TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  13/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.922 Palavras (12 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ODILÉIA MAGALHÃES SANTIAGO ZUQUI

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL PARTE II  ETAPA V

                                

ANCHIETA

2015

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ODILÉIA MAGALHÃES SANTIAGO ZUQUI

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL PARTE II  ETAPA V

                                                        Trabalho apresentado a Universidade

                                                        de Uberaba como parte da exigência

                                                        à conclusão do Estágio      Curricular

                                                        Supervisionado              obrigatório à

                                                        Educação      Infantil –      Parte II  da

                                                        Etapa V do curso de Pedagogia EAD.

ANCHIETA

2015

SUMÁRIO

Introdução..................................................................................................................04

O espaço da sala de aula..........................................................................................05

Planejando o exercício da docência.......................................................................... 08

Pensando e avaliando o exercício da docência.........................................................09

Conclusão................................................................................................................. 10

Referências...............................................................................................................11

Anexos......................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

O estágio curricular supervisionado da educação infantil parte II, etapa v, foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Ana Rocha Lyra (EMEIEF Ana Rocha Lyra), contemplando a carga horária exigida.

Esta experiência  traz  uma bagagem de informações que envolvem  o  cotidiano escolar desta instituição, e permite uma  aproximação à experiência vivenciada numa rotina que agrega  às práticas educativas, as teorias apreendidas ao longo dos estudos até aqui contemplados.

O objetivo maior é contemplar na prática, as experiências, os anseios, os desafios, as descobertas, possibilitando com isso, o conhecimento direto com a realidade.

Aqui é possível aprofundar os conhecimentos adquiridos, consolidando-os e ampliando-os gradativamente no âmbito escolar.

Enquanto estudante desta área, o crescimento profissional, pessoal e principalmente humano, é inevitável, pois lidamos com vidas, que em suas diversidades permitem-nos ir de encontro com a aprendizagem de maneira extremamente enriquecedora.

Ressalto ainda, que esta prática, aguça os desejos adormecidos ou fragilizados pelas angústias, ou frustrações decorrentes da insegurança natural que este, como qualquer desafio propõe.

No geral, é de suma importância que estejamos e que possamos mergulhar nesta prática, afim de assumir um compromisso imediato e prolongá-lo a cada etapa de aprendizagem contida.

O ESPAÇO DA SALA DE AULA

Num contexto geral a ‘’EMEIEF Ana Rocha Lyra’’ comporta espaços amplos que subdividem as repartições desta instituição de ensino.

É perceptível que existe uma organização satisfatória, que agrega condições suficientemente adequadas as reais necessidades de aprendizagem.

Cada sala de aula, e outras repartições, apresentam uma distribuição bastante consistente ao espaço.

A organização das mesas, cadeiras, armários, a ornamentação de cada espaço, desde o portão de entrada à cozinha, propiciam ao ambiente uma satisfatória aproximação, condizente as propostas educacionais pertinentes ao currículo.

As crianças apresentam um semblante radiante, com sorrisos, afeição aos colegas, e a todos que convivem com elas neste espaço diariamente.

As rotinas das salas de aula acontecem criteriosamente. As crianças já estão habituadas a cada momento.

Em quaisquer faixa etária, é possível observar uma sequência de atividades corriqueiras a este cotidiano.

Existe um cuidado minucioso em não tornar entediante, ou repetitiva, esta rotina, apesar de rotineira.

Tanto os educadores, quanto os educandos, trazem a cada dia, situações inovadoras pra sala de aula.

Desde uma fala, comentário, ou apresentação de um desenho, um brinquedo, ou novidade trazida pela criança, tudo é agregado ao conteúdo propriamente dito, aproveitando para fundamentar a aprendizagem.

Direcionando o meu olhar observador, me instalei numa sala de Pré II, contendo 20 crianças, cuja faixa etária, corresponde a 4 anos de idade.

Além da professora regente, há também, um profissional de apoio, que faz um rodízio durante a semana, executando um trabalho complementar, que dará assistência ao professor regente, que faz uso neste momento, das suas horas de planejamento.

Durante o período diário, as atividades acontecem, dentro de um planejamento organizado e adequado por meio de tópicos, sequência lógica e recursos diversificados.

A coletividade se faz constantemente presente na sala  de aula, a busca pelo novo, pelo concreto, pela aprendizagem contextualizada.

Toda esta organização sistematizada desde o planejamento à cada ação, com objetivos previamente traçados, permitem uma direção, um foco.

No dia a dia, de certo, que os problemas vão surgindo, pois os conflitos fazem parte qualquer rotina.

A professora lida seguramente com os problemas existentes, entre uma atividade e outra.

Apresenta uma postura, ora mais enérgica, ora mais cautelosa, de acordo com as necessidades, fazendo entonação a voz, atingindo a atenção, o respeito, e a participação assídua das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com