TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Supervisionado de Educação Infantil

Por:   •  10/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 10

Curso: Pedagogia        

Instituição: Unicid – Universidade Cidade de São Paulo

Nome: Deise Marques de Azevedo        

RGM: 19556179

Disciplina: Estágio Supervisionado de Educação Infantil

Ano/semestre de realização do estágio: 4º Semestre/2018

Nome da escola: CEI Luzia Matos da Silva

Endereço: Avenida Ibiúna, 803 Zona Leste/SP

Dependência administrativa: Pública

Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: Diretoria Regional da Penha

Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): B2 (crianças de 1 à 2 anos)

A CEI Luzia Matos da Silva, está localizada na Avenida Ibiúna,803 no bairro Vila Aricanduva, ela apresenta uma estrutura limpa, organizada e arejada, ambiente de apoio pedagógico, secretária, sala de direção e coordenação, sala dos professores, contém dois parques, brinquedoteca, fraldário, banheiros infantil, refeitório com móveis adequados as crianças, cozinha, despensa, brinquedoteca, espaço para horta, salas de atividade estruturada para receber as crianças, contendo boa iluminação e TV.

1. Introdução

Neste relatório há informações referentes ao estágio que teve o objetivo de investigar a formação e a prática do profissional que atua na educação infantil e a forma como as crianças se relacionam entre si e com os adultos com os quais convivem.

Foi analisado o papel da formação na prática educativa do professor e a importância que ele atribui a essa formação para a melhoria de seu fazer docente. Esse estágio teve duração de 100h, sendo exercido 3h30m por dia. A experiência foi ótima e inesquecível, que tornou minha decisão mais grandiosa referente à profissão como docente. Durante o período de estágio, observei, auxiliei e participei de atividades pedagógicas. Participei e auxiliei em atividades como recorte, colagem, desenhos, pintura, coordenação motora, exploração de movimentos, jogos, brincadeiras, distribuição e recolhimento de materiais e momentos de higiene. Ajudei com a organização da sala, planejei e apliquei atividades como brincadeiras dirigidas, momentos de contação de histórias e atividades com pintura usando mãos e pés.

No estágio supervisionado o futuro profissional deve desenvolver com eficiência e responsabilidade um bom trabalho para se ter uma formação qualificada. A intenção do processo educativo em CEI é proporcionar apoio social, educacional, cuidados com a saúde, orientação pedagógica, alimentação e demais cuidados básicos, que irão suprir grande parte de suas necessidades, tendo a oportunidade da convivência grupal, assim desenvolvendo desde pequeno a consciência de cidadania, tornando-se agente de transformador da sociedade. O objetivo do CEI é proporcionar na Educação Infantil na faixa etária de 0 a 03 anos, em período integral que garanta a criança renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim tendo direito à proteção, saúde, liberdade, confiança, respeito, dignidade, brincadeira, convivência e a interação com outras crianças, podendo assim trabalhar o cuidar e o educar. A prática pedagógica desenvolvida no CEI prioriza o lúdico, visando uma aprendizagem significativa e prazerosa.

No período do estágio percorri por todas as salas do CEI que tem sete professoras, sendo cada uma com no máximo nove alunos em período integral. Cada sala possuem duas professoras sendo cada uma com sua turma.  Todas as professoras não apresentaram dificuldades para atingir os objetivos como docente da Educação Infantil. Após a conclusão do estágio, verifico o profissionalismo da docência como um momento muito importante para o meu aprendizado. Todas as professoras tem um trabalho alinhado à coordenação pedagógica, mostrando profissionalismo na área, sempre disponibilizando materiais adequados para cada atividade, explicando de forma eficaz e carinhosa, onde conseguem prender a atenção dos educandos. Este CEI está em funcionamento há um ano, e lá tive a sorte de conhecer professores que trabalham com amor, que se doam para essas crianças carentes. Infelizmente nem todos os professores são apaixonados pelo que fazem ou não partilham seu amor, o professor precisa doar-se e sempre estar em busca de novos conhecimentos para transmiti-los com solidariedade e amor aos educandos. Kramer (1994), afirma que os professores devem estar em permanente formação, pois assim terão a oportunidade de “construir” e “reconstruir” suas práticas pedagógicas.

Tive o prazer em acompanhar o projeto “hábitos das tartarugas marinhas”, executando a confecção de animais marinhos, habitantes do fundo do mar e por fim a procura dos ovos das tartarugas marinhas, onde as crianças tiveram contato descalço com a textura da areia e procurando os ovos da tartaruga marinha.

2. Perfil do Professor

Vou descrever algumas das sete docentes que acompanhei chamando-as por números. Todas as docentes são formadas em Pedagogia, algumas exercem a função há mais de seis anos, outras são docentes com formação de dois anos, sendo esse seu primeiro ano a exercer a função. A docente nº1 é carinhosa e muito dedicada, está sempre atenta ao comportamento dos alunos, apresenta liderança e trabalha a linguagem apropriada para a idade dos educandos. Outra docente nº2 que tive o prazer de realizar o estágio, tem um comprometimento ímpar quanto ao preparo das aulas, é dinâmica em sala de aula, usa a psicologia para compreender e acalmar crianças que estão em fase de adaptação.

 

3. Prática Pedagógica

A prática pedagógica utilizada pelos profissionais do CEI, visa a interação aluno- aluno-professor de modo sociointeracionista da aprendizagem, ou seja, é uma teoria de aprendizagem significativa e prazerosa, com foco na interação, afloram a criatividade, imaginação e sensibilidade das crianças, através de trabalhos lúdicos, como:  Jogos, brincadeiras, música, contação de histórias e etc.

Na Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (2001), sob a concepção de que ensinar não é transferir conhecimento, conquistada por meio de um campo de possibilidades despertada pelo desejo de aprender a ler o mundo a sua volta.

É nesse espaço da Educação infantil e através do lúdico que acontece a socialização, as experiências de trocas, o desenvolvimento emocional e físico. As experiências vividas no espaço de Educação Infantil devem possibilitar à criança o encontro de explicações o que ocorre à sua volta e consigo mesma, enquanto desenvolvem formas de sentir, pensar e solucionar problemas. As Práticas Educativas devem ocorre num espaço lúdico e o brincar deve estar presente na intermediação da construção do conhecimento infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com