TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.004 Palavras (13 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Rosemeire Ramos

TRABALHO DE CONCLUSÃO

DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Campo Grande-MS

2016


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Rosemeire Ramos

 TRABALHO DE CONCLUSÃO

DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

[pic 2]

                                           

Campo Grande- MS

2016


SUMÁRIO

                                                 

Cronograma do Estágio Supervisionado............................... Pág. 04

Ficha de Identificação do Aluno………………………………….Pág. 05

Introdução...............................................................................; Pág. 06

Atividades desenvolvidas

1 – Observação e Interação na Escola...................................... Pág.06 e 07.

2 – ……………….......................................................Pág. 07

3 – Plano de ESTAGIO................................................................... Pág.07

4 –Entrevista com o Responsável pelo ensino-aprendizagem na Escola..................................................................................... Pág. 08

Considerações Finais............................................................ Pág. 09

Referências Bibliográficas.................................................... Pág. 10


CRONOGRAMA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

ATIVIDADE

DISCRIMINAÇÃO

CARGA HORÁRIA

Leitura do Manual de Estágio

Lendo e Compreendendo

5hs

Documentação do Estágio

Providenciando a documentação

5hs

Slides e Vídeos

Lendo e assistindo

5hs

Observação e Interação

Acompanhamento da rotina da gestão da instituição escolar.

10hs

Elaboração do Plano de Estágio em Gestão

Entrevista com a direção, coordenação, supervisão, orientação e secretária. Leitura do PPP e do regimento escolar.

15hs

     

Relatório Técnico-Científico

Elaboração do Relatório

10hs


FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO ESTAGIÁRIO

Nome do Estagiário: Rosemeire Ramos

R.A.: 434707

Curso: Pedagogia

Semestre: 7º

Ano: 2016

Início do estágio: 09 / 05 / 2016

Término do Estágio: 19 / 05 / 2016

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Escola Municipal Maestro João Corrêa Ribeiro.

Endereço: Rua Nova Iorque, nº 227; Bairro Jardim Presidente.

Telefone: 3314-3792

Responsável: Herson Naruhito Nonanka


INTRODUÇÃO

O Estágio teve início com a Leitura do Manual do Estágio e a compreensão do mesmo. Em seguida foi providenciada a Documentação necessária para o início do Estágio na escola. Houve a leitura dos slides e assisti a vídeos disponíveis no ambiente virtual a respeito do estágio.

A estagiaria passou os seus dias de estagio a observar a postura do fazer pedagógico  de todos os funcionários da instituição escolar  desde a senhora da limpeza ate o diretor da escola,observou que todos agem de forma firme e cordial para com todos os alunos e tentam conhecer um por um apesar da escola ter um numero ate considerável de alunos. Para a estagiaria o estágio se faz necessário para que ela tenha ideia da futura profissão que irá exercer

No desenvolvimento deste relatório, sera  analisado a rotina de uma gestão escolar,leitura e interpretação da documentação da instituiçãoe observação de todos os funcionários envolvidos na gestão da escola.

O objetivo desse relatório Foi Promover o contato e a experiência com a realidade do campo de trabalho; Proporcionando a vivência do processo educativo quanto aos aspectos do trabalho  desenvolvido dentro da instituição  escola

 O relatório que segue resulta das visitas realizadas na escola  Maestro João Correa Ribeiro que está localizada à Rua Nova Iorque 227, no Bairro Jardim Campo Novo, na cidade de Campo Grande MS.

PLANO DE ESTÁGIO EM GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

DADOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO 

Denominação: Escola Municipal Maestro João Correa Ribeiro

Criação Decreto: nº 7.074/95

Deliberação CEE/MS nº180, de 04/09/03 – Autoriza o funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Deliberação CME/MS nº. 722, de 08/05/2008 – Autoriza o funcionamento do Curso de Educação de Jovens e Adultos.

           Reconhecimento do Ensino Fundamental DEL. CEE nº. 4867 de 11/11/97

          Localização: R. Nova Iorque, nº. 287, Jardim Campo Novo.

Mantenedora da Instituição de Ensino:

 A Escola Municipal Maestro João Correa  Ribeiro, tem como instituição mantenedora a Prefeitura Municipal de Campo Grande SEMED

Identificação e caracterização da Instituição de Ensino. 

Com a necessidade dos moradores do Jardim Campo Novo em construir uma escola para seus filhos estudarem, começa a história da escola Maestro João Corrêa Ribeiro.

Em 1986 o anexo da Escola Municipal Kamé Adania funcionava no centro comunitário com uma sala de aula. Na ocasião a Diretora era a Profª. Maria Helena Flores. As primeiras professoras foram a Profª Rosemayre de Souza Carvalho e Martha Amorim de Sá.  As primeiras merendeiras foram a Srª.  Maria Rita e  Srª. Vera.

Em 1990 foi construído o prédio do anexo, com duas salas de aulas, cantina, banheiros masculino e feminino, sito à rua Nova Iorque S/N. A diretora era a Profª Evilásia.

No ano de 1992 foram criadas 02 novas salas de aulas, a secretaria e a sala dos professores. Em 1993 passaram a funcionar as salas de 5ª à 8ª séries inclusive no período noturno.

Em 1995 ocorreu uma nova ampliação do prédio onde foram construídas mais 04 salas de aula, 01 cantina, 01 biblioteca e um varandão que servia de pátio, nesta época a Diretora era a profª. Alélis Izabel de Oliveira Gomes e Diretora adjunta Abigail Pereira Machado. Neste mesmo ano o prédio tornou-se independente e passou a se chamar EMPG. Maestro João Corrêa Ribeiro.

Também em 1995 publicou-se o ato de criação da EMPG Maestro João Corrêa Ribeiro com o Decreto nº 7074 de 16/01/1995. O Reconhecimento do Ensino de 1º grau foi publicado em Diário oficial no dia 11/11/1997, com a Deliberação CEE/MS nº 4867, e a autorização de funcionamento da Educação Infantil CEE/MS nº 5783 de 09/06/2000. Ainda no ano de 1995 a profª Abigail Pereira Machado, passou a ser a Diretora tendo como adjunta a Profª Maria das Graças Monteiro, que assumiu a Direção em 1996, tendo como adjunto o professor Francisco Gonçalves Soares, que após sua nomeação para diretor de outra escola passou a vice-direção para a profª Rosemayre de Souza Carvalho.

Em 1996 inaugurou-se a biblioteca da escola com o nome de CURUMIM, por solicitação da então Diretora Maria das Graças Monteiro.

A autorização de Funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental ocorreu por meio do Parecer CME/MS n. 90/2003 de 2 de setembro de 2003 e da Deliberação CME/MS n. 180, de 4 de setembro de 2003.

A Deliberação CME/MS n. 722 de 8 de maio de 2008 autorizou o funcionamento do curso de Educação de Jovens e Adultos na etapa do Ensino Fundamental.

No ano de 1995 ocorreu ampliação do prédio. Foram construídas mais 04 salas de aula, 01 cantina, 01 biblioteca e um varandão que servia de pátio. Neste mesmo ano o prédio tornou-se independente e passou a se chamar EMPG Maestro João Corrêa Ribeiro.

Em 1996 inaugurou-se a biblioteca da escola com o nome de CURUMIM, por solicitação da então Diretora Maria das Graças Monteiro.

Atualmente a escola possui 15 salas de aula, 01 laboratório de informática, uma biblioteca, uma quadra esportiva coberta, uma quadra de areia e demais dependências.

 A escola, apesar de não ser muito grande, é como um “coração de mãe”, pois atende mais de cinco bairros próximos a região, de forma geral bairros de classe média baixa e periferia, que possuem grande diversidade cultural, financeira, racial. Por conta da demanda, muitas classes possuem mais alunos do que o recomendável. A equipe de profissionais atuantes na instituição são pessoas qualificada ,que já estão no ramo há algum tempo, a alguns professores que começaram a lecionar há menos tempo. Há também alguns estagiário-acompanhantes de alunos com necessidades especiais. no Bairro Jardim Campo Novo localizado na cidade de Campo Grande MS, bairro este que é praticamente ao lado da residência da estagiária. É um local de pequeno porte que por seu caráter municipal só atende alunos até o fim do ensino fundamental. Possui quinze salas de aula com ventiladores  e equipadas com mesas e carteiras escolares adequadas pra cada faixa etária em que a sala atende, uma biblioteca com um acervo considerável de livros , sala de informática aonde se encontra os matérias de apoio como tres televisores dois  dvds, um data show e uma caixa de som com microfones ultilizados em reunioes e eventos realizados dentro da escola, sala dos professores com armários para os mesmos guardarem seus pertences, secretária, coordenação ,sala de apoio, uma quadra coberta e com arquibancada, cozinha e pátio.. OBJETIVOS

Contribuir para formação do ser humano, fundamentado em um ensino de qualidade, respeitando seu ritmo e desenvolvimento, tornando-o crítico, participativo, solidário e responsável, com capacidade de opinar e buscar soluções nas várias situações do cotidiano.Fazer da Escola Municipal Maestro João Correa Ribeiro uma escola compromissada com a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos, promovida por meio da interação dos docentes e discentes em parceria com a comunidade, forme cidadãos responsáveis e capazes de construir saberes necessários à sua participação social e promoção humana.proporcionar, em todos os níveis da escolaridade, condições para uma aprendizagem significativa de forma a contribuir para a formação de sujeitos conscientes, criativos e participativos, capazes de interagir e intervir, de forma cidadã, na realidade e transformá-la para dar respostas às necessidades emergentes da sociedade. . Organograma

                                                                         

[pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9]

                                                          [pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13]

 [pic 14]

[pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]

[pic 20][pic 21]

[pic 22]

                                                              [pic 23][pic 24][pic 25]

[pic 26][pic 27][pic 28]

[pic 29][pic 30][pic 31]

[pic 32][pic 33][pic 34]

    [pic 35][pic 36][pic 37]

                                                                              [pic 38][pic 39][pic 40]

[pic 41][pic 42]

Análise do Regimento Escolar

 Direção

Atribuições

Ao diretor escolar compete supervisionar e coordenar as atividades pedagógicas, administrativas e financeiras da unidade escolar, em consonância ao Projeto Político Pedagógico e as normas estabelecidas no regimento escolar.

Suas atribuições incluem responder oficialmente pela unidade escolar, responsabilizando-se pelo seu adequado funcionamento, cumprindo e zelando pelo cumprimento das leis do ensino e das determinações legais emanadas pelas  autoridades competentes, na esfera de sua competência.

É o diretor quem delega competência aos coordenadores pedagógicos observando suas atribuições, dá conhecimento à comunidade escolar das diretrizes e normas emanadas dos órgãos do sistema municipal de ensino e dos termos do regimento escolar, mantendo-se atualizado em relação às publicações do DIOGRANDE e tomando, juntamente com o diretor-adjunto, as providências cabíveis que dela decorrerem;

Direção adjunta

 Atribuições

Auxilia o diretor escolar no exercício das funções de coordenação geral das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras da unidade escolar e substitui o diretor da unidade escolar em seus impedimentos legais e eventuais, auxilia o diretor da unidade escolar no deferimento das matrículas e responsabiliza-se pelas irregularidades constatadas após o deferimento da matrícula. Exerce outras atribuições que lhe forem delegadas pelo diretor e deve ter pleno conhecimento da legislação vigente, analisando, cumprindo e proporcionando seu cumprimento no âmbito de sua abrangência, verificando diariamente as publicações do DIOGRANDE e tomando, juntamente com o diretor escolar, as providências cabíveis que delas decorrerem.

Supervisiona e valida a escrituração dos livros de ponto (técnico-administrativo e docente), diários de classe, canhotos e demais documentos solicitados pela SEMED e decide sobre as sanções disciplinares, juntamente com o diretor, coordenadores pedagógicos, conselhos de classe e de professores, sobre as transgressões disciplinares dos alunos, participando das reuniões dos conselhos de classe, exercendo a função de supervisão escolar e/ou coordenador pedagógico nos seus impedimentos ocasionais e sempre zelar pela execução das normas vigentes e pela disciplina geral da unidade escolar, acatando as orientações dos superiores e tratando com urbanidade e respeito os funcionários da unidade escolar e os usuários dos serviços educacionais.

.

Coordenação pedagógica

Atribuições

Participa da elaboração, implementação e revisão do Projeto Político Pedagógico, do Regimento e do Calendário da unidade escolar e promove a compatibilização entre o currículo escolar, PDE e Projeto Político Pedagógico, visando à qualificação do processo educativo.

Elabora o Plano de Ação e Serviço da coordenação pedagógica de acordo com a realidade da unidade escolar e Acompanhar e avaliar o processo pedagógico em articulação com o diretor-adjunto avaliando o desempenho do corpo docente no processo de ensino e aprendizagem e lhe prestar assistência técnico-pedagógica.

Contribui para o processo de planejamento e execução as atividades curriculares, oportunizando a participação de toda a comunidade escolar, de forma unificada em torno dos objetivos gerais da unidade escolar e de forma diversificada em função das características específicas das diferentes áreas do conhecimento.

Participar do Conselho de Professores e orientar e acompanhar os professores na elaboração, execução e avaliação dos planos semanais de aula e dos demais planos de ensino, participando juntamente com o diretor e diretor-adjunto, das decisões sobre transgressões disciplinares dos alunos;

Presta ao corpo docente assistência didática e pedagógica, de forma a adequar o seu trabalho aos objetivos da unidade escolar e aos fins da educação Elabora, juntamente com o diretor-adjunto e professores, mecanismos efetivos de combate à evasão e à repetência.

  1. Análise da Legislação de Ensino.
  1. Observação e Organização da Secretaria.
  1. Programas e projetos especiais.
  1. Rotina administrativa.
  1. Administração da Instituição de Ensino.
  1. Relacionamento entre Gestores e demais colaboradores.

Análise do Calendário Escolar. 

O Calendário Escolar é elaborado pela direção escolar, juntamente com a comunidade representada pelo Conselho Escolar, a partir de uma Resolução da Secretaria Municipal de Educação, publicada anualmente em Diário Oficial, que “dispõe sobre a organização dos anos escolar e letivo nas unidades da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências”, atendendo a Lei Federal n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, e a legislação vigente para o Sistema Municipal de Ensino.

É um documento que expressa a ordenação temporal das atividades anualmente previstas e contém as seguintes indicações: início e término do ano escolar; período de matrícula; apresentação de professores; formação de professores; feriados; previsão mensal de carga horária e dias letivos; início e término do período letivo; estudos coletivos; período de férias dos corpos docente e discente; devolução dos livros didáticos; sábados e domingos; sábados letivos; período de exame final; recesso escolar; atividades extra-classe esportivas, cívicas ou culturais; datas de apresentação dos resultados da avaliação para a secretaria, aos alunos e/ou pais; revisão de notas; reuniões do Conselho de Classe,da Associação de Pais e Mestres, do Conselho Escolar, do Conselho de Professores; reuniões pedagógicas; período de realização do censo escolar.

Além de fixação de datas que devem constar do Calendário Escolar, a Resolução SEMED apresenta outras orientações, tais como: a duração mínima de 200 (duzentos) dias para o ano letivo; a suspensão de aulas somente em decorrência de fatos que justifiquem tal medida que, nesse caso, devem ser repostas para o devido cumprimento da carga horária e dos dias letivos; encerramento do ano letivo após o cumprimento efetivo da carga horária estabelecida na matriz curricular e dos dias letivos constantes no calendário escolar, sendo que no cômputo da carga horária e dos dias letivos, não são incluídas as horas e os dias destinados aos estudos de recuperação da aprendizagem dos alunos e ao exame final.

 A prática do estudo coletivo é disponibilizada no Calendário Escolar, durante o ano letivo, para tratar sobre: Proposta Pedagógica; Regimento Escolar; Plano de Desenvolvimento Escolar – PDE;

A referida Resolução alerta que qualquer alteração a ser realizada no Calendário Escolar após aprovação pelos inspetores escolares da Divisão de Monitoramento e Normas - DMN deva ser comunicada à SEMED, com antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis, para análise e parecer.

A partir das datas estabelecidas na Resolução, a equipe técnica e gestora especificam outras datas para o funcionamento interno da escola.

  1. Órgãos auxiliares da Instituição de Ensino.

.

Muito conteúdo foi adquirido, o comportamento adequado diante dos outros docentes e dos alunos, a adaptar-se ao ambiente escolar daquele local, a manter uma maior organização diante dos desafios aos quais fora apresentada. E ainda a ter noção de que é necessário manter uma postura firme diante dos alunos, ao contrário eles te consomem.

É visível a diferença entre a teoria aprendida na faculdade e a realidade apresentada na maioria das escolas. Na sala de aula real ainda há muita resistência ao novo, uma forma no mínimo arcaica de ensino, mas não por falta de interesse dos alunos e sim dos docentes, que não procuram aperfeiçoar suas técnicas para as novas gerações sedentas de um novo tipo de sabedoria, que não envolve quatro horas diretas sem discussões construtivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (363.1 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com