TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Educação Infantil

Por:   •  27/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.766 Palavras (12 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FRANCISCA JOÉLIA SATURNINO DE MOURA ARAÚJO              2841290297

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

SÃO PAULO - SP

2016


[pic 2]

 FRANCISCA JOÉLIA SATURNINO DE MOURA ARAÚJO     2841290297

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Educação Infantil.

SÃO PAULO – SP

2016

Sumário

IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO        3

INTRODUÇÃO        4

OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO        5

Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola        6

PLANO DE AULA        7

PLANO DE AULA 1        7

PLANO DE AULA 2        8

PLANO DE AULA 3        9

PLANO DE AULA 4        11

PLANO DE AULA 5        12

Regência        14

Desenvolvimento das atividades        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

Referências        17

 

        

        


 IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome do Estagiário: Francisca Joélia Saturnino de Moura Araújo                

RA: 2841290297

Curso: Pedagogia Semestre: 4º

Ano: 2016

Início do estágio: 17/10/2016

Término do Estágio: 09/11/2016

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Econvivência escola de educação Infantil LTDA

Endereço: Rua Redenção nº 82 chácara Tatuapé

Telefone: (11) 2081-1091

Responsável: Maria Paula Oliane Laurinto

INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio parte do principio e compreensão que o propósito da escola é que toda criança venha obter conhecimentos produzidos pela humanidade, para que possam ampliar as suas possibilidades para operá-las, transformando-as e redirecionando-as, tendo em vista a meta de transferir os avanços da civilização a serviço da humanização da sociedade.

O Trabalho de Conclusão do Estágio Supervisionado em Educação Infantil aqui apresentado foi realizado na Econvivência escola de educação Infantil LTDA, situada na Rua Redenção nº82 chácara Tatuapé, com o objetivo de colocar em prática, a teoria vista ao longo dos quatro semestres do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – Uniderp – Centro de Educação à Distância.

Durante o Estágio Supervisionado foi observado o trabalho do coordenador pedagógico, tendo sempre o foco na observação do relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Educação Infantil deste estabelecimento de ensino.

Nas observações em sala de aula foi registrado a prática docente do nível 1 do turno vespertino, assim como o relacionamento entre professor- alunos e de diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola, tais como: brincadeiras, roda de história, roda de conversas, atividades com pintura, atividades que envolvem  cuidados com o corpo da crianças. Os projetos políticos pedagógicos ganham coerência e estabilidade à medida que apresenta a realidade na qual ela está inserida, assim podemos destacar como são organizadas as práticas para trabalhar com indivíduos que atenderão no local onde está, pois seu enfoque é o eixo principal da organização das práticas pedagógicas que serão adotadas pelos educados. Tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.

OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO

O trabalho de Conclusão do Estágio Supervisionado em Educação Infantil aqui apresentado foi realizado na Instituição Particular Econvivência Escola de Educação Infantil LTDA-ME, localizada na Rua Redenção, 82 Chácara Tatuapé- São Paulo, as séries ofertadas  berçário, mini maternal, maternal, nível 1, nível 2 , números de alunos 94 o ambiente físicos contendo 9 salas de aulas , 1 secretaria, 1 pátio interno, 1 quadra aberta, 1 refeitório, 1 cozinha , 5 sanitário feminino, 5 sanitário masculino, 1 sanitário para professores , 1 biblioteca, 1 sala de vídeo e TV, 1 sala de leitura, 1 laboratório sala de artes. Durante a realização da aula os alunos estavam organizados em grupos o recurso didático utilizado na aula foram lousa e giz, o conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco tratamento de informação.

De modo geral a aula foi realiza oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em fez correções. Quanto á atuação da professora seu desempenho demonstra que ela é certa do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos.

Durante a aula, os alunos demonstraram interesse à avaliação foi realizada pela professora, quanto ao ambiente escolar preocupação como a prevenção de acidentes. Observei que os professores muito bem preparados, os professores sempre buscando ideias diferentes para chamar atenção dos alunos. Pois na educação infantil é difícil para chamar atenção deles, pois muito dispersos mai com toda distração dos alunos os professores estão de parabéns pela dedicação que tem para com os alunos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (343.8 Kb)   docx (170.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com