TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  7/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Nesse relatório, está registrado o que ocorreu durante o período de Estágio I na classe Educação Infantil grupo 5 da professora Maria de Fatima Capinam Correia, na Escola Municipal José de Jesus Rocha. Quando ocorreu a observação do desenvolvimento, participação e colaboração da turma, como também, jeito como a professora regente realizava suas aulas. Procurando refletir sobre os aspectos positivos e negativos que ocorrerão durante esse período. Absorvendo o que for útil para a minha formação docente. Nesse relato está registrado os pontos importantes do trabalho que foi desenvolvido durante o Estágio I. Como por exemplo; Agradecimentos, direta ou indiretamente, contribuiu para a realização do mesmo; Introdução, trazendo a apresentação do trabalho, Descrição da instituição, falando dos aspectos físicos e administrativos; Descrição das Atividades, relacionando ao planejamento e a execução das mesmas durante o período de estágio; Avaliação do estágio, fazendo uma análise crítica e argumentativa, acerca dos acontecimentos durante o estágio , destacando pontos fortes e fracos; Dimensão formativa do Estágio, com a descrição da finalidade do Estágio; Considerações finais, onde é citada a importância da Educação Infantil para a aprendizagem de valores; Referências; constando a indicação das bases de pesquisa.

SUMÁRIO

Introdução p. 06

1. Caracterização da Instituição (campo de estágio) p. 07

2. Descrição das atividades (a partir do projeto) p. 08

3. Avaliação do Estágio p. 09

4. A Dimensão formativa do Estágio p. 10

Considerações Finais p. 11

Referências p. 12

Apêndices p. 13

Anexos p. 14

INTRODUÇÃO

O estágio em Educação Infantil é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica. Além de elaborar, executar, e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica, que contribui significativamente para formação do estudante de Pedagogia, ao estabelecer o processo de ação-reflexão-ação

(Vásquez; 1968 apud Pimenta; 1995).

Pimenta (1995, p.24) defende que “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente. ” O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prática.

O presente estágio de docência na Educação Infantil teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.

Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente.

Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.

1 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

O Estágio em Educação Infantil, foi realizado em uma instituição pública de ensino, na Escola José de Jesus Rocha situada em Santo Estevão, onde ensina crianças e adolescentes, a partir dos primeiros anos de Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A Instituição educativa conta com uma boa estrutura com salas de aula adequadas a faixa etária de cada turma, biblioteca, banheiros, cantina, diretoria, secretária, sala de professores e uma quadra poliesportiva ainda inacabada.

Um ambiente bem organizado, com afetividade e respeito entre todos, proporciona as crianças e acolhimento e segurança ao sentirem-se amadas e respeitadas.

As salas são organizadas de forma diversificada e flexível, sendo que as atividades realizadas pelas crianças ficam expostas na s paredes, fazendo parte da organização da sala.

Esses espaços por sua vez, favorecem o desenvolvimento da autonomia da criança fazendo com que as mesmas explorem suas imaginações.

2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

O estágio por sua vez teve duração de 100 horas. A emenda da disciplina é que o estudante orientado pela professora participe de todas as realidades de uma sala de aula. Tive a gratificação de estagiar em uma turma do grupo 5 Educação Infantil.

Participei de todas as atividades que compõe a rotina daquela turma, dentre elas; apresentações, passeios e degustações.

Quando iniciei o estágio elas estavam começando um projeto bem legal: projeto alimentação, onde fiz junto com a professora um trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com