TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em Educação Infantil

Por:   •  6/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 9
  1. Dados do Aluno

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Instituição: Universidade Cidade de São Paulo

Nome: Gabriela Florêncio da Silva

RGM: 19125984

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de realização do estágio: 2019/2

Quantidade de horas realizadas: 100

  1. Caracterização da Escola

Nome da escola: CEI Zacaria Mauro Faccio Gonçalves

Endereço: Rua Cavaleiro de Jorge, 300 - Conj. Hab. Castro Alves

Dependência administrativa: Pública

Diretoria: Diretoria Regional de Educação Guaianases

Ano e nível escolar observado: 1º Berçário

O CEI Zacaria Mauro Faccio Gonçalves possui oito salas de aula de período integral (07h às 17h) que atendem crianças de 0 a 4 anos; duas salas para os Berçários, quatro salas para os Mini Grupos e duas para uso de atividades de território, auxiliando a prática docente. Todas as salas do CEI são elaboradas para atender as necessidades dos alunos, enfatizando a importância do movimento da criança e de sua ampla autonomia, pois toda a estrutura segue o método montessoriano. As salas possuem ventilação apropriada, contando com o auxílio de ventiladores de parede quando necessário; a iluminação é satisfatória tanto para as atividades desenvolvidas, quanto para a hora do sono dos alunos. Tudo é extremamente limpo, sendo mantido dessa forma pela equipe de limpeza no decorrer do dia todo. Além das salas de aula, o CEI também possui duas cozinhas e dois refeitórios (um adaptado para o Berçário I e outro para as demais crianças que já conseguem andar e comer sozinhas), um espaço amplo e aberto para o Berçário I tomar sol e brincar, um parque com diversos brinquedos e grama, e as anteriormente mencionadas, salas território, onde todos os dias é montado um ambiente diferente para uma das turmas explorar.

  1. Introdução

Nas 100 horas de estágio cumpridas pude observar a importância do papel do professor somado a outros profissionais na área da educação. Tive o prazer de acompanhar a rotina de uma escola que possui uma ótima comunicação e planejamento, onde os profissionais são altamente empenhados em seu trabalho e na organização para fazer a escola evoluir cada vez mais.

Realizei meu estágio no Berçário I, no período da manhã, sala das professoras Sônia e Flávia, com o auxílio da educadora Silvana em alguns momentos da manhã. Todas são profundamente dedicadas ao trabalho e é perceptível a ligação que tem com seus alunos, não só os tratando de maneira carinhosa, como também tendo o mesmo tratamento de afeto vindo dos bebês. Diariamente elas seguem uma rotina de atividades, sempre explicando o que há de ser feito, acompanhando e registrando de perto o desenvolvimento de todos os alunos. A educadora Silvana as auxilia com a preparação de algumas atividades mais trabalhadas, no preparo da sala para a hora do sono e para fazê-los dormirem. Todas estão sempre preocupadas com o bem-estar de todos, interagindo a todo instante e focadas em formas lúdicas de aprendizagem.

  1. Observação das Atividades

O horário de entrada se inicia 07:00h, neste período observei o cuidado das professoras de trocarem todos os lençóis das camas, abrirem as cortinas e janelas, organizar os móveis da sala de outra forma para os objetos continuarem interessantes para os alunos e ligarem o rádio com músicas que os alunos adoram. Conforme os alunos vão chegando, pude observar também a relação das professoras com as crianças, que em sua maioria chegam abraçando e não choram ao se despedir dos pais.

As 07:30h levam os alunos para o refeitório para a hora do café. A maior parte dos alunos já andam e seguem uma das professoras para a mesa, enquanto a outra professora fica com os menores na sala e vão levando um por um para os cadeirões, não os deixando sozinho em momento algum. Nessa hora é cantado músicas sobre a importância da alimentação e todas as crianças se animam, ansiosas para comer.

Depois que todos terminam, limpa-se as mãos e volta-se para a sala. Neste momento os alunos se dispersam para brincar e as professoras ficam atentas com as trocas de fraldas, já sabendo quais os alunos que normalmente defecam logo após o café. Se está um tempo agradável, as professoras abrem a porta que leva para um grande ambiente a céu aberto onde as crianças tomam sol e brincam com cestas de tesouros. E esta brincadeira se prolonga até 09:00h, onde todos os alunos são levados novamente ao refeitório para a hora da fruta.

Após comerem, eles retornam para a área externa, e começa a troca de roupa das crianças, pois normalmente quando entregues pelos pais, elas vem com bastante roupa de frio e já nesse horário, está calor. As crianças que não andam são colocadas em um colchonete grande, sentadas e com diversos brinquedos a sua volta para interagirem. Observei que as professoras interagem bastante com as crianças que não andam, as incentivando sempre que possível a arriscar a dar seus primeiros passos.

Após a brincadeira, todos os objetos são guardados e as crianças são levadas para o almoço 10:00h. Com todos em seus lugares, as professoras colocam babadores em todos eles e as crianças são incentivadas a comerem sozinhas suas sopas em pratos de vidro e colheres de metal. Tudo ocorre com supervisão constante das professoras, onde uma fica com a mesa dos que já andam e a outra responsável pelos cadeirões, onde tem que auxiliar mais para os bebês fazerem suas refeições. Em todas as refeições são cantadas cantigas sobre comer, antes da comida ser servida. Após a sopa, ou tem suco natural, ou alguma fruta de sobremesa. E logo depois do almoço, as crianças são limpas e levadas para a sala, que já está sendo preparada pela educadora Silvana para a hora do sono, que normalmente começa 10:40h, mas demora em torno de uns vinte minutos para todas as crianças adormecerem.

Enquanto as crianças dormem, a sala fica com uma iluminação baixa e com melodias de ninar. É nesse momento que as professoras conseguem fazer seu horário de almoço e fazer toda a papelada. Fazem a chamada, o diário de classe, anotações detalhadas sobre desenvolvimento dos alunos e também escrevem na agenda para os pais.

Após 12:00h com as crianças ainda dormindo, tem a troca das professoras, que são substituídas por outras duas. Não acompanhei o período da tarde, porém de segunda-feira à quarta-feira, as professoras do período da manhã tem sua hora de estudos, de 12:00h à 13:00h, onde elas se reúnem com a coordenadora pedagógica que traz novas propostas de atividades e juntas elas desenvolvem diversos projetos com propósitos e materiais diferentes, sempre focando na ampla experiência dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com