TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Supervisionado I

Por:   •  25/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.741 Palavras (15 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

                       

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA - FAEL

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

ITAITUBA-PA

2018

[pic 2]

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA - FAEL

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

        ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                 

                                                     

                                                 

                                               

                                   

GABRIEL NASCIMENTO DA SILVA 170114238

ITAITUBA-PA

2018

[pic 3]

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA - FAEL

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado como requisito parcial para atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil da Faculdade Educacional da lapa no curso de Licenciatura em Pedagogia sob orientação da professora Maristela Cristiane.

ITAITUBA-PA

2018

SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO ........................................................................05
  2. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL ....................................07
  3. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ..........................................09
  4. OBSERVAÇÃO ........................................................................12
  5. OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA..................................................14
  6. CONSIDEÇÕES FINAIS...........................................................16

BIBLIOGRAFIA.........................................................................18

ANEXO: FICHA DE AVALIAÇÃO ............................................19

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em Educação Infantil foi realizado no Centro de Educação Infantil ‘’Branca de Neve’’ está localizado na rua Nicolau varjão s/n Bairro Piracanâ, Itaituba-PA. O mesmo trabalha com a comunidade há 21  anos, atendendo a clientela infantil  tendo  como missão formar cidadãos críticos, reflexivos e participativos, com identidade própria, capazes de se relacionar em qualquer meio social, contribuindo para uma sociedade mais justa, sendo conhecedores de seus direitos e deveres  e com a  visão de  capacitar o aluno para que sejam capazes de solucionar os problemas que irão surgir em sua vida. E ter pais e equipe escolar unidos numa só formação que possam conviver em sociedade de uma forma mais justa e igualitária. O Centro de Educação Infantil ‘’Branca de Neve’’ vem construindo ao longo desse período uma relação de respeito e responsabilidade com as famílias e a comunidade. O Centro Infantil atende uma demanda de 442 alunos nos turnos matutino e vespertino com 20 turmas, sendo 10 em cada período, na faixa etária de 03 a 05 anos (creche e pré-escola), com as seguintes turmas de maternal, jardim I e jardim II.

O Centro está sob responsabilidade da Diretora Terezinha de Jesus Luna Diogo dos Santos e vice direção de Maria da Assunção Pereira de Holanda, e possuem atualmente 35 funcionários contando com o apoio da SEMED, pais, amigos, parceiros e comunidade.

O estágio realizou-se na turma de maternal, jardim I no turno da manhã nas datas de 20 setembro a 19 de outubro, a turma possuía 20 alunos cumprindo uma carga horária de 70 horas, divididas das seguintes formas: caracterização, observação, aplicação de jogos e regência.

No presente Relatório em seu capítulo 1, marca a Introdução do mesmo, onde será exposto o viés de sua construção, em seu bojo se encontrará contribuições teóricas de importante valor no referido estágio. Em seu capítulo 2, aborda-se a História da Educação Infantil, teoricamente relevante no processo. No capítulo 3, aborda-se a Caracterização da escola, subsidiando o mapeamento da escola. No capítulo 4, Observação e Regência, fato em contraste na execução do estágio. No capítulo 5, aborda-se as Considerações finais em que serão relatadas as experiências e conhecimentos adquiridos no processo de estágio supervisionado. No capítulo 6, a bibliografia, com expoentes teóricos que contribuíram de forma significativa para a construção deste relatório. 

O Estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Desta forma, almeja-se fortalecer a relação entre teoria e prática, alicerçadas no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Conforme a Lei nº 11.788 de 25/09/2008 Capítulo I, Art. 1º.

  1. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sabe-se, que a educação infantil, atende criança na faixa etária de zero aos seis anos de idade, educação essa que é um direito reconhecido tanto pela constituição federal  de 88, como na lei de diretrizes e base da educação (ldb) 9394/96, tornando um direito da criança e um dever do estado, a permanência desssas crianças em creches e pré -escolas, essa faixa etária é  considerada como a etapa primordial na vida de um ser humano no início de seu desenvolvimento.  

    

Segundo Vergés & Sana (2009, p 10) A educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tem a finalidade de desenvolver a criança até os seis anos de idade, ou seja, desenvolver na criança uma imagem positiva de si, reconhecendo o seu proprio corpo, brincando, expressando suas emoções e seus sentimentos, socializando-se com os colegas e os professores.

Durante muito tempo, a educação da criança foi considerada uma responsabilidade das famílias ou do grupo social ao qual ela pertencia. Era junto aos adultos e outras crianças com as quais convivia que a criança aprendia a se tornar membro deste grupo. Isso porque um bom período na história da humanidade, não houve nenhuma instituição responsável por compartilhar esta responsabilidade pela criança com seus pais e com a comunidade da quais estes faziam parte. Este percurso, por outro lado, só foi possível porque também se modificaram na sociedade as maneiras de pensar e conceber o assunto, do que é ser criança e a importância que foi dada ao momento específico da infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (337 Kb)   docx (318 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com