TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Educação Infantil 2021

Por:   •  8/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório crítico-reflexivo da disciplina Estágio Curricular Supervisionado

Curso: Licenciatura Pedagogia

Instituição: Cruzeiro do Sul

Nome:

RGM:

Disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil.

Ano e semestre: 2021/ 5°

Horas realizada: 100 horas

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

 Nome da Escola: EMEB Eneida Costa Assunção Farabello

Endereço: Rua Tereza n° 30 Bairro: Calmon Viana – Poá São Paulo.

Dependência administrativa: Pública

Diretoria de Ensino: Secretaria de Educação Municipal de Poá

Ano(s) Pré I e Pré II Educação Infantil 4 e 5 anos

Escola de educação infantil, bem organizada recém-reformada caracterizando tudo em perfeito estado, área externa em gramado sintético com pouco espaço interior, pátio onde fica o refeitório espaço pequeno com mesas e bancos adequados para crianças pequenas, cozinha com boa estrutura aonde atua uma funcionaria terceirizada. Possui cinco salas de aulas todas com boa iluminação, ventilação, lousas, lixeiras e bebedor de água, TV e DVD em todas as salas, não têm parque nem caixa de areia, não tem laboratório, biblioteca sala de jogos e música.

A limpeza é realizada por uma funcionária contratada por uma empresa terceirizada.

Introdução

O presente relatório é uma proposta reformulada de Estágio na Educação Infantil, que foi desenvolvida para o curso de pedagógica visando estabelecer reflexões sobre a pratica de ensino e aprendizagem na educação infantil, pois devido a Pandemia de Covid 19 não foi possível a presença do acadêmico em campo.

Ao longo desta proposta, do Plano de Trabalho reformulado devido ao contexto pandêmico COVID-19, de acordo com campo de estágio na Educação Infantil Pré I, foram estudados vários temas importantes tais como: O papel do professor e do ensino na educação infantil: na perspectiva dos autores Vigotski, Leontiev e Elkonin; A atuação do professor regente e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa, bem como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina. Também foram abordados os temas da BNCC e sua importância numa educação de qualidade.

Os profissionais da área de educação sempre estiveram comprometidos em atender as necessidades dos alunos, eles precisam não só disseminar  conhecimento, mas também buscar a interação e o incentivo para desenvolver suas competências e realizar seu trabalho da melhor forma possível. Portanto, os profissionais da educação precisam compreender essencialmente alguns conceitos como educação, sociedade, aprendizagem e conhecimento para garantir o sucesso de seu desempenho.

Este estágio estava previsto para ser realizado na Escola Municipal EMEB Prof.ª Eneida Costa Assunção Farabello, entretanto foi realizada apenas a parte teórica devido o fechamento parcial de todas as escolas em função da pandemia que assola nosso país. Apesar de não proporcionar ao acadêmico a vivência em campo, em sala de aula o estágio proporcionou um conhecimento Importantíssimo ao desenvolvimento do acadêmico, possibilitando uma análise crítica e criativa de soluções dos problemas do cotidiano escolar.

Perfil do Professor

Neste estágio foram realizadas 100 horas, acompanhei a professora pelo ensino remoto e a mesma foi atenciosa e comunicativa. Me explicou como era desenvolvida todas as atividades, e me informou sobre os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem, me colocou em um grupo de whatsapp aonde consegui interagir com a mesma e as mães dos alunos que realizava as devolutivas das atividades mencionava as dificuldade dos alunos e o nível de dificuldade, tive acesso à plataforma da secretaria de educação de Poá, aonde toda semana e colocada às atividades.

 Sua carreira de professora começou em 1995 no ensino fundamental e infantil e atua até hoje. Tem nível superior em pedagogia e 23 anos que trabalha na prefeitura de Poá.

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

Início com o alfabeto, cantando música e lendo as letras, com a escrita dos nomes dos alunos e letra inicial, gosta de trabalhar também com o alfabeto de animais, Contagem diária dos alunos presentes e que faltou, calendário, músicas que envolvem contagem (como a dos indiozinhos) e com as formas geométricas construindo com palitos e relacionando com as formas ao redor: porta, lousa, telhado, sol, Aproveitei a árvore de natal para trabalhar o triângulo (forma da árvore) e círculo (bolinhas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com