TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  1/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  7.401 Palavras (30 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

ARLETE CARDOSO DINIZ

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 5]

[pic 6]

ARLETE CARDOSO DINIZ

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza

Tutor Eletrônico: Natália Gomes dos Santos

Tutor de Sala: Michelle de Oliveira Maio dos Santos

Lagoa Santa, 27 Abril de 2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO        3

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        12

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        13

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        14

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        28

CONSIDERAÇÕES FINAIS        32

REFERÊNCIAS..........................................................................................................33

INTRODUÇÃ0

 

 Este relatório tem por objetivo descrever sobre a observação e as regências aplicadas durante o período do Estágio em Educação Infantil. O estagio supervisionado é fundamental para a formação do professor e é uma das exigências da LDB – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO – LEI 9394/96.

Este período é muito importante para o aluno do curso de pedagogia, pois permite pensar sobre como se dá a organização do trabalho pedagógico para em seguida, propor um planejamento educativo de regência que contemple as necessidades dos alunos atendidos a partir do contexto da realidade institucional, pois consideramos que este é um espaço rico de possibilidades de articulação entre teoria e prática.

Ou seja, de vivência prático-pedagógica, aproximando o acadêmico da realidade de sua área de formação e o auxilia a compreender diferentes teorias que regem o exercício profissional. É um componente curricular fundamental para a formação dos alunos da graduação. É, também, um espaço de aproximação real entre universidade e comunidade, que possibilita uma integração à realidade social e participação no processo de desenvolvimento regional. Resumindo o Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente.

Este relatório trará todo o período do Estágio Supervisionado feito do dia 03.04.2019 ao dia 29.04.2019 na Escola Municipal Coronel Pedro Vieira de Freitas, Lagoa Santa-MG. A escola contempla Ensino Médio no período Vespertino e Educação Infantil e fundamental, do 1º ao 5º ano, á tarde. O total de alunos matriculados nos dois turnos, no ano de 2019 (matutino e vespertino) foi de 560 alunos.

Neste relatório será abordado a caracterização do contexto estagiado, a caracterização da escola, a caracterização da turma estagiada, a concepção pedagógica da instituição, a descrição e análise reflexiva das atividades, o processo de observação do espaço, das instalações e dos equipamentos. A prática educativa: Aulas, Materiais, espaços, tempo e adaptação e também um plano de estagio e por fim as considerações finais.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A instituição escolhida é a “Escola Municipal Coronel Pedro Vieira de Freitas” localizada em Lagoa Santo-MG, esta escola conta com 10 salas de aulas, Sala de diretoria, Sala de professores, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Quadra de esportes coberta, Cozinha, Biblioteca, Parque infantil, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à educação infantil, Banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, Despensa, Almoxarifado, Pátio descoberto, Área verde.

Ainda sobre a estrutura física da unidade de ensino, percebeu-se que é um prédio aonde se fez várias reformas de pinturas, pisos e até mesmo remoção e adição de paredes e outros afins. Neste ano a escola, não tem mais bibliotecário em nenhum dos turnos. Somente um professor em desvio de função que fica no horário da tarde. Neste período do estágio ainda existiam turmas sem professores. Infelizmente essa foi à realidade encontrada nesta escola que iniciou o ano letivo com esse déficit, por este motivo as aulas só começaram em 18.03.2019, ou seja, após o carnaval. Esta situação não acontece apenas nesta escola, sabemos o quanto o déficit de professores na rede pública de ensino é comum. Os professores são todos concursados e licenciados em Pedagogia ou normal superior.  A escola incentiva a capacitação continuada dos professores com palestras e cursos ofertados pela direção. Existe uma grande preocupação com a higiene principalmente nos banheiros, cozinha e pátio da escola, quanto à alimentação, observa-se uma preocupação muito grande principalmente na educação infantil, os alunos são incentivados a não levarem lanche para a escola, podendo assim se alimentar com a comida servida de acordo com a orientação de uma nutricionista.    Conforme análise tanto do PPP quanto do Currículo da escola os principais projetos a serem desenvolvidos durante o ano são:

Volta as Aulas: Procura atender aos anseios e minimizar a separação dos primeiros momentos entre a família e o educando, e tem como objetivo a adaptação da socialização da criança.

Festa da Família: Interação entre as famílias da escola e valorização das famílias. Feira Cultural e Primavera do livro: Conscientizar e incentivas os alunos, pais e professores e comunidade escolar sobre a importância da leitura.

Feira de Ciências: Aguçar a curiosidade sobre o tema cientifico e participar das experiências que enriquecem o aprendizado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.2 Kb)   pdf (525 Kb)   docx (345.5 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com