TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado na Educação Infantil

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  2.411 Visualizações

Página 1 de 7

Cruzeiro do Sul – Educação à Distância

Universidade de Franca

Curso Licenciatura em Pedagogia

Relatório de Estágio Supervisionado na Educação Infantil

Franca – SP

2015

Érica Cristina De Souza Machado Nunes

RGM: 14108143

Relatório apresentado à Cruzeiro Do Sul/ ead como requisito parcial para avaliação da disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil do 4° período do curso de Licenciatura em Pedagogia – Orientado pelo Tutor: Felipe Daniel Vidotti Monteiro

 Sumário

1-Apresentação

2-Caracterização da instituição

3-Apresentação de resultados

4-Conclusão e recomendações

1-Apresentação

Dando conclusão à primeira etapa do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia, tendo em vista a necessidade de uma experiência pratica onde aplicou – se grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo dos períodos anteriores com os princípios teóricos estudados, agora trabalhado em sala de aula, neste momento, aliou- se a teoria a pratica, demonstrando assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente.

O Estágio Supervisionado foi realizado com a         Turma do Maternal 2D, no CCI -  Centro de Convivência Infantil Joana Angélica De Jesus, localizado à rua Jacinto Nery, N° 455, Bairro: Leporace 2, Franca –SP CEP: 14407026, Descrição: Educação Infantil Creche. Esta etapa com carga horária de 100(cem) horas, teve inicio no dia 01/09/2015 e terminou no dia 04/11/2015.

O Estágio teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adequados nas disciplinas estudadas, bem como confronta- lós com a pratica pedagógica, buscando firmar uma pratica que seja significativa.

Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula que se baseou na tendência sócio interacionista do processo de ensino- aprendizagem.

Encontra- se descrito neste trabalho as observações não só do processo de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. Dentro deste pressuposto, procurou- se conviver e observar uma forma de direcionar a pratica pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica de aprendizagem e sua efetividade.

2-Caracterização da instituição

A creche Joana Angélica de Jesus como é estruturada atualmente foi criada em 2008, é uma instituição mantida com verba da Prefeitura Municipal De Franca, com corpo docente composto por profissionais contratados por uma equipe filantrópica que administra a creche sem fins lucrativos, muitos desses profissionais com nível superior completo ou em fase de conclusão, além de coordenador pedagógico. Oferece ensino as crianças de quatro(4) meses à cinco (5)anos de idade em período integral.

Funciona em um espaço amplo, com pátio sem cobertura onde há muitos brinquedos e parquinho. As salas de aula são amplas e bem arejadas; paredes e iluminação, instalações sanitárias (banheiros), tudo bem conservado e limpo; bebedouros adaptados, adequados e higienizados. Possui amplo refeitório, com mesas e cadeiras, pista quente, a cozinha é toda equipada com fogão industrial de quatro bocas, liquidificador, batedeira, forno, lavadora de louça, lactário também limpo e equipado. Possui uma biblioteca com grande acervo de livros infantis novos. Cinema com DVD, TV e sofás individuais para cada criança. Ainda há os chamados “cantinhos”, onde é cheio de brinquedos. Uma secretaria, sala médica, sala de informática.

A creche possui dois portões grandes e um pequeno. Mas para entrada e saída só é aberto um, com um funcionário disponibilizado para inspeção e observação da entrada e saída dos pais com as crianças.

Corpo Docente- Com um número significativo de Educadores por sala, sendo um total de doze educadores, professora de balé, capoeira, dança. Cozinheira, faxineira, lactarista, auxiliar de coordenação e coordenadora.

Corpo discente- A clientela da instituição é composta por alunos de classe social baixa, que residem em bairros adjacentes à creche, que está localizada na zona norte da cidade, filhos de pais trabalhadores assalariados, que deixam seus filhos na creche para poder ir trabalhar.

3-Apresentação de resultados

O Planejamento é construído sempre no inicio do ano e se encontra com a Direção à disposição dos professores e também da comunidade. Nele se encontra as diretrizes da relação dos conteúdos, objetivos e metodologias para execução de cada atividade, elaborado pela coordenação com ajuda de seus professores.

Esse é um momento de muita reflexão sobre a pratica educativa e onde se faz questionamentos em relação as condições das estratégias pedagógicas para a aplicação dos projetos e atividades.

O s projetos são registrados e bem elaborados. É tudo registrado no Diário, são feitos relatórios semanais e mensais, estes realizados pelos docentes.

Todas as etapas do estágio foram importantes e enriquecedoras, mas nenhuma delas se compara aos momentos mágicos vividos em sala de aula, que apesar de ser só uma pra tantos alunos, foi tudo prazeroso e me apeguei demais a essas 24 crianças do maternal 2D. Encarar frente a frente toda a dialética educacional, os problemas sociais e familiares, o temperamento de cada criança, mesmo com tudo isso foi muito boa a troca de conhecimentos, a atenção que disponibilizaram cada um com seu jeitinho, para melhor desenvolvimento e compreensão das atividades e dos temas abordados, mesmo que dois(2) ou três(3) alunos precisassem ser chamados a atenção pela professora da sala algumas vezes.

Pode- se também observar que o retorno foi satisfatório, não apenas pelo aprendizado, mas pelos gestos de aceitação, pelo interesse dado a cada brincadeira, desenho, historia dentro e fora da sala.

Procurei elaborar aulas diferencias do que estavam acostumados, que despertassem a curiosidade e atenção das crianças, percebi o interesse cada vez maior, a interação e a relação de amizade para comigo. As atividades foram realizadas com qualidade, criando um laço afetivo muito forte, fato que proporcionou o sucesso no processo ensino- aprendizagem, bem como também  o reconhecimento do meu trabalho e empenho profissional pelas docentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com