TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado na Educação Infantil

Por:   •  3/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 11

ELATÓRIO DE ESTÀGIO EDUCAÇÂO INFANTIL-CRUZEIRO DO SUL

DADOS DO ALUNO

Curso: Pedagogia (Licenciatura)

Instituição: Cruzeiro do Sul/ Polo de São Caetano do Sul

Nome: Cláudia Ribeiro

RGM: 27777391

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/Semestre: 2022/3º semestre

Quantidades de horas realizadas: 100 horas

CARACTERIZAÇÂO DA ESCOLA

Nome da escola: EMEIEF Prof.ª Sônia Aparecida Marques

Endereço: Rua Hermínia Lopes Lobo, 220-Vila Palmares, Santo André-SP

Dependência administrativa: Pública

Diretoria/Secretaria de ensino: Secretaria Municipal de Educação de Santo André Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado: 2º ciclo inicial e 2º ciclo final da Educação Infantil.

Estrutura física da escola:

A EMEIEF Prof. Sônia Aparecida Marques, atende crianças, do 2º ciclo da educação infantil (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses de idade) e crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, em dois períodos, manhã e tarde. A escola está sempre muito limpa, organizada, iluminada e bem arejada, oferece uma estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento de seus alunos como por exemplo: brinquedoteca, parque infantil, biblioteca, sala de leitura, laboratório de informática, internet banda larga, sala de vídeo, refeitório equipados com cadeiras e mesas, pátio coberto e ampla área verde. As salas de aula são bem espaçosas com amplas janelas, as carteiras são módulos que se encaixam formando mesas redondas e é

nesse formato que são usadas na educação infantil, também conta com uma lousa, armários, mesa do professor, um computador, colmeias onde os alunos guardam seus materiais.

INTRODOÇÂO:

Tive a oportunidade de realizar 100 horas de estágio nas salas do 2º ciclo inicial e 2ºciclo final da educação infantil, tendo realizado 4 horas por dia, no período de 8 de setembro de 2022 a 27 de outubro de 2022. Acompanhei a professora Rosana que atende crianças com quatro anos de idade, e a professora Aimée, que atende crianças com 5 anos de idade. Pude observar as duas turmas também nas aulas de educação física, com a professora Jacqueline. Ambas as professoras são muito dedicadas, atenciosas, pacientes e dinâmicas, estão sempre dispostas a ajudar e tirar dúvidas, e realizam seus trabalhos com muito comprometimento e organização, assim como todos os funcionários da escola.

Existe uma boa interação entre todos e o clima é bem harmonioso. A diretora é muito comunicativa, sabe ouvir a equipe e sempre procura estimular a participação de todos nas decisões. Nessa escola os alunos, tanto do infantil, como do ensino fundamental, mesmo na presença de munitores estão sempre acompanhados pelos seus professores, durante todo tempo de permanência na escola, na hora da saída são entregues ao pai ou responsável pelo próprio professor.

No meu primeiro dia de estágio fui recebida por calorosa recepção, pela diretora, professoras e demais funcionário da escola. A escola tem duas salas de educação infantil no período da tarde, nas quais realizei minhas observações das 13 às 17horas. A diretora me informou que eu iria ficar alternando um dia em cada sala começando pela sala da professora Aimée, que me recebeu me apresentando a seus alunos, que no início me pareceram tímidos e desconfiados, mas logo se aproximaram carinhosos e muito curiosos, a recepção na sala da professora Rosana não foi diferente.

As professoras, mesmo trabalhando uma com 2ºciclo inicial e a outra com 2ºciclo final, trabalham muitas atividades juntas, unindo suas salas, sempre se ajudando e compartilhando ideias. Assim as turminhas estão sempre se encontrando,

no parque, na hora das refeições, e em muitas atividades e brincadeiras. Os alunos das duas salas se conhecem e interagem muito bem, com

os coleguinhas e com as professoras.

A Base Nacional Comum Curricular, sobre os objetivos de aprendizagens e desenvolvimentos para a educação infantil, enfatiza que:

Na educação infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos, quanto vivencias que promovem aprendizagens e desenvolvimentos nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e as brincadeiras com eixos estruturantes. [...] (BNCC, 2018, p.44).

Os alunos seguem uma rotina diária, a professora Rosana construiu um varal, usando placas com ilustrações para representar cada momento da rotina. foi interessante observar como os alunos, de ambas as salas, reconhecem sua rotina durante todo o período de aula, eles percebem, questionam e fazem cobranças sempre que acontece alguma mudança.

Presenciei esses momentos muitas vezes. Um dia, as duas turmas ao voltarem do almoço, foram levadas para a sala de vídeos, assistiram um filminho, fizeram uma roda de conversa para comentarem sobre o filme e assim que saíram da sala de vídeo, já começaram a lembrar e cobrar a professora de que não tinham escovados os dentes, sem esperar a resposta da professora, já foram pegando suas escovas e pasta de dentes. Em dias chuvosos, as crianças já entendem que não poderão ir ao parque e já começam a fazer perguntas, e até sugerirem ideias de atividades para realizarem.

Percebi que seguir uma rotina na educação infantil é muito importante pois oferece a criança, autonomia e maior facilidade de organização espaço-temporal, evitando o stress e a ansiedade que uma rotina desorganizada pode causar.

Das atividades desenvolvidas que observei, as que me chamaram mais atenção foram:

. Atividade Chaveiro com miçangas de letrinhas. Nessa atividade as professoras Aimée e Rosana trabalharam juntas, unindo suas turmas, distribuíram sobre as mesas, potinhos com miçangas, fios coloridos, e entregaram para cada criança, uma plaquinha com seu nome. As crianças trabalharam a coordenação

motora fina, o conhecimento das letras e a sequência exigida para formarem seus nomes. Com a ajuda das professoras finalizaram seus chaveiros, ficando todos muito animados com o resultado.

. Atividade bingo de letras, com a professora Aimée. A professora distribuiu para cada aluno, uma cartela contendo letras e cantou o bingo, sorteando bolinhas contendo as mesmas. As crianças empolgadas, vão tentando preencher a cartela que quando preenchida, gritam “bingo”, se dirigindo em seguida a professora para conferir o resultado. Assim pude perceber que através do jogo, as crianças ampliam seus conhecimentos, identificando e nomeando as letras cantadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com