TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Educação Infantil

Por:   •  1/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.963 Palavras (12 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 12

                                         

  1. INTRODUÇÃO

       O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações e vivências do dia a dia em sala de aula. É  um momento de confronto entre teoria e prática, onde se observa a prática pedagógica, características da escola, estrutura, avaliação, Projeto Político Pedagógico, entre outros aspectos observados. O estágio foi realizado no Centro Educacional Raimundo Costa, em uma turma de pré-escola.

        No primeiro capítulo serão abordadas as questões de histórico da Instituição Escolar, características da escola e da turma observada, localização, contexto socioeconômico, além de relatos sobre a conduta do professor e alunos observados em sala de aula.

        Ao iniciar o estágio tinha a expectativa de poder comparar o embasamento teórico tido na faculdade, com a realidade da escola. Vivenciar o cotidiano dos alunos e adquirir experiências que permitam um amadurecimento de ideias, e tirar dúvidas sobre o preparo para lidar com diversas histórias e alunos com diversos comportamentos. E até tomar uma decisão sobre o futuro nesta trajetória de pedagoga.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA

       2.1 - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

            O Ceprac – Centro Educacional Professor Raimundo Costa, é uma instituição educativa, apolítica e mantida pela mantenedora Ceprac. Trabalha com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental nas séries iniciais e finais. Fundada em 1998, há 23 anos atendendo a clientela de Coelho da Rocha. Conquistou uma posição de destaque entre as escolas do município, oferecendo aos seus alunos uma metodologia de ensino que integra diversas correntes pedagógicas. Dessa forma, sempre buscou o que há de mais adequado a cada segmento, respeitando as características de todas as séries e as expectativas de faixa etária. Constitui de forma sólida e consciente, o significado do verdadeiro sentido da Educação e informando de maneira clara e eficaz, objetivamos a transformação do indivíduo para o exercício pleno da cidadania.

           É uma Instituição Escolar da rede privada, localizada na Rua Manoel Cunha, 112 localizada no bairro de Coelho da Rocha, na cidade de São João de Meriti – RJ Cep 25550-040, tel. 2751-7401. Localizada em um bairro de classe média baixa, em uma rua asfaltada, que possui coleta de lixo, luz. O abastecimento de água é feito por meio de caminhão pipa.

            A Escola possui uma grande infraestrutura: diversas salas de aula, sendo 6 salas no 2º andar, 13 salas no 1º andar, 10 banheiros, sendo distribuídos ao lado de algumas salas, 1 laboratório de informática que contém vários computadores e 1 parquinho. Possui uma sala que funciona como um cinema para os alunos.

É organizada, possui 2 funcionárias para a manutenção da escola.  Os professores podem utilizar diversos materiais que são disponibilizados pela escola. Os alunos fazem aula de dança ( como um momento de recreação ) e a aula de informática uma vez por semana. Possui uma quadra de esportes em uma rua transversal a escola, mas que são utilizadas apenas para os alunos maiores, a partir do ensino fundamental.

Para os professores não há um lugar adequado, somente para eles.

           A escola funciona em dois turnos: manhã e tarde. Divididas na educação infantil e ensino fundamental. As turmas são separadas de acordo com a idade dos alunos, as turmas da educação infantil ficam com 15 alunos em cada sala.

           A equipe é organizada com um diretor: Raimundo Antonio da Costa; diretora substituta: Mária de Fátima Vasconcelos; secretária: Maria do Socorro Araujo Vasconcelos; Orientadora Educacional: Juciara Ferreira dos Santos. Duas zeladoras, e as professoras: Jacqueline, Monique, Tatiane, Telma, Lidiane etc.

           Na Escola há um Projeto Político Pedagógico conduzido em uma discussão realizada juntamente aos profissionais de educação desta Escola.  O Projeto Político Pedagógico do Ceprac tem como objetivos: Garantir a implantação e consolidação de uma proposta de educação baseada na compreensão do caráter social da realidade humana, objetivando, a formação da cidadania e a melhoria na qualidade de ensino; Modernizar, contextualizar e otimizar o processo de ensino-aprendizagem para atender a demanda social estimulando o desenvolvimento dos conceitos da cidadania, ética e moral dos alunos; Instituir a participação docente no estabelecimento de regras gerais de funcionamento da escola, bem como na seleção de métodos e técnicas, conteúdos e recursos adequados à ação pedagógica coletiva e exercitar, cotidianamente, de forma interdisciplinar os princípios constitucionais dos direitos e deveres do cidadão responsável enfatizando valores morais e éticos;

             Pude perceber que em alguns aspectos há coerência quanto a proposta do PPP mas em outros a prática é totalmente diferente. Há atividades que condizem com a faixa etária das crianças e para o desenvolvimento cognitivo, motor, como a brincadeira no parquinho, cantar músicas na hora da entrada, saída, do lanche. Atividades de dança, hora do cinema. Mas em outras partes há uma falta de concordância, pois alunos da educação infantil são apresentados a livros grossos, apostilas repletas de deveres e atividades. Onde o que mais importa é o certo e errado e não o processo de construção da autonomia.

             É realizada bimestralmente reuniões com os pais em que são comunicadas todas as tarefas, comemorações e ocorrências eventuais. Os pais possuem uma aproximação com toda equipe escolar, onde são ouvidas reclamações, propostas e avisos sobre alguma ocorrência de seus filhos. Então há uma relação bem próxima entre escola e família.

  1.  - CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS

        A Professora da turma em que foi realizado o estágio, recebe todos os dias um caderno com a rotina do dia e as atividades propostas. A aula começa primeiramente com o recebimento dos alunos, a rotina diária que é: cantar música sobre os dias da semana, após é escolhido um aluno para dizer como o dia está ( nublado, ensolarado, chuvoso ). Em seguida é servido água para todos e logo após, começam as atividades propostas de acordo com o caderno, na maioria das vezes são 3 páginas do livro, outro dia 2 páginas da apostila.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com