TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Educação Infantil

Por:   •  12/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.253 Palavras (26 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                        4

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO                                5

        

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO                                        6

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES                                                                7

PLANOS DE AULA                                                                                12

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS                                                                        23

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                26

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                        27



  1. INTRODUÇÃO

Este  relatório é o resultado do estágio obrigatório em que a aluna Daniela Moreira Jorge realizou na escola de Educação Infantil Mon Chemin, em São Paulo, no período de 01/09/2017 a 06/10/2017 como parte da programação curricular do curso de licenciatura em Pedagogia.

A aluna se empenhou em realizar todas as etapas do estágio, a saber: observação das aulas e regência, porém, além de um projeto teve uma compreensão sobre suas potencialidades e limitações como uma professora em formação.

A direção da escola e as professoras envolvidas no processo foram de vital importância, pois essas nortearam o processo de aprendizado no campo e a fizeram formar uma opinião sobre o quão difícil e cansativo por ser trabalhar na Educação Infatil, mas quão importante, prazeroso e satisfatório pode ser este trabalho.

A aluna pode vivenciar o dia-a-dia de uma escola de Educação Infantil e perceber que seu papel como professora vai muito além do cuidar, brincar e ensinar; as crianças são o futuro de nosso país e para que sejam plenas o papel do professor é o torná-las cidadãs críticas e conscientes.

 


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio foi realizado na escola de Educação Infantil Mon Chemin situada na região de Perdizes em São Paulo fundada em 1998, destacando-se por priorizar a prática dos valores humanos, da educação transpessoal e da excelente formação.  A escola tem por missão proporcionar a educação que assegure a formação de cidadãos reflexivos, autônomos, éticos, criativos, solidários e socialmente responsáveis.

O ambiente da escola é muito acolhedor e por ser pequena (58 alunos) permite a troca de informação entre a coordenação – família – professores de forma ágil e pessoal.

A aluna realizou o estágio de observação de aulas em todas as turmas, exceto no Berçário e as aulas foram ministradas para os 10 alunos alunos do Infantil III , sempre assessorada e supervisionada tanto pela professora de sala quanto pela coordenadora. Nada foi feito sem o aval das mesmas e principalmente sob  as orientações do conteúdo a ser ministrado e materiais a serem utilizados.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola é formada por um quadro de funcionárias capacitadas e habilitadas para suas funções. A maioria com mais de 15 anos de dedicação à proposta educativa. Conta também com 5 professores de sala com formação em Pedagogia e 7 professoras-assistentes além de profissionais especialistas em diversas áreas interdisciplinares como as professoras de dança, Língua Inglesa e Língua Francesa e nutricionista.

A escola inicia suas atividades às 7h00 e as crianças chegam alternadamente, uma vez que muitas são do período integral ou parcial. O almoço é servido todos os dias às 11h00 e o jantar as 17h00 sempre no refeitório da escola. A escola encerra suas atividades das 19h00 e os alunos, assim como na chegada, saem de forma alternada de acordo com seu contrato de atividades e número de horas. Atendem crianças a partir de 4 meses até 5 anos, salvo algumas exceções que podem ter 6 anos.

Os alunos são distribuídos de acordo com sua idade, sendo que a escola possui 5 possíveis turmas, a saber: berçário (a partir de 4 meses de idade), infantil I (1 ano de idade) , Infantil II (2 anos de idade), Infantil  III (3 anos de idade) e Infantil IV (de 4 a 5 anos de idade). A aluna pode observar as aulas das turmas dos Infantil II, III e IV e ministrou aulas para a turma do infantil II.

A escola dispõe de 5 salas de aula, 3 salas para o soninho, 1 sala para atividades corporais (dança, educação física) e 3 playgrands. Ainda contam com 1 cozinha, refeitório, sala dos professores, sala do computador para uso dos professores e quintal. A sala da coordenação/direção fica logo na entrada da escola, facilitando o contato com o pais e responsáveis pela criança.

O conteúdo programático é realizado anualmente e são agrupados em forma de projetos, o que auxilia na construção do conhecimento e raciocínio das crianças, pois as atividades do projeto em questão são selecionadas com base na atividade anterior, como causa e consequência, e naturalidade, sempre respeitando o ritmo de cada aluno.


  1. DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

 

 

 

Instituição: Escola Mon Chemin

 

Data: 05/09/2017

 

   Diário de observação

Local: Rua Capital Federal, 436 - São Paulo/SP

           de número

Hora de início/término da aula: 14h00-17h00

 

1

Professor regente: Luciana

 

 

Nível/Ano: INFANTIL II

 

 

 

 

Estagiária: Daniela Moreira Jorge

Observações da aula:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (282.6 Kb)   docx (86.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com