TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado em Gestão

Por:   •  16/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 8

UNICID-Universidade Cidade de São Paulo

Pedagogia-EAD

Relatório de Estágio Supervisionado em Gestão

Elisangela Teodoro Cavalcanti

RGM 13117262

SÃO PAULO

2015

1-CENÁRIO DA PESQUISA

1.1- IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

EE Eder Bernardes dos Santos –SD PM

Rua Ary Cordovil, 251-Encosta Norte-Itaim Paulista

Telefone 2963-2122

Diretoria de Ensino Leste 2  

Diretor: Sebastião Nunes Jacinto

1.2- INFORMAÇÕES GERAIS

A escola possui um quadro de 84 docentes especializados com formação desde a Pedagogia e Psicopedagogia até com habilitação em Educação Especial e licenciatura específicas

1.3- MODALIDADES DE ENSINO E TURNOS QUE A ESCOLA OFERECE

Ensino Fundamental dos anos iniciais

Ensino Fundamental dos anos finais

Ensino Médio

Ensino de Jovens e Adultos

Total de 41 turmas

Turno manha  das 07:00h às 12:20h

Turno Tarde das 13:00h às 18:20h

Turno Noite das 19:00h às 23:00h

1.4- ESTRUTURA FÍSICA

              A escola possui uma excelente estrutura física, com 19 salas de atividades, divididas em dois andares, sala do acessa escola, laboratório de informática, sala de leitura, sala de multimídia, 04 banheiros, 02 banheiros para funcionários, refeitório, cozinha, cantina, área de serviços, almoxarifado, depósito, secretaria, sala dos professores com cozinha, sala de coordenação, sala da direção, sala de arquivos, e,  espaços que atende às necessidades da escola, segundo aos aspectos físicos e adequados a portadores de necessidades especiais.

2-FOCOS DE OBSERVAÇÃO

2.1- Diretor e a Gestão Democrática    

 A escola estadual Eder Bernardes possui  sim uma Gestão Democrática consolidada, mas não é uma tarefa fácil. O diretor precisa ter conhecimento e sensibilidade para lidar com os diversos aspectos que interferem no bom funcionamento da escola que dirige: do domínio das questões financeiras e legais à comunicação com pais, do relacionamento entre os funcionários à gestão da infraestrutura do local. A lista abaixo dá uma ideia da complexidade de sua atuação:

2.1.1- As principais funções do diretor

  • Cuidar das finanças da escola;
  • Prestar contas à comunidade;
  • Conhecer a legislação e as normas da Secretaria de Educação para reivindicar ações junto a esse órgão;
  • Identificar as necessidades da instituição e buscar soluções junto às comunidades interna e externa e à Secretaria de Educação;
  • Prezar pelo bom relacionamento entre os membros da equipe escolar, garantindo um ambiente agradável;
  • Manter a escola  limpa e organizada;
  • Garantir a integridade física da escola, tanto na manutenção dos ambientes quanto dos objetos e equipamentos;
  • Conduzir a elaboração do projeto político-pedagógico, o PPP, mobilizando toda a comunidade escolar nesse trabalho e garantindo que o processo seja democrático até o fim;
  • Acompanhar o cotidiano da sala de aula e o avanço na aprendizagem dos alunos;
  • Incentivar e apoiar a implantação de projetos e iniciativas inovadoras, provendo o material e o espaço necessário para seu desenvolvimento;
  • Gerenciar e articular o trabalho de professores, coordenadores, orientadores e funcionários;
  • Manter a comunicação com os pais e atendê-los quando necessário.

Todo esse trabalho, no entanto, não pode ser solitário. O diretor, como líder da escola, deve envolver sua equipe de professores, coordenadores, orientadores e funcionários no planejamento e execução das tarefas. Além de garantir uma gestão transparente e democrática, saber delegar é fundamental para dar conta do trabalho.

Essa articulação e parceria entre todos os profissionais deve sempre visar à meta principal de toda e qualquer escola: a aprendizagem dos alunos. Afinal, é função primordial do gestor prezar pela qualidade do fazer pedagógico da instituição que dirige, não sendo apenas um provedor e organizador de recursos.

2.2- Direção Escolar: áreas de atuação  

Considerando que em nível de graduação, segundo a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN)n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, Art. 64, é o curso de Pedagogia que forma os profissionais de educação para a administração, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, refletiremos, na sequência, sobre a atuação desse profissional na perspectiva do trabalho coletivo na organização escolar. Ou seja, pretendemos repensar a atuação de cada especialista na proposta de trabalho coletivo na organização escolar.

O Diretor da EE Eder Bernardes dos Santos - SD PM além da licenciatura em matemática a mais de 20 anos se formou pedagogo em 2001, e, em 2011 foi designado diretor em cargo vago nesta unidade escolar, mas conta com uma experiência de direção de mais de 08 anos.

A Escola Eder Bernardes dos Santos tem uma característica interessante aos olhos de administradores no geral, por estar situada dentro de uma comunidade carente e ao lado de uma Fundação Casa, é ainda mais  desafiante. Quanto à administração escolar,  o diretor trabalha numa perspectiva de trabalho coletivo, busca envolver toda a comunidade escolar, professores, equipe pedagógica, alunos e pais de alunos. Procura criar momentos de conscientização da comunidade escolar, como um todo, para o fato de que os problemas enfrentados no cotidiano escolar não estão descolados da realidade social em que a escola está inserida. Inclusive, fazer trabalho de conscientização junto aos professores no sentido de que revejam sua postura e atualizem-se para melhor exercerem sua função de agentes de transformação neste contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com