TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  24/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 9

Curso: Pedagogia(Licenciatura)

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual/ Educação a distância

Nome: Elisa Carla Mothê da Silva

RGM:21046085

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado Em Educação Infantil

Ano/semestre de realização do estágio: 2019/1º semestre

  1. Caracterização da escola:

Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva

Rua Doutor Beda, sem número. Campos dos Goytacazes, RJ.

Secretaria Municipal de  Educação, Cultura e Esporte – SMECE

 Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): Pré 2 em Educação Infantil

  1. Estrutura física da escola.

Esta unidade de ensino apresenta 17 salas amplas, porém mal conservadas e   extremamente quentes devido a pouca ventilação.  A maioria das salas tem armário de aço, lousa branca digital com som, projetor de vídeo e 2 ventiladores. A disposição das salas possibilita que o barulho ecoe de um ambiente para o outro o que interfere no comportamento e concentração dos alunos. Das 17 salas, 4 ficam numa extensão do prédio e são destinadas a educação infantil com 2 banheiros e 1 pequeno pátio que dá acesso ao refeitório, sem que os alunos precisem transpor o portão gradeado que separa do corredor das salas do ensino fundamental.

Atualmente os espaços da escola são compostos por 1 secretaria, 1 sala de direção e 1 da coordenação, com ar condicionado; 5 banheiros(sendo 1 para funcionários,2 da educação infantil e 2 para o fundamental) e as 17 salas de aula que atendem a 33 turmas onde aproximadamente 647 alunos estão alocados desde a educação infantil(turmas do P2 e P3) ao fundamental(1º segmento).

O pátio grande não tem brinquedos, nem cobertura e o menor (onde a educação infantil brinca tem uma mangueira que concede sombra e jogo de amarelinha e caracol pintados no chão. O refeitório e a cozinha são os ambientes mais higienizados da instituição que oferece lanche e janta diariamente. Porém as bancadas (mesas) e bancos de granito são inadequados a altura das crianças da educação infantil, o que gera muita tensão no horário da refeição. Visto que eles precisam ficar em pé no chão ou ajoelhados nos bancos para acessarem o prato com a refeição. A escola tem 10 ‘tanques” na entrada do refeitório para que seja efetuada a higiene bocal, mas não presenciei incentivo algum a escovação dental após as refeições ou mesmo lavagem das mãos antes da refeição.

  1. Estrutura Organizacional da Escola:

  A instituição tem em sua organização o seguinte quadro de funcionários: 2 gestores(diretora e vice diretora), 2 coordenadoras pedagógicas, 2 auxiliares de secretaria, 52 professores, 2 cuidadoras, 1 mediadora, 8 auxiliares de serviços gerais, 4 merendeiras, 1 porteira e 2 vigias.

2.Introdução:

Este relatório refere-se ao cumprimento de carga horária de 100 horas de estágio supervisionado em Educação Infantil, e oportunizou o confronto entre a teoria aprendida e a realidade da prática educacional.  Abrange 52 horas de observação e acompanhamento da turma do Pré 2 do turno da tarde (13h às 17h)  nos meses de março, abril e maio. Visto que comprovei prática docente em turma de Pré 3 no mesmo período do ano no turno da manhã.

O estágio foi realizado individualmente, acompanhado pela professora regente Carla Denise, estatutária da rede municipal com 16 anos de carreira. Durante o estágio, pude comprovar que nesta turma composta por 20 alunos, 16 experimentam neste ano a primeira separação dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a situação de socialização estruturada. O brincar e interagir com a musicalização são essenciais para que a criança consolide sua aprendizagem, tendo a oportunidade de desenvolver as estruturas, habilidades e competências que serão importantes ao longo de toda a vida.

   O estágio possibilitou-me confrontar  os conhecimentos teóricos com vivência em sala, ampliando os questionamentos e recordando muito do que li na disciplina Prática de Ensino em Educação Infantil.

  1. Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação.

A turma observada é composta por 20 alunos com idade entre 4 e 5 anos em sua maioria oriundos de casa. São acolhidos diariamente com músicas e brinquedos coloridos, inclusive há uma música que a professora canta com o nome de cada aluno onde todos são atraídos a se verem no espelho.  Foi notória a importância da rotina diária em sala, assim como as diversas estratégias (músicas, vídeos, livros de história, rodas de conversa, jogos de alinhavos, pelúcias, massinha de modelar, areia colorida entre outros) utilizadas pela docente para tornar as aulas atrativas e envolventes. Percebi também que há uma grande expectativa da maioria das famílias para com a escrita dos discentes enquanto a professora está focada em oportunizar o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se conforme proposta da BNCC.

Das muitas atividades desenvolvidas, a ciranda musical encantou-me pela forma como a professora conduzia os alunos a desinibição através de gestos, a percepção e aceitação do outro,  além de promover o conhecimento oral da letra inicial do próprio nome, brincando com crachás individuais de diferentes cores e texturas. A professora cortesmente me permitiu participar ativamente das atividades desenvolvidas em sala e no pátio. Foi um privilégio poder auxiliar a acalmar os ânimos no início das aulas onde na segunda-feira alguns choravam ao serem deixados pelos responsáveis e careciam de uma atenção individualizada.  O momento da  contação de história com imagens coloridas, música intercalada e até fantoche promove a imaginação e instiga a oralidade das crianças.

Pude constatar que a professora além de participar de cursos semestrais de capacitação, busca atualização constante considerando sempre o perfil da turma e suas particularidades, para inovar as atividades, apresentando uma postura reflexiva (práxis). Desta maneira esforça-se em  promover adequações que possibilitem a construção do saber a partir do conhecimento das dificuldades e avanços  individuais dos alunos.

O trabalho da docente torna-se mais árduo devido a falta de uma auxiliar permanente. Há apenas uma monitora no corredor para atender as 4 turmas do Pré. Apesar das dificuldades quanto a estrutura e pessoal de apoio, o comprometimento da profissional em questão, propiciou-me presenciar aulas encantadoras com brinquedos pedagógicos, livros grandes de histórias e jogos que a professora trouxe dos próprios filhos e sobrinhos para o cantinho do faz de conta.  Em muitos momentos os alunos fazem observações, manipulam objetos, investigam, e exploram seu entorno. A professora apresenta pequenos vídeos musicais com desenhos animados sobre cores, formas geométricas, números(0 – 5) e vogais. O tapete do conto visa desenvolver raciocínio, atenção e participação dos alunos. São   motivados a expressar em palavras vivências e emoções, assim como estimulados a  refletir e expressar opiniões a fim de despertar aceitação, respeito e produções orais ricas e únicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com