TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Mais Detalhado Sobre o Estágio na Educação Infantil

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório mais detalhado sobre o estágio na Educação Infantil

 Observação, análise e diagnóstico da realidade escolar:

Iniciei o estágio na educação infantil no dia 24/09/2019. Uma turma do 1º período.

A primeira semana foi de observação e análise da turma, do relacionamento entre a professora e os alunos, entre a professora e os pais, do funcionamento e forma de trabalhar da escola. A professora também me mostrou o plano de ensino da escola, me falou sobre os projetos pedagógicos já realizados e as pastas de alguns alunos com todas as “evoluções” que ocorreram desde o primeiro dia de aula até aquele momento. Foi uma semana de familiarização com tudo que estava acontecendo em sala de aula.

No 3º bimestre estava sendo estudado sobre Lendas Folclóricas.

Participação e auxílio em atividades pedagógicas na escola como:

Após a primeira semana, já estava mais familiarizada e participando das atividades juntamente com a professora, e juntas conversávamos sobre as atividades escolares, ajudava na preparação do material didático e na elaboração de atividades.

Na semana do dia 07/10 ao dia 11/10 fiz o acompanhamento de outras atividades definidas pelo projeto pedagógico da escola, foi a semana da criança, que teve várias atividades direcionadas a elas, inclusive fora do ambiente escolar.

Também pude acompanhar uma criança com autismo, ela era de outra turma, mas todos os dias as duas turmas se juntavam no momento de brincadeiras no parquinho.

 Regência

Após esse tempo tive uma boa experiência ficando à frente da turma com o auxílio da professora. De acordo com os temas relacionados ao conteúdo programático da escola, elaborei e apliquei atividades, que nesse período o tema era poesias e poemas.

Foi uma semana tranquila, pois já conhecia toda a rotina da turma. Pouco tempo depois após as crianças chegarem são reunidas no pátio da escola, após isso cada turma vai para a sua sala, na turma em que fiquei, após a “entradinha” é feita uma rodinha onde é feito a leitura de um livro, onde conversamos sobre o tempo, sobre qual dia da semana é, entre outros assunto com as crianças, após isso vem a atividade, depois lavavam as mãos, lanchavam, escovavam os dentes, hora do parquinho, na volta tinha outra atividade e após isso cada dia da semana tinha uma atividade direcionada as crianças, um dia era ludoteca, no outro sala de vídeo, campinho com várias brincadeiras, atividades de psicomotricidade entre outas. Foi fácil a adaptação por causa da rotina escolar.

No dia 24/09 teve a mesma rotina de sempre com a adição da ludoteca, também foi feita a leitura do livro Chapeuzinho vermelho no trânsito, após isso teve uma manifestação pela faixa e melhoria do trânsito em frente da escola, os alunos fizeram a pintura da faixa em folha preta, colagem de carros feitos com formas geométricas e desenhos livres do pedestre sobre a faixa.

26/09 foi feito a confecção do cartão para homenagem pelo dia do secretário escolar, com colagem e pintura. Parlenda/trava língua do sapo no saco escrito em cartaz com a procura da letra S de sapo (colorindo a letra quando encontrava), sala de vídeo.

27/09 Ilustração do livro produzido coletivamente para a Plenarinha, com o desenho livre de cada criança. Leitura do livro Coach com a atividade para colorir apenas os animais que foram convidados para a Festa no Céu (animais que voam)

30/09 Leitura do livro Gino Girino, desenho livre dos girinos e carimbo do sapo com a palma das mãos, recorte com tesoura (linha curva), fazendo referência à fabula Festa no Céu. Ludoteca

01/10 Iniciado o trabalho com o livro o Magico de Oz. Casinha.

02/10 Foi trabalhado o numeral 6 com a escrita do numeral no quadro, contagem de palitos e tampinhas. Leitura do livro 1,2,3 Era uma Vez (desenho de seis bolas) e pintura do numeral. Campinho

04/10 Leitura do livro O Magico de Oz, desenho livre sobre a leitura do livro.

07/10 Reconto, interpretação e leitura de imagens do livro pop up do Magico de Oz. Pintura em folha. Comemoração da semana do dia das crianças com bolinha de sabão. Ludoteca.

08/10 Leitura do livro Sapo Bocarrão, com conversa na rodinha sobre o que os sapos comem. Jogo do sapo bocarrão, em que a criança joga o dado e, de acordo com a quantidade tirada, devia coletar os insetos de plástico com pegador de macarrão e colocar na boca do sapo. Dia de cinema com pipoca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com