TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Estágio Supervisionado - Educação Infantil

Por:   •  15/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  3.619 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

[pic 2] 

Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro

Centro De Ciências Humanas e Sociais – CCH

Licenciatura em Pedagogia/Unirio/Cederj

Estágio Supervisionado 1

2016.2

Relatório 2

Nome: Daniele Valim Valiante

Matrícula: 15116080170

Pólo: Volta Redonda

DIÁRIO DE CAMPO

26 DE SETEMBRO 2016

1º dia do projeto de atividades

Neste dia aconteceu a reunião dos pais da turma de estágio. As crianças ficaram no pátio interno da escola com dois disciplinares enquanto a reunião acontecia na sala. Fui convidada a participar da reunião pela professora, que iniciou com uma linda mensagem para os pais, depois conversou com eles a respeito da aprendizagem dos alunos, a diretora deu alguns recados importantes, como a utilização do uniforme e o uso de calçados adequados. Como parte do meu projeto estava na pauta, a diretora pediu que explicasse o objetivo do passeio de trenzinho ao zoológico, como ele aconteceria e se todos concordavam. Fiquei muito contente porque todos entenderam e disseram participar.

Logo após a reunião, os alunos entraram para a sala, a professora deu início à rotina da rodinha e em seguida dei início ao primeiro dia do projeto.

Iniciei uma conversa informal, perguntando se tinham animais de estimação, apresentei a eles meu animal de estimação, uma cachorra, levei fotos, falei de suas características e do que ela mais gosta de fazer. Assim, eles foram interagindo comigo, contando sobre seus animaizinhos e aqueles que não têm disseram quais animais gostariam de ter, que cuidados eles necessitam.

Em seguida dei-lhes uma folha e pedi que desenhassem seus animais de estimação ou o que gostaria de ter. Eles gostam muito de desenhar e alguns ainda fazem apenas rabiscos, mas outros conseguem desenhar bem próximo a realidade. Depois colocamos os desenhos em um  blocão, confeccionado por mim.

27 DE SETEMBRO DE 2016

2º dia do projeto de atividades

Na rodinha, relembramos a conversa sobre os animais de estimação que tivemos no dia anterior. Apresentei-lhes a história da Galinha Ruiva, em forma de cartazes, confeccionados com EVA.

A GALINHA RUIVA

[pic 3]

 Durante a história, fui interagindo com eles, perguntei por que o nome da galinha era Ruiva e, prontamente responderam por causa da sua cor laranja. A professora já havia me dito que eles amavam ouvir histórias, a grande maioria ficou em silêncio, prestando atenção. Interagi com eles perguntando quantos animais havia na história, qual a letra inicial de cada um, suas cores, o som que eles fazem. Perguntei-lhes o porquê da galinha não dar o bolo de milho aos outros animais e eles prontamente responderam que foi porque não quiseram ajudá-la, aproveitei para falar da importância da coletividade.

Logo em seguida, propus que modelassem os animais da história com massinha e fizéssemos uma exposição.

28 DE SETEMBRO DE 2016

3º dia do projeto de atividades

Depois da rotina da rodinha, eles me pediram para que contasse novamente a história da Galinha Ruiva, fui mostrando os cartazes da história e deixei que eles fossem contando, a maioria participou e contavam com riqueza de detalhes, como a turma é bem agitada disse-lhes que, se colaborassem em todas as atividades, não brigassem com os colegas e obedecessem a professora teriam uma surpresa no fim da aula. Então, fizemos uma rodinha e  expliquei que ao ligar o rádio eles iriam ouvir alguns sons de animais e teriam que adivinhar o nome. Participaram com bastante entusiasmo e durante a atividade aproveitei para perguntar sobre as características deles, onde eles moravam, o que comiam e comecei a mostra-lhes que uns eram animais selvagens, que viviam nas “matas”, como eles mesmos disseram, e que deveríamos cuidar do meio em que eles vivem para que não morressem, e que outros eram animais de estimação que podem viver em nossas casas e que necessitam de cuidados, como dar alimento, água, banho e carinho. Eles foram muito participativos. Depois propus a brincadeira, da “Caixa Mágica”, expliquei que iria tocar uma música e a caixa iria passar de mão em mão com muito cuidado e quando a música parasse quem estivesse com a caixa colocaria a mão dentro, tiraria uma figura, faria uma imitação com sons ou gestos e os colegas teriam que adivinhar qual é o animal. Todos participaram e as imitações foram muito legais, com riqueza de detalhes. Ao final da aula, como todos se comportaram muito bem, foram participativos, ajudaram a professora na hora de recolher os materiais e organizar a sala, levei para eles um bolo de cenoura com cobertura de chocolate, eles vibraram de alegria e relacionaram o bolo à história da galinha, disseram que eles não foram como os amiguinhos que não quiseram ajudá-la.

29 DE SETEMBRO DE 2016

4º dia de atividade

Hoje é o dia do passeio de trenzinho ao Zoológico. Infelizmente nem todos foram, mas os que foram se divertiram muito.

Às 13:00 horas saímos da escola e chegamos ao Zoológico as 14:00 horas, pegamos muito trânsito, felizmente o dia estava lindo. Quando chegamos, as mães já estavam orientadas que primeiramente faríamos um “tour” para conhecer todos os animais e depois poderiam brincar.

Eu e a professora da turma fomos guiando-os e a medida que íamos mostrando os animais os pequenos perguntavam suas curiosidades, queriam saber nomes, uns tentavam adivinhar, outros como já haviam ido lá outras vezes já sabiam, queriam saber porque algumas gaiolas estavam vazias, o que eles comiam. Após verem todos os bichos, foram se divertir no parque. Algumas mães levaram lanche e fizeram um piquenique. A saída foi ás 16:00 horas e as 17:00 horas já estávamos de volta ao portão da esola.

30 DE SETEMBRO DE 2016

Hoje seria o 5º de da atividade, mas o pai da professora sofreu um acidente e como não pode ir, a escola resolveu dispensar as crianças e, na semana seguinte aconteceu novamente paralisação dos professores.

05 DE OUTUBRO DE 2016.

Blog 3 – Observação de alunos

Blog realizado na plataforma onde comentei sobre o desenho e a linguagem das crianças em sala de aula. Aproveitei para fazer algumas colocações a respeito do aluno que estou observando.

A maioria possui discursos compreensíveis, com vocabulário bem alargado. Constroem frases simples, mas bem estruturadas. Falam incessantemente demonstrando interesse pela linguagem, são bem curiosos e estão sempre querendo saber o porquê das coisas. Pela minha observação apenas dois alunos possuem dificuldades com a fala, trocam algumas letras, e talvez por isso tenham dificuldades na comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (295.3 Kb)   docx (177.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com