TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio da Educação Infantil

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.562 Palavras (19 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 19

                                       

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

COLÔNIA DO SABER

PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

ELENILDO FRANCISCO DA SILVA

Rio de Janeiro

2019

ELENILDO FRANCISCO DA SILVA

PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil sob a orientação da Professora Miriam.

Rio de Janeiro

2019

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO..........................................................................................7

2  CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA............................................................8

3  CARACTERIZAÇÃO DA TURMA.............................................................11

4  DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS...............................................................................................13

5  CONCLUSÃO...........................................................................................22

6  REFERÊNCIAS........................................................................................23

ANEXOS


1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem a intenção de documentar aqui minha experiência no decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas.

É o momento de aplicar alguns conceitos adquiridos no período do curso de Pedagogia e que seja um momento de aprendizado, um momento de tirar as dúvidas, de integrar-se ao novo ambiente em que irei trabalhar, e que a partir da observação da atuação de outros profissionais da área, podermos formar o perfil de professor que queremos ser.

Observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos nos diferentes ambientes entre uma sala e outra onde se realiza o estágio. Contém a descrição de como podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em sala de aula.

2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA  

          A instituição a ser descrita no presente relatório é a Creche Municipal Renascer, localizada na Rua Pastor Joaquim Rosa nº499 Vilar dos Teles, São João de Meriti tel: 26503087 como dependência administrativa Municipal.

      A creche possui 11 (onze) salas de aula, 1 (uma) sala de brinquedos,1 (uma) sala de direção, secretaria, salas dos professores, sala de orientação pedagógica, 7(sete) banheiros, 1(uma) cozinha, 1(um) refeitório, 2(duas) dispensas, pátio coberto, pátio descoberto e parquinho.  

       A creche Municipal Lindaura Amorim é uma creche e escola que possui turmas de educação infantil sendo creche (integral) crianças de 1,2 e 3 anos e pré escola(2 turnos)crianças de 4 e 5 anos nos seguintes horários:creche de 7h ás 17h e pré escola de 7h ás 11h e 13h ás 17h.

        Nesta instituição tive a oportunidade de ver o Projeto Político Pedagógico este documento, tem como título ’’Educar e Cuidar, a educação que queremos’’, nele consta projetos, procedimentos de observação contínua das crianças, organograma e outros itens que se fazem essenciais para um bom funcionamento da creche.

     Seu Objetivo é oportunizar a construção da identidade e autonomia: fortalecendo a autoestima, promovendo situações nas quais as crianças possam desenvolver suas habilidades físicas e mentais; usando sua imaginação e criatividade, com ênfase à afetividade, a cooperação, socialização e organização; favorecendo a interpretação da realidade; estabelecendo relações entre novas informações e a realidade das crianças para construir o conhecimento, compreendendo a sociedade e interagindo nela. A Creche utiliza da seguinte metodologia: Sócio Interacionista.

    A instituição, estando situada numa região de bairro atende a crianças pertencentes a um nível sócio econômico médio baixo. Atualmente a creche atende em média 277 crianças na faixa etária de 1 a 5 anos, sendo divididos entre o A1 (1 ano á 2 anos) 2A, 2B e 2C ( 2 anos á 3 anos), 3A,3B e 3C (3 á 4 anos) pré (5 anos) e compõem em seu quadro de funcionário cerca de 50 ao total, sendo 21 professores, 8 agentes educativas,  1diretora, 2 coordenadoras, 2 orientadoras pedagógicas, 4 cozinheiras, 2 auxiliares da limpeza, 1 secretária, 2 vigias.

          Seu funcionamento é período integral, onde as crianças são recepcionadas a partir das 7h da manhã e saem ás 17h da tarde, para a pré escola o horário de funcionamento é no período matutino das 7h às 11h e no vespertino das 13 h às 17h, atendendo a todos os seus alunos, inclusive educação especial de 2ª à 6ª feira, atendendo as necessidades básicas das crianças, nos aspecto sócio: afetivo, educativo, cognitivo, linguístico e psicomotor.

      A instituição orienta-se baseada nas diretrizes legais: LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), Diretrizes da Secretaria Municipal de Educação, Regimento Escolar Interno, Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.                    

     Estas leis estabelecem e garantem a toda criança de zero a seis anos de idade o direito a Educação Infantil em creches e pré-escolas. A Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento da criatividade, automonia, responsabilidade, construção da identidade e formação para a cidadania da criança, a Educação Infantil é a base para a educação.

    A Creche Municipal busca trabalhar em parceria com as famílias das crianças, solicitando que os pais valorizem a cada trabalho desenvolvido na instituição, que participem da produtividade de seus filhos, do que eles realizam durante o dia letivo, sensibilizando que a participação é necessária, é um direito e um dever de todos os cidadãos. Sempre que possível os profissionais se reúnem para momentos de reflexões e interações para soluções de problemas ou discutir novas idéias para melhorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (603.9 Kb)   docx (443 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com