TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado

Por:   •  18/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.009 Palavras (13 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO

INTERNACIONAL UNINTER

ANA PAULA LOURES LAROCA,

RU: 1558992

ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

ENSINO MÉDIO

JUIZ DE FORA

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO

INTERNACIONAL UNINTER

ANA PAULA LOURES LAROCA,

RU: 1558992

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado – Ensino Médio apresentado ao curso de pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Juiz de Fora

2018

Sumário

1-INTRODUÇÃO 4

2- ESCOLA ESTAGIADA....... ......................................................................................................5

3- CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL 5

3.1- CARACERIZAÇÃO DA SALA DE AULA ESTAGIADA 5

3.2-CARACTERIZAÇÃO DO PROFESSOR ESTAGIADO 6

3.3-CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA 6

4-CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA................................................................................................7

5-CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

6- REFERÊNCIAS 10

1-INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado- é primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação, pois este é indispensável na formação de docentes. Este é o momento da formação em que podemos vivenciar experiências, e conhecendo melhor a área que vamos atuar, é um processo de conhecimento necessário para a formação de um profissional que deseja realmente estar preparado para enfrentar os desafios.

Para a construção deste relatório foi realizada, orientada e fundamentada nas seguintes atividades desenvolvida como: a observação, a participação, entrevistas e levantamento de dados, com o intuito de alcançar esses princípios da educação construtivista que propõe a interação entre os educadores e educandos.

Este descreve o contato com a instituição e as atividades do dia. O relatório está dividido em três etapas: a primeira se refere à descrição das características da instituição estagiada, concepção pedagógica, seu espaço físico, característica dos profissionais que lá atuam e o publico atendido pela instituição; a segunda diz respeito à elaboração do projeto; a terceira trata das considerações finais do estágio quanto à importância na formação pedagógica.

O Estágio Supervisionado : Observação e Prática no Ensino Médio na instituição rede pública Escola Estadual Tolomeu Casali, que foi instituição estagiada , também foram realiza das: 34 horas 20 minutos de visitas à Instituição Estagiada para observação participativa nas aulas de Historia no Ensino Médio com: participação em atividades de planejamentos , reuniões de professores . Foram 3 horas e 20 minutos para à aplicação do plano de aula elaborado por mim Ana Paula Loures Laroca - RU:1558992, O Estágio Supervisionado: Observação e Prática no Ensino Médio foram desenvolvi das 20n horas e 20 minutos pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER, divididas nas seguintes atividades : web, leituras, elaboração de plano de aula, leitura individual e elaboração de relatório.

2- Escola estagiada

Escola Estadual Tolomeu Casali está localizada em Rua Antalcidas Rezende, 145, São Sebastião. CEP: 36152-000. Goiana - Minas Gerais O telefone da escola é (32) 3274-5260 e o email é escola.69574@educacao.mg.gov.br. A escola da rede estadual em Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA.

A unidade foi construída especificamente para atender crianças de Educação Fundamental I e II, Ensino médio e Educação Infantil, pois nesta época e cidade de Goianá era Município de Rio Novo- MG e era a única escola dentro do município. Hoje a escola conta com um espaço amplo e se encontra em boas condições para receber as crianças, o espaço ao ar livre é utilizado para atividades físicas diversificadas, além de pátio com área coberta, lembrando que nos dias de hoje está só atende fundamental II e Ensino Médio. No mais, ainda dispõe de 9 salas de aula, 8 banheiros sendo 4 femininos e 4 masculinos, cozinha, despensa, refeitório, secretaria, almoxarifado, sala de computação, sala de leitura e vídeo e sala de professores.

3- Caracterização estrutural

Atualmente, a escola conta com 32 professoras, sendo estes efetivos e desiguinados, mas todas com formação superior. A gestora em exercício atua a 22 anos na área da educação. Na atual função, gestora, está a 5 anos, dando início ao seu segundo mandato e o acesso se deu através de eleição em ambos. A equipe técnico-pedagógica é formada apenas 2 supervisoras pedagógicas, 3 técnicos auxiliar de secretaria e 1 secretaria. De acordo com o último senso, a instituição atende 421 crianças, nos turnos manhã e tarde e noite distribuídas nas turmas fundamental II, ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. A escola atende crianças cujas famílias têm os mais variados níveis socioeconômicos, uma vez que são famílias sustentadas com trabalho informal, outras com trabalho formal de carteira assinada e outras com benefícios do governo federal.

Foi possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com