TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Educação Infantil

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO EDUCAÇÃO INFANTIL

 INTRODUÇÃO 

O Estágio Curricular Supervisionado de Observação e Atuação na Educação Infantil ocorreu no Centro Educacional Infantil Planeta Kids, localizada na Rua Dos Eucaliptos, nº559, Bairro Feu Rosa; Serra – ES.

O processo de estágio vem como resultado de exigências da grade curricular do curso de pedagogia, sendo um momento importante para à formação de um profissional. Este relatório tem como objetivo, apresentar as atividades desenvolvidas durante o período de regência no dia-a-dia da sala de aula, um processo continuo, para a aquisição de novos aprendizados, assim através deste estagio supervisionado, pode se colocar a teoria em prática, um momento propício até mesmo para reflexão da profissão escolhida.

1. ETAPAS DE OBSERVAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR.

O Centro Educacional Infantil Planeta Kids, foi fundado em 08 de Janeiro de 2006 e destina-se a Educação Infantil e atende em dois turnos matutino e vespertino, o órgão mantenedor é particular.

A instituição não tem organograma em sua forma gráfica, mas foi observado o quadro de funcionário e suas funções: 01 diretora, 01 pedagoga, 08 professores, 01 secretária, 02 auxiliares de serviços gerais, 03 auxiliares de creche, 02 merendeiras e 250 alunos.

A administração é feita pela equipe gestora da escola, formada pela diretora e pedagoga.

A estrutura física da instituição foi observada e consisti das seguintes dependências: 04 salas de aulas,01 secretária, 01 sala de direção, 01 biblioteca, 01 sala dos professores, 01 refeitório, 01cozinha, 01 pátio coberto, 02 depósitos (merenda e material didático) e 02 banheiros (funcionários e alunos).

A relação família x escola se dá de uma maneira interativa, pois a escola procura sempre manter contato com a família, promovendo reuniões pedagógicas periódicas, plantão de atendimento aos pais e quando necessário atendimento individual.

2. FILOSOFIA E MISSÃO DA INSTITUIÇÃO

A filosofia de contribuir para a efetivação de um processo de ensino – aprendizagem aberto ao diálogo com outros, ajudando na construção de concepção de mundo voltada não a forma de homens, mulheres e crianças, passivos, submissos, acríticos, mais capazes realizar uma leitura crítica e solidaria da realidade social, nela atua em favor de todos.

O processo pedagógico procura reafirmar a concepção da criança como cidadão, para que a mesma venha a se constituir como pessoa, com direito a educação, a saúde e seguridade.

3. CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O Projeto Político Pedagógico do Centro Educacional Infantil Planeta Kids é refeito de dois em dois anos, com a ajuda dos pais dos alunos que respondem a um questionário que é enviado para cada um e pelos profissionais que atuam na instituição.

4. SISTEMA AVALIATIVO DE AVALIAÇÃO E PROCESSO APRENDIZAGEM

O processo avaliativo praticado em sala de aula são feitos através de observações do professor, respeitando a individualidade do aluno.

O CEI Planeta Kids utiliza a ficha descritiva, como um dos métodos avaliativos, pois através de registro semestral das observações feitas pelo professor, se tornam documentos que podem servir de acompanhamento da real situação do aluno.

O ensino aprendizagem é baseado no ensaio e no erro, na pesquisa, na investigação e na solução de problemas.

5. VISÃO DA ESCOLA: OLHAR DO ESTÁGIÁRIO

Durante o período que estive na instituição observei que a gestão pedagógica se dá através de projetos desenvolvidos durante o ano, que se trabalha a questão de valores humanos, preconceito e o multiculturalismo.

As atividades pedagógicas são desenvolvidas através de uma rotina como músicas, pinturas, brincadeiras, passeios entre outros.

No espaço da sala de aula há cartazes elaborados pela professora, o que facilita a aprendizagem. Os conteúdos são organizados de forma didática por áreas de conhecimento, refletindo as intenções educativas da proposta curricular, com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os conteúdos são divididos em áreas de conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes, Movimento e Música.

 6. O COTIDIANO E A SALA DE AULA

Nas observações em sala de aula, foi possível verificas que os conteúdos são apresentados de maneira interdisciplinar, abordando diversas áreas de conhecimento, o que facilita a compreensão do mundo real, em sua totalidade.

Notou-se ainda um ambiente de afetividade, onde a professora escuta as solicitações dos alunos em clima de cooperação e interação. Os alunos respeitam a professora, sem ter medo dela, evidenciando atitudes que valorizam a ética e o respeito mútuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com