orientação sexual e pluralidade cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com