TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  31/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.681 Palavras (15 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 15

4.EDUCAÇÃO INFANTIL

4.1   Introdução

Esse período do estágio supervisionado foi realizado na Escola Municipal Maria da Conceição Silva / São José da Safira.

Foi desenvolvida a observação/regência/participação nas turmas de Educação Infantil 1º e 2º Períodos no período vespertino e, acompanhado pelas professoras, Eluildes Gonçalves Batista dos Santos professora do 1º Período e Edilma Nunes Lourenço, professora da turma do 2º Período de Educação Infantil.

Observei a responsabilidade e compromisso das professoras com as crianças, assim como, a importância de um bom planejamento, sempre disponibilizando flexibilidade para lidar com as surpresas que podem aparecer no desenvolvimento do trabalho.

Observei ainda a preocupação das professoras em atender as dificuldades de cada aluno, buscando sempre falar em linguagem clara de maneira que o conteúdo possa ser desenvolvido sem dificuldades demasiadas.

4.2   RELATÓRIOS

4.2.1 Relatório de aula observada no pré-escolar:

Dia: 03/04/2017

Carga Horária: 4h 00min

Professora: Eluildes Gonçalves Batista dos Santos

Ao dia três de abril de 2017, iniciei meu estágio supervisionado no pré-escolar, a professora inicia a rotina diária da classe trabalhando com os alunos as letras iniciais do nome de cada um. Em seguida, para trabalho do uso da coordenação motora fina, foi dado uma folhinha com pontilhado da vogal “A”.

Em conceito matemático, foi trabalhado o conceito de igual e diferente, bem como, números e quantidades através de atividades “ligue-ligue”. Em seguida os alunos seguiram para o momento de recreação e lanche acompanhados pela professora e assistentes.

Após o retorno, foi contada aos alunos uma história sobre o circo e, apresentado a eles músicas temáticas. Em seguida foi colorido a folha com o desenho de um palhaço.

Dia: 04/04/2017

Carga Horária: 4h 00min

Professora: Eluildes Gonçalves Batista dos Santos

Ao dia quatro de abril de 2017, a professora iniciou a aula com músicas e, em seguida, trabalhou a inicial do nome de cada aluno. Foi trabalhado o conceito matemático de noção de baixo/cima através de atividades em folha. Os alunos foram liberados para o período de lanche e recreação.

Em seguida, para desenvolvimento da coordenação motora fina, foram dadas atividades em folha de pontilhado, colorido e ligue ligue com a temática circo.

Para finalizar, fizemos recortes e colagem com os alunos de figuras relacionadas ao tema trabalhado na semana. Ao mesmo tempo em que, o tema era trabalhado oralmente e, os alunos tinham a oportunidade de expor suas ideias acerca do tema.

Dia: 05/04/2017

Carga Horária: 4h 00min

Professora: Eluildes Gonçalves Batista dos Santos

Ao dia cinco de abril de 2017, a professora deu início a aula com músicas e, em seguida, trabalhou a inicial do nome de cada aluno. Foi desenvolvida a atividade de contagem numérica oral através de músicas trazidas pela professora. Em seguida teve atividade para desenvolvimento da coordenação motora grossa trabalhando os conceitos de subir/descer/engatinhar/pular. Os alunos foram para o período de recreação e lanche acompanhados pela professora.

Foi trabalhada a atividade de pontilhado da vogal “A”, e a escrita do nome de cada aluno com o uso de massinha. Encerrando as atividades com brincadeiras dirigidas pela professora, a qual, me deu oportunidade de participar.

Dia: 06/04/2017

Carga Horária: 4h 00min

Professora: Eluildes Gonçalves Batista dos Santos

Ao dia seis de abril de 2017, a professora começou a aula trabalhando a inicial do nome dos alunos com pontilhado. Em seguida, foi desenvolvida a atividade de contagem numérica oral através de músicas trazidas pela professora partindo para atividades sobre formas geométricas com figuras e brinquedos.

Foi apresentado a atividade para desenvolvimento da coordenação motora grossa trabalhando os conceitos de subir/descer/engatinhar/pular. Os

alunos foram para o período de recreação e lanche acompanhados pela professora.

Após retorno para sala de aula, para desenvolvimento da coordenação motora fina, foram dadas atividades em folha de pontilhado, colorido e ligue e massinha, para desenvolver a coordenação motora fina.

A aula do dia foi finalizada com vídeos com tema circense, apresentados aos alunos na sala de vídeo da Escola.

Dia: 07/04/2017

Carga Horária: 4h 00min

Professora: Eluildes Gonçalves Batista dos Santos

Ao dia sete de abril de 2017, a aula foi iniciada com o calendário oral e músicas, bem como, o trabalho da inicial do nome de cada aluno em pontilhado. Em seguida, foi desenvolvida a atividade de contagem numérica oral através de músicas trazidas pela professora.

Foi apresentado a atividade para desenvolvimento da coordenação motora grossa trabalhando os conceitos de subir/descer/engatinhar/pular. Os alunos foram para o período de recreação e lanche acompanhados pela professora.

Após retorno para sala de aula, para desenvolvimento da coordenação motora fina, foram dadas atividades em folha de pontilhado, colorido e ligue ligue e massinha, para desenvolver a coordenação motora fina.

Finalizando a aula do dia e a semana com brincadeiras dirigidas na quadra poliesportiva.

Dia: 10/04/2017

Carga Horária: 4h 00min

Professora: Eluildes Gonçalves Batista dos Santos

Ao dia dez de abril de 2017, iniciei meu estágio supervisionado no pré-escolar, a professora inicia a rotina diária da classe trabalhando com os alunos as letras iniciais do nome de cada um. Em seguida, para trabalho do uso da coordenação motora fina, foi dado uma folhinha com pontilhado da vogal “E”. Em seguida Músicas: Pirulito que bate- bate, Ciranda- Cirandinha, com objetivo de  identificar as letras separando as vogais das consoantes e desenvolver coordenação motora fina. Conteúdo Linguagem oral e escrita. Procedimento propor exercícios de ligar, cobrir tracejados, fazer colagens e recorte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (201.7 Kb)   docx (89.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com