TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em EJA

Por:   •  17/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.609 Palavras (11 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Universidade Federal Fluminense

Instituto de Educação de Angra dos Reis

LILIANE RODRIGUES FERREIRA JORDÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EJA(PPP)

ANGRA DOS REIS-RJ

MARÇO-2016

LILIANE RODRIGUES FERREIRA JORDÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EJA(PPP)

ANGRA DOS REIS-RJ

MARÇO-2016

SUMÁRIO

1 – APRESENTAÇÃO -----------------------------------------------------------  4

2-  APRESENTAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR --------------------------------4

  • 2.1 - DESCRIÇÃO DE PERFL DO DOCENTE
  • 2.2 - DESCRIÇÃO DO PERFIL DA TURMA
  • 2.3 -  DESCRIÇÃO DO HORÁRIO ESCOLAR

3- DESCRIÇÃO DOS ENCONTROS --------------------------------------------6

4- CONCLUSÕES FINAIS. -------------------------------------------------------10

5- REFERENCIAS --------------------------------------------------------------------11

6- ANEXOS ----------------------------------------------------------------------------- 12

ANGRA DOS REIS-RJ

MARÇO-2016


1- Apresentação:

O presente trabalho relata um pouco de minha experiência em estágio de Educação de Jovens e Adultos que foi realizado na Escola Municipal Cleusa Fortes de Pinho Jordão, localizada a Rua Itaperuna S/N no bairro Japuíba em Angra dos Reis-R.J.

Este relatório se divide em partes, e que se inicia com a descrição da unidade escolar logo a seguir.

2- Apresentação da Unidade Escolar:                                                                  A escola possui 16 salas de aulas e nesta escola estão matriculados alunos que frequentam do 6° ao 9° ano escolar do ensino fundamental, nos turnos da manhã e tarde, enquanto a noite e escola funciona em regime de educação para jovens e adultos

A escola possui dois pavimentos, sendo que no primeiro pavimento estão as salas de aulas, sala de professores, sala de secretaria, 2 banheiros, sendo um adaptado para portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida, cozinha, refeitório, 3 bebedouros, biblioteca, sala de vídeo, sala de informática, pátio externo é uma quadra esportiva aberta.

Na secretaria ficam duas pessoas no turno da noite que são um auxiliar de direção e um secretário que se chama Rafael. A unidade possui em média 73 funcionários, não tive contato com todos os funcionários da escola, porém pude perceber que existe uma organização perfeita, todos trabalham em conjunto para promover o bem estar dos alunos e tornar a escola um lugar agradável.

A escola também possui um laboratório de informática com 10 computadores para uso dos alunos, com internet banda larga e wi-fi assim como uma biblioteca onde ficam seus acervos.

2.1- Descrevendo o perfil da docente:

A docente da turma se chama Andréia, ela ministra suas aulas de segunda e sexta feira e domina muito bem os principais conteúdos da educação básica que são a matéria de Matemática e de Português, de Geografia e de Ciências.

2.2- Descrevendo o perfil da turma:

A turma em que fiz meu estágio é mista e nela estão cursando alunos do 2° e o 3° ano escolar, nesta turma estão matriculados 20 alunos, porém apenas 13 frequentam regularmente, percebi que os alunos são em sua maioria mulheres, e as idades variam entre 35 e 62 anos. Em um de meus estágios, uma aluna chamada Maria (nome fictício), me relatou que não gosta muito das aulas administradas pela docente, ela disse que a professora simplesmente coloca os conteúdos no quadro, explica apenas uma única vez e pede para eles tentarem fazer sozinhos sem a ajuda. Em meu estágio pude ser bastante participativa, pude ajudar cada um a tirar suas dúvidas, eles solicitavam tanto minha ajuda que quase não conseguia fazer as anotações, tudo que vou relatar serão fatos lembrados que vivi em sala de aula, pois eles me ocuparam bastante, eu sempre ajudei com o maior prazer, me sentia muito feliz em poder amenizar um pouco aquela dificuldade em que eles estavam enfrentando, e quando fui para me despedir deles no meu último dia, alguns me perguntaram quando eu voltaria lá, para ajuda-los. Fiquei muito emocionada em saber que pude contribuir um pouco com a educação de jovens e adultos, com isso me despertou o interesse de trabalhar com “EJA”, já possuía este desejo, agora se confirmou dentro de mim minha verdadeira vocação. Após esse convívio consegui entender que as pessoas que não sabem ler ou escrever não deveriam ser vistas como pessoas ignorantes, pois cada uma delas tem algo a nos passar, seja através de suas experiências vividas ou não.

2.3- Do horário escolar:

As aulas normalmente se iniciam às 18h30min, e terminam as 22h00min, tendo duração de 04 horas diárias, os intervalos acontecem regularmente as 20h00min min e terminando às 20h20min min.

3- Descrição dos encontros:

Os encontros tiveram duração de 13 dias, com uma média diária de 04 horas cada dia.

O 1° encontro aconteceu no dia (14/06), fiquei apenas observando a metodologia aplicada pela professora na sala de aula, fiquei bem satisfeita com o que vi logo de início, ela promoveu atividades da disciplina de matemática no livro didático, neste dia estavam presentes apenas 8 alunos. .As atividades do livro didático foram sobre “conjuntos”, onde cada aluno realizava sua atividade e assim que terminadas levariam o livro em sua mesa para correção. Alguns conseguiram terminar suas atividades muito rápidas, porém outros não tinham essa habilidade. Com isso a aula se estendeu até às 22h 05mim.

No 2° dia de estágio (15/06) as aulas foras da disciplina de português, também realizada através de recurso didático para auxiliar os alunos, as atividades foram sobre “classificação das palavras”, os alunos deveriam classificar se as palavras eram substantivos próprios ou comuns, houve muita dificuldade entre os alunos em classificar as palavras em próprios ou comuns, então me propus a ajudar quem tinha mais dificuldade. Foi muito bom ter esse contato com eles, podemos ajuda-los em suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (564.1 Kb)   docx (645.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com