TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  20/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  6.726 Palavras (27 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

AVENIR APARECIDA COSTA RODRIGUES

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  – III

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Ibaiti

2015

AVENIR APARECIDA COSTA RODRIGUES

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO- III

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: profª : Ms.Lilian Amaral da Silva Souza.

Tutor eletrônico:Adriano Batista da Silva

Tutor de sala: Edna Regina Leite da Silva

Ibaiti

2015


sumário

 INTRODUÇÃO        03

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        05

1.1 Caracterização da Instituição        05

2 ROTINA OBSERVADA          07

3 REFERENCIAL TEÓRICO        10

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        13

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        28

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        30

CONSIDERAÇÕES FINAIS        31

REFERÊNCIAS        32


  1.  INTRODUÇÃO

A experiência do estágio, e as etapas a serem seguidas, proporcionam um melhor conhecimento na realidade é uma experiência para a formação do profissional.

  A disciplina de estágio proporciona ao aluno o contato com a realidade escolar, momento no qual tem a possibilidade de integrar os estudos teóricos com a observação em campo.

  O estágio é um meio que pode levar o acadêmico a identificar novas e variadas estratégias para solucionar problemas que muitas vezes ele nem imaginava encontrar na sua área profissional. Ele passa a desenvolver mais o raciocínio, a capacidade e o espírito crítico, além da liberdade do uso da criatividade.

 É nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, além de concretizar pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

        

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal Lázaro de Moura Bueno – Educação Infantil e Ensino Fundamental  localiza-se no Bairro Jardim Atlanta, Rua Roque Baby, n° 207, no Município de Ibaiti, CEP: 84.900.000 no Estado do Paraná.

Sua Mantenedora é a Prefeitura Municipal de Ibaiti localizada na Praça dos Três Poderes, n° 23, centro de ibaiti, CEP: 84.900.000 no Estado do Paraná.

- Oferta da demanda escolar oferecida pela Instituição

A Escola Municipal Lázaro de Moura Bueno – Educação Infantil e Ensino Fundamental oferecem atendimento de Educação Infantil (Pré II) e Ensino Fundamental de 1° ao 5 ano, com crianças de 05 a 10 anos, sendo (02) salas de Pré-Escolar, (02) salas de 1° ano, 01 salas de 2° ano, (01) salas de 3° ano, (02) sala de 4° ano e (02) sala de 5° ano. A escola é atendida por (01) diretora, (01) secretária, (01) supervisora e o corpo docente conforme as turmas relacionadas acima.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Manhã: 8:00 ás 12:00 horas

Tarde: 13:00 ás 17:00 horas

- Histórico da Instituição

 A Escola Municipal Lázaro de Moura Bueno Educação Infantil e Ensino Fundamental localizava-se no Acampamento Presbiteriano Presbítero Tertuliano de Moura Bueno, no Conjunto Habitacional Oscar Arieta Negrão, município de Ibaiti, Estado do Paraná, mantida pela Prefeitura de Ibaiti-Pr.

 A escola começou a funcionar no ano de 1.997, com este nome em homenagem ao Sr. Lázaro de Moura Bueno, homem íntegro que participou ativamente da história do Município.

Obteve autorização de funcionamento pelo Decreto Municipal n° 310/97 de 17 de março de 1997.

Em 1998, por determinação da Secretaria de Estado de Educação através da Resolução n° 3120/98 – DOE n° 5332 de 11 de setembro de 1998, passou a denominar-se Escola Municipal Lázaro de Moura Bueno – Educação Infantil e Ensino Fundamental.

 A escola Municipal Lázaro de Moura Bueno funcionava em um barracão cedido pela igreja Presbiteriana do Brasil, na Avenida Tertuliano de Moura Bueno, s/n no Bairro Oscar Arieta Negrão.

No dia 25/09/2008 a escola mudou-se para o atual endereço, cito á Rua Roque Baby, n° 207, no Bairro Jardim Atlanta.

A mudança de endereço justifica-se pela construção do prédio próprio da escola construída pela Prefeitura Municipal de Ibaiti.

- Fundamentos Filosóficos da Instituição Escolar

 A Filosofia da Escola Municipal Lázaro de Moura Bueno Educação Infantil e Ensino Fundamental está direcionada a ação educativa envolvendo a tendência progressista, enfatizando crítica social dos conteúdos estando voltados para a formação do ser humano, levando em consideração o avanço tecnológico que exige a formação de cidadãos informados, críticos e aptos ás mudanças exigidas pela sociedade, promovendo o desenvolvimento de sua potencialidade. Inserindo assim, o aluno num sistema educacional democrático que venha contribuir para sua formação, tornando-o cidadão participativo na sociedade elevando sua qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (345.3 Kb)   docx (132.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com