TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Supervisionado Educação Infantil

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  1.708 Visualizações

Página 1 de 11

1. Dados do(a) aluno(a)

DADOS DO ALUNO

Nome

RGM

Curso Pedagogia (Licenciatura)

Instituição Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID)

Disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de

Realização do estágio 2017/2

2. Introdução

O presente relatório de estágio parte da compreensão de que o propósito da escola é que as crianças obtenham os conhecimentos produzidos pela humanidade, ampliem as possibilidades para operá-los, transformá-los e redirecioná-los tendo como meta alocar os avanços da civilização a serviço da humanização da sociedade. Diante disso, o projeto político pedagógico brota da construção coletiva da Educação Escolar. Ele é a tradução maior da organização pedagógica que a escola faz de suas finalidades, a partir das necessidades que lhes estão colocadas diante de recursos humanos e materiais. O projeto político pedagógico ganha coerência e estabilidade à medida que apresenta a realidade na qual se insere, destacando como são organizadas as práticas para trabalhar com sujeitos atenderão, pois seu enfoque é o eixo principal da organização das práticas pedagógicas que serão adotadas pelo educador.

No ensino da Educação Infantil, as instituições se aparelham de forma incisiva com a necessidade social que está culturalmente descrita. No âmbito do currículo, há a significação de como se dará a organização do trabalho pedagógico como explicitação do fazer da escola e do professor, mostrando que sucedem ações ordenadas e amparadas por uma filosofia educacional. E é neste sentido que o professor desempenha papel fundamental, visto que ele organizará o dia a dia das vivências que as crianças terão acesso na Educação Infantil, e bem como os procedimentos que as levarão a atingir maiores níveis de desenvolvimento.

3. Caracterização da Escola

Este estágio foi realizado integralmente no CEI Jardim São Nicolau, localizado na Rua Broock Taylor N° 386, pertencente à rede conveniada de Ensino da cidade de São Paulo, no estado de São Paulo.

4. Perfil dos professores

Neste estágio foram realizadas 100 horas do Berçário ao Mini Grupo II. Foram acompanhados três professores.

Professor (a) Ano que atua Formação Tempo de docência Tempo de trabalho nesta escola

Delma Berçário I Pedagogia 15 anos 15 ano

Erika Mini Grupo I Pedagogia 10 anos 7 anos

Cintia Mini Grupo I Pedagogia 9 anos 7 anos

5. A prática pedagógica do(s) professor (es)

A partir das observações das aulas dos professores, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivencias com os alunos:

Professora Delma- Berçário I

No que diz respeito a prática pedagógica dessa professora, uma das práticas pedagógicas realizadas foram:

 Atividade com espelho (Crianças fazendo caretas e se reconhecendo)

 Caixa de Reconhecimento (Colocar vários objetos dentro de uma caixa e através do toque sem olhar a criança tenta adivinhar o objeto).

Objetivo das atividades: Reconhecer progressivamente o corpo e as diferentes sensações que produz.

No que diz respeito ás aulas e a professora, de um modo geral, as observações que destaco são:

A professora é extremamente dedicada aos alunos em todos os momentos e atividades, tanto no cuidar, que envolve o Acolhimento, higienização, alimentação, como nas atividades que são desenvolvidas, percebi que há todo um cuidado para que todas as atividades sejam bem aceitas e aproveitadas pelas crianças.

Professora Cintia- MINI GRUPO I B

No que diz respeito a pratica pedagógica dessa professora, uma das práticas pedagógicas realizadas foram:

 Faz de conta com a utilização de fantoches e dedoches

 Brincadeiras com telefones de brinquedos

 Brincadeiras Livres com os demais alunos.

Objetivo: Fazer com que as crianças expressassem seus desejos, desagrados necessidades, preferencias e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.

No que diz respeito ás aulas e a professora de um modo geral, as observações que destaco são:

A flexibilidade e comprometimento da professor, pois a mesma tinha em sala dois alunos com deficiência intelectual (autismo), e a mesma conseguia desenvolver as atividades com todos os alunos e dando atenção as particularidades desses dois alunos, incluindo-os nas atividades com o grupo, respeitando suas limitações, e a partir do exemplo da professora, os demais alunos queriam também “cuidar” de seus colegas que tinha essas particularidades.

Professora Erika- MINI GRUPO I C

No que diz respeito a prática pedagógica dessa professora, uma das práticas pedagógicas realizadas foram:

 Andar ao mesmo ritmo do colega, trabalhando o respeito mútuo

 Atividade em linha: Os alunos enfileirados em um traçado oval riscado no chão, irão tocar a parte do corpo solicitada pela professora.

Objetivos: Identificar progressivamente, algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.

No que diz respeito às aulas e a professora, de um modo geral, as observações que destaco são:

A professora tem uma preocupação em estimular as crianças em todas as suas áreas de atuação, mas principalmente na motora, percebi que algumas crianças tinham dificuldades em realizar atividades que envolvia essa área, e a professora buscou trabalhar bastante isso, desenvolvendo atividades onde exigia uma maior habilidade motora, e a professora pode identificar que alguns eram mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com