TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.599 Palavras (19 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

6        PLANOS DE AULA        14

7        CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

8        REFERÊNCIAS        19

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Segundo Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, ensinar não é transferir conhecimento, mas sim criar possibilidades para a sua própria produção ou construção. Semelhante a esse pensamento, o Estágio Supervisionado de Matemática é um mecanismo educacional que visa ampliar os conhecimentos do acadêmico, assim como colocá-los em prática. Desse modo, a teoria empregada durante o curso de Licenciatura em Matemática será colocada em execução para estimular e adaptar os estudantes dentro de seu futuro âmbito trabalhista.

No entanto, ainda há barreiras que dificultam a concretização desse plano acadêmico de forma positiva. Nessa perspectiva, a insegurança dos estagiários na prática da docência, assim como a superlotação nas salas de aula, são os principais responsáveis. Cabe, portanto, analisar as circunstâncias dos problemas em questão.  

Primordialmente, o primeiro contato em sala de aula pelo estagiário é um processo novo, rodeado de medo e de tensão. “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho” análogo a essa frase do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, o medo vivenciado no estágio é um problema enfrentado por muitos estudantes do curso de Licenciatura, os quais se deparam com uma realidade, ainda, não vivenciada de maneira profissional. Tal medo, decorre da insegurança em relação à rejeição por parte dos alunos, à falta de interesse dos mesmos e, à pressão sofrida pelos acadêmicos sobre seu desempenho pedagógico.

É valido ressaltar, que a insegurança dos estagiários deriva da carência dos conhecimentos de ensino fundamental e médio, uma vez que na maioria das disciplinas, do curso de Matemática, são mais enfatizados assuntos de nível superior. Com isso, muitos estudantes temerão abordar determinado assunto em sala de aula, por falta de conhecimento. Portanto, é necessário a resolução dessa problemática urgentemente.

Faz-se mister, ainda, salientar que o mal comportamento e a falta de educação presente no ambiente escolar, provenientes dos alunos, é uma dificuldade enfrentada por professores e estagiários, quando estes assumem o lugar dos docentes. Segundo a pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre ensino e aprendizado, o Brasil ocupa o primeiro lugar na categoria de indisciplina e mau comportamento dos alunos, ficando ainda mais evidente a dificuldade que os estagiários sentem no primeiro contato com a heterogeneidade e com os empecilhos existentes na jornada profissional.

Diante desse pressuposto, os estudantes de Licenciatura em Matemática tendo a noção real do que podem se deparar no ambiente trabalhista permeiam à desistência, por terem suas convicções decepcionadas pela realidade vivenciada na esfera educacional de forma ativa. Desse modo, fica inviável ao professor de Licenciatura em Matemática atuar de forma positiva, já que não dispõe da atenção e controle total da turma, desmotivando ainda mais àqueles que estão no caminho para a docência.

Conclui-se, portanto, que medidas exequíveis sejam adotadas para combaterem os problemas em questão. Com o intuito de mitigar o medo presente pela maioria dos alunos de licenciatura no estágio, a universidade deve ampliar os conhecimentos e o preparo profissional dos futuros docentes por meio de disciplinas ou oficinas que ter-se-ão o intuito de ensinar metodologias e planejamento de materiais didáticos voltados ao Ensino Básico, para melhorar a absorção do conteúdo discorrido em sala de aula pelos alunos, assim como, fazem com que os estagiários obtenham autonomia sob os conteúdos que serão discorridos, com isso, eles ficarão mais seguros quando assumirem a docência no lugar de algum professor.

É, também, de suma importância que o Ministério da Educação, juntamente com a IES, estabeleça métodos de ética social, por intermédio de algoritmos pedagógicos que abordem a ética na escola, com o objetivo de disciplinar os alunos do Ensino Básico e, aumentar a qualidade do ensino das aulas de Matemática. Do mesmo modo, é fundamental que a IES desenvolva, para os acadêmicos, metodologias pedagógicas de como saber lidar futuramente com a indisciplina escolar, a fim de prepará-los a enfrentarem a diversidade do mundo educacional. Dessa forma, o Estágio Supervisionado de Matemática suprir-se-á todas as necessidades dos acadêmicos.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

  1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que deve ser elaborado por todas as instituições de ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O Projeto Político Pedagógico é um documento para as escolas que contém todas as metas, objetivos e os meios que serão usados para concretizá-los.

O PPP é uma espécie de manual para ensinar como a instituição deve fazer para expandir e melhorar sua qualidade de ensino. Assim, o Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado considerando a realidade socioeconômica e cultural da sociedade em que a escola está inserida e as metodologias que serão aplicadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com