TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  22/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  2.366 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DE ESTÁGIO PARA: EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU ENSINO FUNDAMENTAL

Nome do (a) estudante: Sheila Amorim de Souza   RA: 0534640

Turma: SEI-20194    Polo: Serra II 7109

Modalidade: ( x ) Educação Infantil   (   ) Ensino Fundamental

RELATÓRIO SOBRE ENTREVISTA REALIZADA COM O (A) PROFESSOR (A)

No dia 16 de setembro de 2020, realizei a entrevista com a Professora Vera Lúcia Santos, que atua no município de Serra Espirito Santo em uma escola pública na modalidade de Educação Infantil, lecionando para o grupo 4, a Professora tem a idade de 41 anos e atua na sua profissão a 14 anos é formada em pedagogia.

A entrevista cedida vai tratar do ensino remoto, ao ser questionada sobre como tem planejado as atividades pedagógicas ela relatou que o planejamento é realizado remotamente com a utilização de aplicativos, mídias e recursos audiovisuais, com base nas orientações da secretária da Educação, é realizado coletivamente ou individualmente. Ela tem recebido o apoio da pedagoga da escola na qual leciona e quando o trabalho é realizado de forma coletiva os outros profissionais da escola também participam e colaboram.

É seguido um cronograma de trabalho organizado pelo corpo técnico administrativo da escola respeitando a carga horária semanal as atividades permanentes envolvem o desenvolvimento da oralidade, leitura, escrita e raciocínio lógico, a partir do uso do alfabeto, textos, livros, numerais, jogos e brincadeiras.

As atividades são elaboradas com base no material disponibilizado pela secretaria da educação elencadas ao projeto educacional.

O trabalho remoto é feito no computador e celular com acesso a internet e com o uso de aplicativos, mídias e recursos audiovisuais. O trabalho é desenvolvido na casa da professora e quando necessário ela se dirige a escola respeitando os protocolos de segurança, como o uso de máscara, mantendo o distanciamento e fazendo a higienização das mãos.

O ambiente virtual usado normalmente são as redes sociais. A avaliação realizada pelos alunos é feita regularmente de acordo com a participação, envolvimento e evolução na aprendizagem. O registro é feito no diário escolar.

Ela interage com a família dos alunos por meio de rede sociais e por ligação se for necessário. O trabalho docente nesse período de pandemia é organizado seguindo as orientações da secretaria da educação respeitando a carga horária e horário de trabalho da professora.

Ao ser questionada sobre quais são os maiores desafios do trabalho neste período de distanciamento social e alteração da sua atividade docente ela respondeu que é envolver o educando nas atividades não presenciais.

Sobre o que daria mais qualidade em relação a aprendizagem de seus alunos. Ela acredita não ter uma reposta exata sobre o assunto, mas afirma que em conjunto com o corpo docente da escola estão buscando inovar a cada dia , tendo em vista essa nova proposta de ensino e aprendizagem.

Um aspecto importante que a Professora desejou complementar e que não foi abordado foi a respeito da formação continuada que também ganhou um novo aspecto importante , pois a oferta de cursos e a oportunidade de participação aumentou. Esse período de pandemia tem sido muito difícil para os alunos adaptarem as atividades propostas, mas mesmo sendo difícil os profissionais da área estão se esforçando o máximo para que as dificuldades não venham atrapalhar o dia dos alunos. Mesmo não estando presente em sala de aula as crianças podem interagir com os professores através das redes sociais algumas escolas tem procurado fazer vídeo aulas e nelas buscam criar e propor aos alunos atividades para que eles venham participar das brincadeiras e experiências propostas como é o caso da escola na qual a professora leciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com