TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.376 Palavras (14 Páginas)  •  7.123 Visualizações

Página 1 de 14

Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Pedagogia – EAD

Relatório de Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Leomira Gambine Carrilho

RGM 14100894

2015

RESUMO:

O relatório irá apresentar a descrição do local aonde foi realizado o estágio supervisionado, período de duração e as atividades desenvolvidas as planilhas anexo, as reflexões feita durante a prática vivenciada e os dois focos: jogos e brincadeira e cuidar.

No Estágio Supervisionado objetivei aperfeiçoar e aprimorar a minha prática em sala de aula, vivenciar a realidade e o contexto profissional, além de poder vivenciar as situações do dia a dia da educação infantil.

Portanto, a formação do educador infantil deve estar baseada na concepção de educação infantil, que deve buscar a superação da dicotomia educação e assistência, levando em conta o duplo objetivo da educação infantil de cuidar e educar. Para isso, envolve planejamento, estudo, dedicação, amor e principalmente cumplicidade.

O profissional da educação infantil deve ter uma concepção que valorize as brincadeiras e jogos, por favorecer o desenvolvimento psíquico e físico da criança, por desenvolver as habilidades básicas e novos conhecimentos, contribuindo para a socialização das crianças, além de propiciar a realização de atividades coletivas e individuais. Sendo assim, para o professor ferramentas pedagógicas quando utilizada de forma intencional.

O Estágio Supervisionado confirmou que a prática e a teoria não caminham de forma individual, uma completa a outra, e principalmente que o professor necessita planejar, pesquisar, estar em constante busca, pois a educação se renova a todo instante.

O Estágio Supervisionado também veio para confirmar a minha intenção de prosseguir nesta área, que me encantou desde o primeiro contato com os artigos e as disciplinas do curso de graduação de pedagogia.

1. Informações Gerais sobre o local onde o Estágio Supervisionado foi cumprido:

1.1 Caracterização da Escola:

Nome da Instituição: Colégio Franciscano

Nossa Senhora Aparecida

Endereço: Alameda Jaruaperi 416 Moema

Cep 04523 011 São Paulo – SP

Dependência administrativa: Privada

Nome da Diretora da Escola: Irmã Priscilla Rossetto

Diretoria/Secretaria de ensino: Região Centro Oeste

1.2 Estrutura Física da Escola:

O Colégio Nossa Senhora Aparecida possui diversas salas de aula, espaço para atendimentos diversos capela, oratório, laboratório de informática, ambulatório médico, restaurante, lanchonete, auditório, bibliotecas informatizadas, laboratório de ciências naturais, sala de artes e de música, centro esportivo completo.

1.2.1 Estrutura Física do Edifício de Educação Infantil:

O prédio foi construído e planejado exclusivamente para atender crianças a partir de 1 ano desde que já caminhem sozinha, o mobiliário e instalações adequadas à faixa etária.

20 salas de aula

03 salas de orientação educacional pedagógica

12 conjuntos de sanitários/fraldário conjugados

01 espaço coberto para recreação

04 depósitos de materiais

02 elevadores

02 play grounds

01 oficina

01 marcenaria

01 conjunto de vestiário

01 depósito de lixo

01 área de coleta de lixo

01 laboratório de informática

01 biblioteca informatizada

03 sanitários social (adulto)

01 área de circulação e convivência

02 salas de máquinas

01 conjunto de caixa d’água

Pátio

Horta

Jardim

Baia de acesso

Refeitório

2 Focos de Observação

2.1 Informações sobre o professor:

Professora Milena Aparecida Cavalcante Sucena, habilitação professora pedagógica, formada pela Faculdade São Judas, com pós graduação em Artes e desenho pela USP, inicio na escola fazendo estágio e atua como professora titular da instituição desde 2011.

2.2 Escolha do Foco:

1. Jogos e Brincadeiras

2. O cuidar

Escolhi estes dois focos por entender que a criança necessita dos cuidados de forma integral, não apenas os básicos e do brincar, que próprio da criança, porém fundamental para sua aprendizagem, uma vez que brincando se aprende e constrói sua identidade.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil:

“Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.”( RCNI, 1998, pág. 23, v.01)

2.2.1 Consideração sobre o Foco 1: Jogos e Brincadeiras

Optar por este foco é considerar que a criança aprende brincando, de forma divertida e lúdica, pois o brincar faz parte principalmente nesta fase acontecem às imitações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com