TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.269 Palavras (14 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 14

 UNIVERSIDADE DE UBERABA

NOME DO ALUNO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÕES  EDUCACIONAIS

PONTE NOVA – MG

2015

MARIA APARECIDA VIEIRA LOPES

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇOES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba UNIUBE, como parte das exigências à conclusão da disciplina Estagio Curricular Supervisionado em Instituições Educacionais Etapa 4 do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia

 

                                                                          Professor-Tutor: Michelle Triunfo Pinto

Ponte Nova - MG

2015

SUMÁRIO

  1. Introdução......................................................................................................         .04
  2. A escola e sua história...................................................................................          05
  3. A escola e sua  cultura..................................................................................     .     07
  4. Os Fundamentos do Projeto Político Pedagógico  da escola........................    .09
  5. A prática do projeto político pedagógico no cotidiano da escola..................    12
  6. Conclusão..................................................................................................... .       .  17
  7. Referências....................................................................................................          18
  8. Anexos...........................................................................................................           19


1. INTRODUÇÃO

Este relatório refere-se ao primeiro estágio do Curso de Pedagogia apresentado à Universidade de Uberaba, do pólo de Ponte Nova, na etapa 4 . Este estágio é um momento de muita reflexão, compensadora e significativa para a minha formação, sendo uma possibilidade de experimentar a vivência da prática educativa nos espaços instituídos socialmente como os lugares da educação escolar.

A Escola Municipal Miguelina Moreira Martins Moreira me proporcionou este espaço, cedendo o ambiente escolar para que eu pudesse vivenciar a realidade de um ambiente organizacional contribuindo assim para meu crescimento pessoal e profissional.

A metodologia utilizada no trabalho foi pesquisas realizadas ao Projeto Político Pedagógico da escola, entrevistas com o supervisor e coordenador da escola, observações das crianças e do espaço escolar.

 

        2. A ESCOLA E SUA HISTÓRIA

A instituição Escola Municipal Miguelina Martins Moreira, foi fundada em 1990. Recebeu o nome Pré Escolar Ursinho Puff tendo como fundadora, a professora Maria das Graças de Oliveira Santos, funcionando em uma casa de associações do Bairro Sumaré. A escola mudou - se tempos para E Senador Antônio Martins, sendo mudada á Escola Municipal Progresso, situada no bairro Pacheco.

Em 1999, a secretária Esther Maria Silva Guimarães batalhou para que a escola tivesse sua sede própria á Rua Presidente Antônio Carlos, 381, centro da cidade com 5 turmas, funcionando em 2 períodos constituídas de crianças na faixa etária de 3 a 6 anos com 8 turmas.

No dia 29 de agosto de 2000 a Câmara Municipal de Ponte Nova, decretou  a lei que criava a escola com o nome atual, hoje funcionando no prédio da antiga Faculdade de Ciências Contáveis FACCO, possui 22 turmas da creche ao pré-escola, contando com 40 profissionais ao todo.

Situada no bairro Sumaré – Ponte Nova Minas Gerais - CEP-35-430-39- telefone- 3817-2691, cuja lei de criação: 2469-00 de 29-08-2000 e autorizada pela portaria SEE número 1406 de 24-04-2000,artigo19da Resolução CEE número 433 de 29-05-2001 funcionando de 0 a 5 anos.

O prédio é de 817,60 m, divido em quatro  andares :pátio, biblioteca, sala de artes, secretaria, banheiros em cada andar, vestiários para o banho dos alunos que ficam período integral, cantina, brinquedoteca ,auditório com 380 cadeiras, área coberta.

A rede física da escola é pintada de branco gelo e dentro das salas é creme com barrado de cinza é bem estruturada, muito limpa toda revestida de cerâmica,   portão de entrada é de controle remoto com interfone, as salas todas tem grade de proteção, para evitar acidentes.

A população atendida é proveniente do próprio bairro, de bairros vizinhos, sendo a maioria do centro da cidade. É  diversificada ao nível sócio –econômico e cultural das famílias dos alunos da escola pois, a grande maioria  é de famílias de

nível médio e poucos são de pais assalariados, onde os pais são muitos frequentes já que os próprios trazem seus filhos enquanto outros vem em micro-ônibus particular.

A escola possui em cada sala: um professor regente, uma, aux. - de creche e uma eventual, além de um professor de artes e educação física uma vez por semana.

A instituição, no desenvolvimento de suas atribuições, operacionaliza seu trabalho por meio de uma equipe de 40 funcionários. Na parte administrativa conta com 2 supervisores, 1 diretora, sendo uma para cada turno,2 aux-administrativo, dentre os aux.- de serviços gerais, vigias noturnos.

A localidade da escola é muito boa. Tem farmácia, supermercado, oficinas, escritórios de advocacia, médicos, igreja, outra escola do ensino médio, casa, prédios, bares, padarias, academia etc...

Ônibus circular passa na porta da escola, táxis, tem orelhão(telefone público). A s rua são todas calçada, rede esgoto, é bem iluminada, atende as normas de saneamento básico. É um bairro muito tranquilo e fácil acesso á tudo da cidade e com boa relação entre os vizinhos.

A prefeitura dar apoio com verbas do município vindo do PDDE e são destinadas para material de consumo como lápis, borrachas, cadernos, papel chamex, canetas, som, máquina de Xerox e merenda escolar que é de boa qualidade, entre a lista: frutas, legumes, carnes, leite e complementos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (195.2 Kb)   docx (61.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com