TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado Educação Infantil

Por:   •  25/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 6
  1. DADOS DO ALUNO/ CURSO

Nome: Karen Milena Gonçalves Martins        

Curso: Pedagogia

Instituição: UNIFRAN

Semestre: 3º semestre

RGM: 20585187

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de realização do estágio: 2019/2

Horas realizadas: 100 horas

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Realizei o estágio no INEC – Instituto Educacional de Coromandel, localizado na Av. Dr. Humberto Machado, nº 216 no bairro São Domingos na cidade de Coromandel, Minas Gerais.   É uma instituição de ensino privado.  

A diretora é a Lécia Regina e a supervisora Isabella.

Eu observei os diferentes níveis escolar sendo assim o grupo cinco, grupo quatro, grupo três, grupo dois da educação infantil.

A escola tem uma ótima estrutura, bem limpa ampla e arejada, possui quadra para esportes, cozinha para aulas de culinária, salas de vídeo com ar condicionado, todas as salas de aula dois ventiladores frente e fundo, quadro negro, laboratório de informática com 25 computadores, biblioteca, sala de jogos, brinquedoteca, laboratório de biologia.

  1. INTRODUÇÃO

 As atividades realizadas no dia a dia são a maioria de acordo com o livro didático adotado pela instituição, que é do sistema de ensino positivo, as demais são realizadas para complementar.

Cumpri cinco horas de estágio por dia, no período de 12h30min ás 17h30min por 20 dias, observando e obtendo prática a partir da orientação da professora supervisora do estágio.

É um local muito organizado, compreendem bem as necessidades dos alunos os profissionais são bem capacitados, tem uma ótima gestão, a linha pedagógica adotada é o sistema de ensino positivo. Conta com uma grande equipe de funcionários. Em cada turma possuem uma professora e uma monitora para auxílio, banheiros dentro de cada sala dos grupos dois, três, e quatro.

O conteúdo dos livros são bem dinâmicos e interativos, possibilitando várias atividades com pintura, roda de conversa, ao ar livre e de várias outras maneiras que permite cada aluno se expressar de forma individual.

         Para mim a escola se encaixa bem na forma em que estou compreendendo a pedagogia, em aspectos intelectuais e para formação de cada criança também fora da escola. Essa prática foi bem aproveitada por mim, pois obtive uma visão individual de diferentes idades, formas de ensino para cada criança observando cada um, para analisar diferentes formas de aprendizagem de acordo com cada um.

4. PERFIL DOS PROFESSORES

 As professoras que acompanhei em sala de aula são todas muito bem capacitadas, comprometidas em dar o melhor para seus alunos. Todas preparam suas aulas em casa, seguem o plano escolar da escola, que é através de livros didáticos do sistema de ensino POSITIVO. Ambas possuem as mesmas características, trabalham com muito carinho com as crianças, fazem brincadeiras e ajudam eles de formas criativas a ter interação uns com os outros.

Professora de educação infantil do grupo cinco: Keila, graduada em pedagogia, cursando pós-graduação em educação infantil e psicopedagogia, observei no período da tarde durante vinte e cinco horas;

Professora de educação infantil do grupo quatro: Luana, graduada em pedagogia observei no período da tarde durante trinta horas;

Professora de educação infantil do grupo três: Jhennifer, graduada em pedagogia, observei no período da tarde durante quarenta horas;

Professora do maternal dois: Bruna Emilly, graduada em pedagogia no período da tarde durante cinco horas.

5. PRÁTICAS PEDAGOGICAS DAS PROFESSORAS

Cito abaixo algumas práticas mais relevantes e frequentes por mim observadas durante o estágio.

As professoras por mim observadas abordam frequentemente as mesmas práticas, sendo educadores democráticos adotam uma abordagem sócio construtivista, tendo como principal foco o entendimento e a obtenção da aprendizagem relacionado com a interação do individuo com o meio.

Professora Keila do grupo cinco atua de forma carismática com os alunos preestabelecendo um relacionamento amigável e dando a eles uma grande liberdade na forma para pensar e cumprir as atividades propostas, muito didática e traz coisas lúdicas para o ensino, e muito comprometida com o aprendizado de seus alunos.

A professora Luana do grupo quatro, é sempre muito disposta a ver as necessidades individuais de cada aluno, adapta a escola e as atividades do livro para coisas vivenciadas no meio escolar. Utiliza muito dos recursos pedagógicos que a escola oferece, como jogos de letras, e sala de vídeo.

A professora do grupo três Jeniffer, utiliza de um método de ensino lúdico, ensinando bastante através de brincadeiras, trabalha com muito diálogo e comprometimento com alunos, realiza várias atividades ao ar livre, aproveitando as oportunidades de um ensino mais interativo.

A professora do maternal dois, é muito carinhosa, tem a preocupação de manter cada aluno o mais confortável possível, observa e estimula constantemente cada um, atua como “mãe” durante o período de aula, os ensinando além de conteúdos didáticos, a convivência e interação deles uns com os outros.

Pude observar que as aulas são bem interativas, que as crianças brincam muito enquanto aprendem. Que são utilizados diversos recursos, como massinhas para modelar, pintura, brincadeiras, salas de vídeos e isso descontrai o ambiente escolar, mais não deixa de ter relação com o conteúdo estudado naquele momento.

6. FOCO 1:

Tema – Jogos e brincadeiras: o grande papel dos jogos no desenvolvimento cognitivo das crianças é possibilitar a produção do conhecimento e também a estimulação da afetividade na criança através da essência da infância que é o brincar, a criança compreende o universo lúdico comunicando e compreendendo consigo mesma e com o mundo estabelece relações sociais, aceita a diversidade de cada um. Os professores utilizam dessa forma os jogos de brincadeiras no auxilio para uma boa educação, obtendo grandes benefícios tanto físicos quanto cognitivos das crianças. Todas as salas que realizei o estágio utilizaram as brincadeiras e os jogos como forma de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com