TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Supervisionado Educação Infantil

Por:   •  5/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Estágio supervisionado na educação infantil

Curso: Pedagogia

Instituição: Cruzeiro do Sul

Nome: Marlúcia Sônia Sobrinho Freitas

RGM: 25719653

Disciplina: Estágio em Educação Infantil

2022/2º semestre

Quantidade de horas: 100

Caracterização da Escola

Nome da Escola: Emei Maria de Lourdes Lucarelli Perez

Endereço: Av. Santa Catarina 455, Indaiá- Caraguatatuba SP

Cep: 11665-280

Dependência Administrativa: Municipal

Diretoria/Secretaria de ensino: Secretaria Municipal de Caraguatatuba SP

Anos e níveis escolares observados: 1ª e 2ª Fase

Estrutura da Escola

A estrutura física da escola é ampla, colorida e muito bem dividida com vários ambientes para a prática docente. Composta por quatro salas espaçosas, limpas, ventiladas, iluminadas ( todas com armários grandes) e com paredes temáticas; mesinhas e cadeiras novas e coloridas;  bebedouros adaptados para as crianças, banheiros novos e adaptados para o tamanho e as dificuldades de cada criança, refeitório com mesas grandes, onde possibilitam a socialização e a autonomia das crianças, cozinha, despensa, sala de vídeo, sala de leitura, sala de diretoria, sala de secretaria, sala dos professores, pátio coberto e espaçoso, parque infantil gramado com brinquedos variados e jardim muito bem cuidado.

Introdução

O estágio supervisionado na educação infantil, se consolida como uma rica oportunidade de relacionamento entre a teoria e a prática, onde pude vivenciar o cotidiano escolar, da convivência com as crianças e de aprendizado.

Realizei o estágio de 100 (cem) horas, sendo 32 (trinta e duas) horas na 1ª fase que funciona de 13:30 às 17:30 da tarde e 78 (setenta e oito) horas na 2ª fase que funciona de 7:30 às 11:30 da manhã.  

A rotina da sala de aula se inicia com a acolhida, roda da conversa, e o lanche que é servido no refeitório. Ao retornar à sala de aula fazem revisão de tudo que está exposto nas paredes como: Calendários, as vogais, números, cores e formas geométricas.

Quanto às atividades do dia a dia, os professores seguem o mesmo plano de aula do mês, mas sem ficar preso às regras do dia da semana, ficando somente as datas comemorativas a serem trabalhadas em conjunto.

Os professores são amáveis, carinhosos e muito pacientes com cada criança, e o que mais me chamou atenção é a forma do cuidar. Antes e depois de cada refeição, depois de cada atividade extra- classe, as crianças são levadas para higienizar as mãos, todos em filas e respeitando cada colega. No momento da contação de histórias, todos participam atentamente, transformando a atividade um momento prazeroso.

    Assim, com essas experiências se confirma que o conhecimento presente na teoria precisa dialogar com a prática e que a criança aprende por meio do que gosta. Tanto a etapa de observação como a de participação foram essenciais no estágio, mas é na etapa de atuação que adquirimos conhecimentos e experiências diversas, as quais serão levadas como experiências positivas para quando for assumir uma turma da Educação Infantil. Faz-se necessário mais estudo sobre as experiências de estágio para que nós acadêmicos, possamos ter bases como referência da prática do estágio direto em sala de aula.

Perfil dos Professores

Nome: Rafaela de Oliveira Soares

Graduada em pedagogia a 5 (cinco) anos e atua como professora da 2ª fase nessa escola, apenas 1 (um) ano.

Nome: Efigênia V. dos Santos Dias

Graduada em pedagogia a 30 (trinta) anos e atua como professora da 1ª fase nessa escola desde 2018.

Prática pedagógica dos professores

As práticas pedagógicas dos professores é seguindo o que preconiza e estabelece as diretrizes curriculares da educação infantil do município de Caraguatatuba.

São trabalhados o campo de experiências norteadores das interações e brincadeiras como: a escuta, a fala, pensamento, imaginação, espaços, tempos, quantidade, relações, transformações, traços, sons, cores, imagens, corpos, gestos e movimentos.

 

            Foco de observação

Jogos e brincadeiras

A escolha do tema justifica-se pelo fato de os jogos e as brincadeiras serem relevantes como recursos pedagógicos para contribuir no desenvolvimento infantil, auxiliando a criança no desenvolvimento da aprendizagem de forma significativa.

Os jogos e as brincadeiras apresentam um fator de grande importância no processo de desenvolvimento e de socialização, pois essas atividades podem ser físicas ou mentais, organizadas por um sistema de regras. São atividades lúdicas que, portanto, proporcionam prazer, buscando satisfação própria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com