TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado: Educação Infantil

Por:   •  15/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Licenciatura em Pedagogia – EAD

Nome: Fernanda Borges do Nascimento Badures

RGM: 17331790

4° Semestre

Relatório de Estágio

Supervisionado: Educação Infantil

ANO- 2018

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA:

Escola - Privada Do Ensino Infantil, Fundamental e Médio

Nome – Sistema de Ensino Objetivo

Nome Fantasia: Colégio Objetivo

Dependência administrativa: Diretoria de Ensino.

Anos e Níveis Escolares: Educação Infantil ao 5°ano.

Endereço: Av. Presidente Wilson, 424 - Itararé,

São Vicente - SP, 11320-000

Telefone: (13) 3569-1919

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA:

Os professores são formados em pedagogia escola tem 11 anos de funcionamento, tem 500 alunos e 30 professores.

Para atender os alunos das turmas do Infantil ao Ensino Fundamental a unidade é dotada de espaços totalmente ambientados por faixa etária, ao total são 15 salas, cuidadosamente decoradas, agradáveis e estimulantes. A sala do infantil oferece estimulação, dormitório, cadeiras, mesas e brinquedos lúdicos para cada faixa etária, ar condicionado em cada sala, armários para guardar os materiais didáticos e do uso das crianças, janelas grandes em todas as salas, boa iluminação, lousas grandes e de boa visualização de todos os alunos, televisões e data show em todas as salas, tudo planejado para o conforto e bem estar dos alunos. As turmas de ensino fundamental dispõem de salas amplas e totalmente equipadas para o melhor desenvolvimento das disciplinas.A infraestrutura do colégio conta também com quadra poliesportiva,refeitório,cantina com almoço, playground diferenciado com brinquedão,tartarugário,laboratório de ciências,biblioteca,laboratório de informática,auditório,sala de capoeira e judô,sala de ginástica rítmica e balé,sala de coordenação dos professores e de reunião,almoxarifado,banheiros com fraldário,pias e vasos sanitários do tamanho das crianças pequenas e chuveiro, enfermaria,cozinha para funcionários e secretaria.

A escola tem total segurança com monitoramento 24 horas de câmeras em todo colégio, durante o dia ficam dois porteiros, e seis inspetores pela escola.

A escola oferece todos os ensinamentos, desde a parte do infantil até a coordenação. sua infraestrutura esta acessível para todos os alunos e a parte pedagógica preparada para ensiná-los.

Horários de Funcionamento:

O Colégio funciona de segunda à sexta-feira da s 07 h30min ao 12h00min e da 13h00min às 17h30min.

INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado no colégio Objetivo em São Vicente, na sala do Infantil I do Ensino Infantil de 22/10/2018 à 14/11/2018 Para o seu desenvolvimento foram necessárias cem horas de observação em sala de aula, realização de anotações das aulas assistidas e entrevista com a direção da escola para conhecer melhor a sua concepção pedagógica.

Os objetivos do estágio supervisionado Educação Infantil foram:

Apontar as relações entre a teoria estudada e a prática, através da pesquisa e observação; Detalhar a auto-observação das vivências para relacioná-las com a função

Futura de docente;

Exercitar as habilidades de descrição, compreensão e interpretação dos

Fenômenos educativos.

No relatório de Estágio serão abordados itens como a identificação da e Scola

Estagiada, caracterização da equipe pedagógica, concepção pedagógica da escola, a descrição das aulas assistidas entre outros assuntos que estão na da questão e da realidade da escola que nos propomos a observar.

PERFIL DOS PROFESSORES

A professora Adriana é formada em Pedagogia e trabalha na área de educação infantil há dez anos nessa mesma escola. A professora é carinhosa e receptiva com os alunos e acompanha essa mesma turma desde o mini maternal por essa razão conhece muito bem cada aluno e demonstra ter vínculos com eles. Demonstra ser realizada com a profissão e sua perspectiva sobre a Educação Infantil nas escolas brasileiras é que mesmo que as mudanças ocorram de forma lenta, ela consegue observar a cada ano uma melhora nessa modalidade de educação.

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

Durante o está gio no Colégio Objetivo acompanhei

a prof. Adriana responsável pela turma Infantil I, o horário de entrada dos alun os é 13:00 hs, na chegada eles são recepcionados pela professora, que os organizam em fila para a entrada na sala de a ula. Às 14:30hs os alunos saem para lanchar, as crianças lavam as mãos, e cant am uma música antes do lanche, após o lanche as crianças fazem a escovação dos dentes e vão para o pátio para o recreio onde brincam sob a supervisão da professora. O horário de saída é as 1 7:30 hs, os alunos formam fila e vão para próximo do portão para aguardar os seus responsáveis. Durante o a companhamento pude observar e auxiliar a professora, a iniciava as aulas apresentando para as crianças a rotina, em seguida se iniciava as atividades, entre elas: atividades da apostila que a s crianças utilizam, leitura de histórias, roda de conversa e etc. e recentes conhecimentos, como critérios de avaliação a escola utiliza os diferente conhecimentos, e procedimentos e atitudes das crianças apresentados n o bimestre. A observação e o registro da s produções, falas, expressões e posturas desenvolvidas ao longo de cada semana é que permite aos p rofessores situ ar cad a criança em relação ao grupo e a si mesma.

FOCOS D E OB SE R VAÇÃO PARA A ED U C AÇ ÃO INF AN TIL

FOCO 1 - Música

Durante a realização do estágio, observei que a professora trabalha sim a

Música com seus alunos, com abordagens diferentes.  No momento

Quando chega, se desloca para a sala sempre cantando alguma música que envolve alguns gestos, e também ao se deslocar para o momento do lanche.  Em sala a professora utiliza a música tanto para movimentação, como também para trabalharem a oralidade das crianças, pois elas cantam, e decoram esses repertórios, tendo assim posterior mente um vocabulário para se trabalhar no ensino fundamental.  São apresentadas diversas músicas como: cantigas de roda, músicas folclóricas, regionais, artistas infantis, etc. Algumas ensinando princípios de moralidade, cidadania e respeito desse modo trabalhando na criança a cidadania também.   A música faz par te da vida do ser humano desde seu princípio, através da música a criança expressa seus sentimentos, se comunica e interagem com o mundo dos adultos. Assim explica o RCNE I (Brasil, 19 98. P.51)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (122.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com