TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Unopar Gestão

Por:   •  24/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.388 Palavras (22 Páginas)  •  1.514 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..........................................................................................................4

RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

RELATO DA ANÁLISE do regimento escolar        7

RELATO DAS ENTREVISTAS com a equipe diretiva        9

RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SURPEVISÃO        11

ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA        13

Relato da observação da rotina do SUPERVISOR/ORIENTADOR        14

PLANO DE AÇÃO        16

RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR        18

VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        20

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22

INTRODUÇÃO

O processo do estagio de gestão III foi realizado para aprimorar a prática em gestão, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, funcionários onde resultados obtidos foram em tem a oportunidade de vivenciar tudo àquilo que aprende na gestão escolar, de refletir sobre quais práticas vai escolher futuramente, quais as formas de agir. Nessa experiência foram observados o espaço escolar e atuação do pedagogo e executado analise do regimento escolar da escola e entrevista com pedagoga, e também foram feitas elaboração plano de ação e apresentação do mesmo na instituição.

Inicio do estágio realizados na data 08/08/2022 todo o processo de área de campo foi efetivado na escola fato júnior ensino fundamental, localizada no estado de mato grosso no município de Cuiabá, foi realizada no intuito de ter relacionamento entre teoria e prática para concluir, o estagio curricular obrigatório III de gestão do curso de pedagogia da universidade Unopar.

Enfim esse relatório teve como resultado obtido registrar as experiências vividas decorrer da ida à instituição de ensino como uma rica oportunidade de relacionamento entre teoria e prática de vivência do cotidiano escolar, funcionamento e reconhecimento do espaço escolar as observação e elaboração da apresentação do plano de ação do pedagogo e percebendo que a escola é uma instituição de construção de conhecimento e auxiliadora no processo de conscientização a esse tema democracia  família escola. Enfatizando que a forma conjunta uma solução aos maiores problemas escolar e quando unidas e dispostas a oferecer o melhor para aluno, família escola poderia promover mudanças significativas.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Baseado em fatos históricos, a pedagogia tem origem na Grécia Clássica. O pedagogo é um profissional que tem sua formação acadêmica na ciência da educação e, sendo assim, pode atuar em diferentes espaços de nossa sociedade, pois a educação é cabível e indispensável em todo e qualquer lugar. Visando entender melhor esta atuação extraclasse é que este artigo foi elaborado, pois se percebe que, embora haja um entendimento e defesa desta atuação do pedagogo em diversas áreas em nossa sociedade fora do âmbito escolar, ainda se faz necessários estudos que nos exemplifiquem de forma que possam contribuir em nossa contemporaneidade para o desempenho com melhor êxito dessas atuações pedagógicas em espaços diferenciados.

A educação é uma mola propulsora. O mais comum é que, através dela, o indivíduo consiga atingir o sucesso em vários âmbitos da sua vida, principalmente no profissional. Mas ela não pode ser estanque, precisa correr livre, movimentando-se freneticamente. De acordo com a LDB, a finalidade da educação é desenvolver o educando, sendo assim pressupõe-se que a educação está inserida em todos os âmbitos sociais e é direito de todos para o exercício da cidadania, para a formação do indivíduo, construtor de conhecimentos. Existe um leque de possibilidades de atuação para o pedagogo que transcende as barreiras escolares. Porém, a presença desses profissionais em instituições não educacionais, ainda causa estranheza em profissionais de outras áreas, levando-os a indagar qual o papel a ser desempenhado pelo pedagogo fora da classe escolar.

Percebe-se, conforme resolução, a amplitude do campo de atuação do pedagogo e também como sua contribuição perpassa os ambientes escolares, influenciando também o campo empresarial, onde sua contribuição é de suma relevância. Embora haja um respaldo das Diretrizes Curriculares Nacionais (2006), referentes à atuação do pedagogo extraclasse, muitas são as dúvidas sobre o desempenho e o que de fato esses profissionais realizam nas empresas, tais como, suas funções, como esse profissional desempenhará suas atribuições, o que de diferente existe em suas efetivações profissionais. Assim, pode-se perceber que um dos maiores desafios enfrentados pelos pedagogos, nesta área, é provar que as atribuições deles, na empresa, não são apenas preparar os materiais para treinamento dos funcionários, ou fazer dinâmicas de grupos, e sim desenvolver meios para que o funcionamento dessa equipe seja realizado com entendimento e eficácia. Para tanto, são necessários estudos sobre o ambiente ao qual o mesmo encontra-se inserido, analisar as informações obtidas através de uma observação prévia, levando-o a produção de um planejamento e escolha da metodologia que será aplicada, para que a meta que foi proposta pela empresa, possa ser alcançada.

Conforme proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, (MEC, 1996), toda criança precisa dispor de todas as oportunidades possíveis para que os processos de desenvolvimento e aprendizagem não sejam suspensos. Percebe-se, assim, que, apesar do enfrentamento de um tratamento hospitalar, é possível dar continuidade a ação educacional escolar, respeitando sempre o processo e o momento da criança, aos seus estudos extraclasses, a saber: em uma classe hospitalar. Deste modo, fica notório que o pedagogo, que está inserido em um ambiente hospitalar, precisa desafiar-se a cada dia, na perspectiva de contribuir através de suas intervenções educativas e pedagógicas, buscando na relação com este aluno hospitalizado lhe assegurar na prática o significado desta continuidade educacional, mesmo estando em uma classe que não seja da escola na qual anteriormente o mesmo encontrava-se habituado. Percebe-se, assim, que o pedagogo hospitalar não lida singularmente com as questões de ensino-aprendizagem destes alunos. Faz-se necessário uma escuta e uma interação entre ambos que ultrapassam os planejamentos e práticas curriculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (256.6 Kb)   docx (93.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com