TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Educação Alfabetização

Por:   •  12/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO.................................................................................... 05

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA ...................................................... 05

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO................................................ 05

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO.......... 06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................10

REFERÊNCIAS...........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio no cenário do ensino fundamental voltado para alfabetização, tem como objetivo aprofundar um estudo com uma rigorosidade cientifica e amorosa no campo da formação de educadores dentro da realidade da docência, conciliar a teoria e prática e analisar como se dá a vivência com os alunos desse nível de ensino, trazendo uma compreensão da importância do docente e analisando no dia a dia como se introduz a teoria no ambiente escolar, sendo assim as informações descritas constituem na observação e participação direcionadas ao curso de ensino fundamental anos iniciais com foco em alfabetização.

A proposta foi realizada no colégio E.E.I. Conquista, no município de Indaiatuba, em uma sala de primeiro ano do ensino fundamental período matutino, onde houve a possibilidade de analisar o método de ensino educacional na atualidade e compreender e comparar aspectos históricos e curricular, criando uma base para planejamento das disciplinas pedagógicas, aprofundando seu conhecimento técnicos e práticos, fazendo com que seja possível uma reflexão crítica da atuação profissional, com isso o docente é capaz de entender o seu papel de esclarecedor e conscientizador do educando.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento e elaboração do relatório de estágio constitui na pesquisa de campo e na fundamentação teórica dos livros de apoio da UTA – Lingua Portuguesa, tele-aulas e arquivos disponibilizados no AVA.

Durante este estágio buscou-se obter as informações do cotidiano dentro de uma sala de aula com alunos do primeiro ano ensino fundamental, com o objetivo de observar e analisar o processo de ensino desta faixa etária. É importante conhecer mais detalhadamente o trabalho pedagógico no ensino fundamental voltado para alfabetização, observar, planejar ações a serem desenvolvidas com os educandos e é importante também refletir sobre o trabalho pedagógico observado, podendo assim gerar questionamento que se constituirá em instrumento de iniciação à pesquisa e ao ensino. A realização do estágio representa uma experiência prática da teoria, que possibilita entender como se constrói o processo de alfabetização dentro do nível observado, quais as dificuldades, a evolução do conhecer e a mediação do docente nesse processo rico de experiências e aprendizagem.

Utilizou-se para este relatório a observação que foi autorizada pela direção do colégio. Este relatório descreve: a localização da escola; o horário de funcionamento; a concepção pedagógica, a descrição e análise das atividades de estágio, o plano de estágio do professor e demais aspectos relevantes a atividade; e por fim as considerações finais. 

2. DESENVOLVIMENTO.

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O estágio foi realizado na Colégio E.E.I. Conquista S/C Ltda, situada à Rua Araponga, nº 36 , Jardim Dom Bosco, em Indaiatuba/ SP, o telefone/fax: (19) 3834.5695.

A escola atende alunos no Ensino Infantil, Fundamental e Nível Médio, em horário matutino - das 7:00 ás 12:00 horas, vespertino - das 13:00 ás 18:00 horas, totalizando 1.095 alunos matriculados e não havendo nenhum aluno em processo de inclusão.

O estágio foi realizado no período de 13 de outubro de 2.014 a 29 de outubro de 2.014, no período matutino, sendo observada a turma do primeiro ano do ensino fundamental.

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

De acordo com o projeto pedagógico da instituição o Colégio Conquista desenvolve uma linha educacional construtivista com atenção especial para cada aluno e com turmas reduzidas e guiada por diretrizes complementares: tradição cultural brasileira, valores, liberdade e responsabilidade social, propõe-se formar cidadãos em sua diversidade cultural com a devida atuação social, que envolve em sua estrutura educacional novas tecnologias, desenvolvendo competência e habilidades. Expressar-se e comunicar-se em diferentes linguagens: verbal, visual, corporal, musical e tecnológica, sendo assim busca-se a criação de um ambiente cooperativo no qual as crianças aprendem individualmente e em grupo, com atividades de descobertas, investigações e pesquisas incorporadas ao cotidiano escolar, nesse nível de ensino o colégio acredita que a criança revela seu olhar limpo e ávido por aprender e cabe ao professor impedir que se coloque na criança a lente da indiferença, do estereótipo do senso comum. Relacionar e integrar os diferentes conhecimentos ao seu modo de ser e viver de forma ética, estética e política.

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

O ensino fundamental no ramo da alfabetização consiste na observação contínua e sistemática de desempenho nos processos de aprendizagem vivenciados, tendo como objetivo reorientar e melhorar a ação educativa, a observação e o registro, constituem o principal instrumento de que o professor dispõe para apoiar e aperfeiçoar sua prática pedagógica.

A sala de aula estagiada no primeiro ano ensino fundamental, período matutino, tem tamanho adequado para atender os 15 (quinze) alunos são que são distribuídos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com