TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  4/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  2.599 Visualizações

Página 1 de 5

Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Pedagogia - EAD

Relatório de Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Gabriela Martins Luchi Costa

RGM: 14122103

2015

1. Informações Gerais sobre o local onde o Estágio Supervisionado foi cumprido:

1.1 Caracterização da Escola:

Nome: Colégio Sedes Sapiens Ltda-Me

Endereço: Rua James Stolz, 253

Dependência Privada

Diretora: Denise Almada

Diretoria/Secretaria de Ensino:

1.2 Estrurura Física da Escola:

    A estrutura física da escola é ampla, dividida em ambientes para o auxílio da prática docente.

    As salas de aulas são pequenas, porém, acomodam a quantidade de alunos que variam de 8 à 12. Os ambientes são decorados com a linguagem adequada de acordo com a faixa etária de cada turma.

    A biblioteca tem muita variedade de livros e o espaço é amplo para que na leitura, possa ser acrescentado o lúdico com brincadeiras e jogos.

    A sala de informática possui um processador para cada aluno e alguns livros para o auxílio das aulas.

    A quadra, onde são realizadas as aulas de Educação Física, Ballet e Atividades de Recreação é coberta e possuí arquibancada.

    Nas dependências da Escola, os alunos podem contar com um parque coberto com variedade de brinquedos que se encontra ao lado do pátio.

    O refeitório é pequeno e há a necessidade do auxílio do pátio para as refeições das crianças.

    A diretoria, a administração e a sala dos professores da Escola são bem acomodadas para a rotina.

    O prédio conta com 6 andares e toda a dependência é bastante arejada para facilitar a estadia das crianças.

    A Estrutura da escola é bem colocada para que as crianças possam contar com uma diversidade de aprendizagem e lazer.

2. Foco de observação:

2.1 Informações sobre o Professor:

Nome: Jeane de Freitas

Graduada em Pedagogia há 5 anos, exercendo a função de Professora do Maternal  desde a sua formação na mesma unidade escolar.

2.2 Escolha dos focos:

1- O Cuidar

2- A “Contação”de Histórias

2 2.1 Considerações sobre o Foco 1:

    A higiene das crianças é realizada antes e após as refeições, após a realização de atividades com tintas, após o uso do toalete tais como: Lavar as mãos e escovar os dentes, decorrentes de músicas que incentivam o ato e disciplina das crianças.

    O cardápio para a alimentação é elaborado por uma nutricionista diariamente com alimentos variados e adequados para a nutrição das crianças.

    Os horários são sempre respeitados assim como as regras de comportamento que são fiscalizados pelos educadores e auxiliares.

    A rotina incentiva a autonomia das crianças e o respeito às regras, respeitando suas vontades e limitações. Lembrando que as crianças se desenvolvem em momentos de imitações, os auxiliares além de acompanhar, realizam as atividades juntamente com as crianças para que possam aprender de forma adequada.

    Nesse processo de aprendizado, as crianças são lembradas e incentivadas à darem continuidade dos hábitos em sua rotina fora da escola.

    A estrutura dos espaços disponíveis para a higiene e nutrição das crianças é compatível com seus tamanhos e idades, tais como: Lavatórios, vasos sanitários, mesas e cadeiras para as refeições que são adaptados e facilitados para a realização das tarefas.

    A escolha do foco foi baseada na percepção de que a saúde e o bem-estar das crianças contribuem para o desenvolvimento do aprendizado escolar e o professor é responsável por essa contribuição.

    A escola e os educadores são responsáveis pelos cuidados individuais de cada criança, zelar por esses cuidados e mantê-las saudáveis estão integrados em seus direitos como crianças e cidadãos.

2 2.2 Considerações do Foco 2:

    Os momentos de “Contações de Histórias” estão presentes diariamente no conteúdo dos planos de aulas e são partilhadas em rodas através de livros de contos, lendas e filmes como: Saci-Pererê, Chapeuzinho Vermelho, dentre outros, e histórias de personagens que vivem situações parecidas com as que as crianças vivem.

    A professora lê as histórias e ao finalizar, dialóga com as crianças sobre o tema, permitindo que elas recontem e introduzam sua imaginação para outros contextos e os tragam para a sua realidade para que tenham aprendizado significativo do conhecimento utilizando-se de objetos que facilitam seu entendimento como: dedoches, figuras, personagens, dentre outros.

    A “Contação de histórias” é tida como um elemento importante na aprendizagem da Educação Infantil, pois disperta o interesse e curiosidade nas crianças, desenvolvendo o raciocínio e o questionamento sobre os assuntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com