TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  13/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

  1. Matrícula

[pic 1]

  1. Nome completo

[pic 2]

  1. Nome e endereço da Instituição ou identificação do local onde realizou-se o Estágio

[pic 3]

  1. Metodologia e fundamentação teórica

[pic 4]

“Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção. Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos.”

(Paulo Freire)

Esse trecho de Paulo Freire condiz muito bem com a temporada pandêmica mundial e a educação. Onde o que a educação faz é manter-se mesmo que por dispositivos, tecnologias sempre perto do aluno, onde o fazer da educação deve ser o mesmo que eles dizem fazer. Ou seja, em tempos de pandemia, deve-se falar e fazer mesmo que a distância.

O ensino infantil, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, com objetivo de desenvolver aspectos físicos, motor, cognitivo, social, emocional e outros, fornecendo aos estudantes descobertas, curiosidades, experimentos. A criança nessa fase começa a interação com o mundo exterior ao seu ambiente. É o inicio das relações fora domicilio abrangendo comunidade. O trabalho realizado nessa fase da educação infantil é baseado na ludicidade, através de atividades e jogos principalmente.

Este relatório fez parte do estágio supervisionado e nas linhas posteriores está descrito sobre a experiência adquirida, as pontuações sejam elas negativas e ou positivas, sobre a estrutura da sede escolar, sua organização e seu trabalho. Além de mencionar a atuação e adequação dos profissionais em tempos de pandemia.

  1. Observação prática:

[pic 5]

A escola conta com sete turmas sendo, uma turma berçário, quatro maternais, uma I período e uma II período, escalonados em períodos integral ou apenas matutino / vespertino.

Pensando nisso, a escola permitiu a minha participação na preparação das atividades remotas, as impressas, que posteriormente seriam entregues aos responsáveis pelos alunos. Além de oportunizar a participação no planejamento dos projetos, como o ESTUDANDO ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, produzidos de forma semanal, para que fossem disponibilizados via online aos alunos. Devido à estrutura tecnológica e as dificuldades com os instrumentos de ensino, solicitaram-me esclarecimentos aos pais sobre a organização dos estudos entregues. Além de que eu obtive oportunidade de participar de reuniões e ainda conscientizar os pais sobre o compromisso e a realização das atividades escolares, pela criança.

Como em todos os níveis de ensino, nem todos os alunos conseguem um nível satisfatório de aprendizagem. E com a pandemia, esses níveis de satisfação tiveram quedas bruscas. Se antes, 20% dos alunos obtinham um aprendizado insatisfatório, hoje quase que dobrou os casos de insucessos educacionais, cerca de 40%, devido ao desligamento do aluno do ambiente escolar. Os alunos que não obtém sucesso são encaminhados para linha de frente de especialistas, serviço de psicopedagogia ou psicologia. Porém as questões que estão sendo quesitos primordiais para a necessidade de intervenção, é a falta de compromisso dos pais para que os alunos possam ser participativos e executarem todas as atividades demandadas.

A aprendizagem ocorre da melhor forma quando fornece a criança significados e contextualização, de uma forma prazerosa, de forma lúdica. O lúdico, mesmo não sendo trabalhado de forma presencial, se tiver o apoio dos pais, pode ser trabalhado via tecnologias, mídias digitais. Mas é preciso cooperação, consentimento, conhecimento e interesse de todos, pais alunos e professores. Pode-se afirmar também a falta de conhecimento dos profissionais das vias digitais escola, e a alta demanda de questionamentos dos pais, em horários inespecíficos, esquecendo-se que professor é apenas uma função, daquele ser humano que ali existe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (337.4 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com