TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  29/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 9

1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A Discussão sobre a temática dos anos iniciais do ensino fundamental, diferentes da educação infantil; trabalhará com a interdisciplinaridade no processo de adaptação dos alunos para os próximos anos na educação básica, na inserção de disciplinas, um momento em que cada disciplina terá sua particularidade onde será adaptada as séries num processo preparatório para que o aluno tenha competência no desenvolvimento de suas habilidades futuras.

Compreende-se que o ensino fundamental nos anos iniciais (1º ao 5º ano), é uma formação de uma identidade no sentido da formação da docência do professor proporcionando gradativamente ao estudante o domínio da leitura, escrita e em diferentes áreas do conhecimento social.

Maria Holzmann, Natalice Giovanonni e Pedro Mês (1993) realçam o aprendizado que está e da competência de o docente desenvolver elementos técnicas que proporcionam experiencias inovadoras, e que por meio disso seja possível promover um patrimônio histórico e social da criança.

Nessa perspectiva, percebesse que esse público alvo está em constante movimento relacionado há mudanças, descobertas e aprendizados; o professor deve proporcionar estratégias, buscando novos métodos de ensino, de uma formação continuada, aplicando uma educação de qualidade e equidade.

Segundo Luck (2009, p.9), a educação é um processo organizado, sistemático e intencional, ao mesmo tempo em que é complexo, dinâmico e evolutivo, em vista do que demanda não apenas um grande quadro funcional, como também a participação da comunidade, dos pais e de organizações diversas, para efetivá-lo com a qualidade necessária que a sociedade tecnológica da informação e do conhecimento demanda.

Em seu sentido amplo, conforme proposto no Art. 1º. da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade e nas manifestações culturais”.

O aprimoramento do estudo da cultura e do clima fornecem condições de melhoria no desempenho e na qualidade dos serviços prestados pela escola, sobre isso afirma Luck (2009, p. 119): Tem sido destacado que o desempenho de professores é determinado muito mais pelos elementos e características da cultura organizacional da escola, do que por oportunidades formais de aprendizagem de novas formas de desempenho em recursos e oficinas de capacitação. Isto é, a vivência cotidiana tem demonstrado ser mais efetiva na determinação de como agem os profissionais do que por cursos de capacitação de que participam.

Diante disso percebe-se que a cultura se torna relevante ao contexto de trabalho da instituição escolar, tão importante quanto à formação continuada dos professores. Enquanto a cultura estabelece diretrizes e age na missão, o clima descreve os comportamentos. Muito se tem estudado sobre este conceito sendo possível encontrar outros termos similares para defini-lo como atmosfera, ideologia e personalidade de uma escola.

Muitas escolas de regiões próximas, com estruturas parecidas e que atendem a uma mesma comunidade podem apresentar uma grande diferença na prestação de seus serviços. Isso pode ocorrer devido ao clima e cultura peculiar a cada organização. Sobre a identidade da escola Luck (2011, p. 35) afirma

Pode-se compreender que, apesar de semelhanças entre si, cada estabelecimento de ensino apresenta seu modo próprio de ser, possui uma história diferenciada, uma identidade e imagem própria, explicável por um conjunto de fatores e de características subjetivas, devidas aos dinâmicos processos sociais que ocorrem no interior da escola.

Por ser formada por uma equipe de diferentes pessoas a organização da escola necessita de uma boa gestão de clima, para que os alunos se sintam bem acolhidos, na escola pois tem que ser um ambiente que deve ir além de educativo; um local de convivências saudáveis, pois também promove algo de muito importante que é o desenvolvimento da criança.

2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

Construído por um processo coletivo de trabalho, reflexão, leitura, desde o anterior, havendo uma mobilização, um estudo, juntamente com toda a comunidade escolar, para novamente ser analisado na sua reformulação de acordo com suas necessidades, período e referências. Logo no início temos o sumário com toda a normativa, a sequência desse projeto, a organização do currículo se dá por meio de deliberação, normas a serem cumpridas, com fundamento na LDB 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Constituição da República Federativa do Brasil 1988; Lei Federal n°13.005 de 25 de junho de 2014 - Plano Nacional de Educação (PNE); Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Educação Infantil: Deliberação nº02/14 CEE/PR (Normas e Princípios para a Educação Infantil no Sistema de Ensino do Estado do Paraná); Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos; Normas para Implantação do Ens. Fundamental de 9 (nove) anos; Diretrizes Operacionais complementares para a matrícula inicial de crianças na Ed. Infantil e Ens. Fundamental, aos 4 e 6 anos de idade (Corte etário); Educação Especial - Deliberação nº 02/2016 - Normas para a Educação Especial na Educação Básica no Sistema do Estado Paraná; Instrução nº 03/12 Libras; Instrução nº 02/12 - DFN; Instrução nº 01/16 – TEA; Instrução Normativa Conjunta nº 05/2019-DEDUC/DPGE/SEED; Deliberação nº02/2018; Deliberação nº 03/2018; entre outros; e, reflexão e reanálise do próprio P.P.P. O Plano Curricular que define os princípios filosóficos e educacionais que norteiam a ação pedagógica, os pressupostos teóricos e metodológicos, a relação dos conteúdos e a avaliação, atendem às diretrizes pedagógicas definidas pelo Secretaria Municipal de Educação, em consonância com a legislação vigente e o Currículo Básico do Estado do Paraná. A avaliação permite o diagnóstico e seus resultados consequentemente reformulação dos encaminhamentos metodológicos e casos de recuperação paralela; é contínua, progressiva e cumulativa e é compreendida na forma: diagnóstica, formativa e somativa (3º, 4º e 5º anos). No Ensino Fundamental (1º e 2º anos) a avaliação é baseada na observação sistemática do desempenho do estudante e através do Parecer Parcial e Final. Na Educação Infantil a avaliação é baseada na observação sistemática do desempenho do estudante através de Ficha de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com