TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em Educação Básica

Por:   •  30/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 5

                       

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO BÁSICA  

                     

1. MATRÍCULA:200702046984

 

2.NOME: Nathalie Feijó da Silva Machado 

 

3.NOME DA INSTITUIÇÃO: Escola Municipal professor Josemar Contage

ENDEREÇO: Rua Castro Alves, nº 80. Petrópolis - RJ

TELEFONE: 24-22214289 

E-MAIL: see1095@petropolis.rj.gov.br 

 

4.METODOLOGIA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: 

 

A prática do estágio serviu  para estabelecer uma conexão entre teoria e  prática, nos processos educacionais, fazendo com que fosse refletido como se dá o funcionamento de uma escola fora das salas de  aula. Essa prática possibilitou uma preparação para a futura docência na observação da rotina diária de alguns funcionários.  

Como estamos vivendo um momento delicado já de conhecimento de todos por causa de uma pandemia provocada por um vírus ainda desconhecido, as escolas públicas de Petrópolis estão trabalhando de forma on line.  

Tal atividade teve como suporte  a  compreensão dos dados da escola  levantados juntamente com pesquisas bibliográficas e entrevistas com os  funcionários da escola onde pude contar com a compreensão de todos  disponibilizando um pouco de seu tempo para sanar dúvidas a respeito da  instituição, onde foi também analisado o PPP da escola e

documentos  referentes ao cotidiano da mesma, a partir das teorias colocadas pela gestão o resultado de tal ação mostra que a equipe gestora  juntamente com os demais funcionários e a ajuda dos pais fazem da  escola  o melhor lugar para as crianças conviverem e aprenderem. 

5.OBSERVAÇÃO PRÁTICA: 

A E.M.P. Josemar Contage é uma Escola Municipal que atende crianças a partir de 6 anos de idade, a finalidade da escola é se tornar acessível a todas as crianças que a frequentam  cumprindo um papel social, o desenvolvimento da  identidade das crianças

por meio de aprendizagens diversificadas que estimulem a curiosidade, a auto estima e a valorização do ser humano.  

Devido a pandemia já citada acima os alunos e professores estão em casa, os professores trabalhando  remotamente  através  de  aplicativos  e  outras  ferramentas  online,  tentam  d a melhor forma possível levar o conteúdo  até as crianças juntamente com a ajuda dos pais.  

Durante a atividade de Estágio foi observado todo o processo escolar,  durante  uma entrevista com a diretora essa me narrou como era a rotina da escola antes da pandemia, as crianças chegam à escola por volta das  07:00h  da  manhã (para o primeiro turno) e 12:00 (para o segundo turno),  são  acolhidas  pelos inspetores  que  ficam  no  pátio par a recepcioná-las, depois formam filas , a diretora  da  escola  também  participa  dessa  recepção.  Em seguida cada turma se  desloca por vez até suas salas de aula, têm o horário de lanche, recreio, almoça e saída. Ás terças e quintas as turmas têm aula de educação física.

Agora, durante as aulas on line, as professoras orientam os alunos através de grupos em aplicativo de mensagens e também por chamadas de vídeo. Os alunos acessam o conteúdo pela plataforma que a Prefeitura disponibiliza e pegam na escola apostilas de atividades que as próprias professoras elaboram. São aulas de português, matemática, ciências, história e geografia. Alunos com dificuldade de aprendizado têm uma apostila própria, elaborada pelas professoras com o auxílio das professoras da sala de recursos.Toda quinta-feira, os responsáveis dos alunos devem ir à escola levar as atividades feitas e pegar apostilas novas pra semana seguinte, contabilizando assim a presença dos alunos.

Pode ser constatado que em todo momento a diretora dava atenção e  assistência aos funcionários, foi observado ligações para Secretaria da Educação para resolver problemas internos,  para manutenção de  impressoras e papelarias em geral. Também  foi  permitido  que  participasse e observasse reuniões administrativas e pedagógicas onde foi de grande êxito para a aprendizagem.

6.ANÁLISE DOS MATERIAIS DE SUPORTE: 

A E. M. P. Josemar Contage conta com uma boa estrutura física para  acolher as crianças, a escola é mantida pela prefeitura  municipal,  através  da Secretaria Municipal de Educação no que se refere a manutenção de  equipamentos e da rede física, compra de mobiliário, material didático e  merenda escolar. E recebe também um auxílio do FNDE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (272.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com