TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio na Educação Infantil

Por:   •  10/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.720 Palavras (11 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IVANA CRISTINA ALVES, RU: 1751112

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

CAMPO GRANDE

 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL[pic 2]

UNINTER

IVANA CRISTINA ALVES, RU: 1751112

TURMA ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio

Supervisionado Docência na

Educação Básica: apresentado

ao curso de Licenciatura em

Pedagogia do Centro

Universitário Internacional

Tutora local: Izabela Barbosa

Centro Associado: Zínnia –

Campo Grande-MS.UNINTER.

CAMPO GRANDE

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................4
  2. RELATÓRIO DE ESTÁGIO ETAPA 1 EDUCAÇÃO INFANTIL.............4
  1. PLANO DE AÇÃO..................................................................................7
  1. RELATÓRIO DE ESTÁGIO ETAPA 2 ENSINO FUNDAMENTAL........8
  2. PLANO DE AULA...................................................................................9
  3. CONCLUSÃO......................................................................................11
  4. REFERENCIAS....................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é indispensável nos cursos de licenciatura, em geral na formação de docentes é um processo necessário na carreira de um profissional que deseja conhecer a dinâmica de uma sala de aula. Busca fazer com que o estudante possa relacionar as teorias que são apresentadas durante a graduação com a prática cotidiana.

De acordo com Passerini (2007, p. 18):

o processo de formação do professor é contínuo, inicia-se antes mesmo do curso de graduação, nas interações com os atores que fizeram e fazem parte de sua formação. E este processo sofre influência dos acontecimentos históricos, políticos, culturais, possibilitando novos modos de pensar e diferentes maneiras de agir perante a realidade que o professor está inserido.

As contribuições das disciplinas de estágio nos cursos de formação de professores são inegáveis, pois além de promoverem um contato direto com o magistério, contribuem para uma inter-relação entre os componentes curriculares e a prática.

Por meio das experiências vivenciadas é possível ampliar o conhecimento do futuro profissional, pois é uma noção do que é vivenciado no dia a dia do profissional e como promover a aprendizagem, é um processo continuo.

  1. RELATÓRIO DE ESTÁGIO ETAPA 01:EDUCAÇÃO INFANTIL

Instituição estagiada: Centro de Educação Infantil Dolvanino Triches.

Caracterização do espaço: O CEI se localiza na Avenida Erva Mate n€ 715, no Centro da Cidade de Laguna Carapã.  O Cei conta com 11 salas sendo que destas 05 salas possuem berços,  colchonetes, dois armários , banheiro com 03 chuveiros, trocadores e dois vasos sanitários infantis onde funciona o berçário e maternal. Todas as salas possuem aparelho de TV e DVD, além de kits com jogos, brinquedos, blocos de montar diversos. Ainda conta com um parquinho na sua área externa e casinhas com mais brinquedos. As turmas de maternal até os 03 anos contam com uma professora e auxiliar, as que funcional em período integral conta com duas auxiliares, o pré 04 e 05 anos não possuem auxiliares apenas as professoras.

Primeiramente observei a rotina do CEI, diariamente os pais levam os filhos até a porta da sala, onde a professora ou auxiliar já estão aguardando as crianças.  Os mesmos ao fim da aula buscam seus filhos em suas respectivas salas. As professoras e auxiliares só vão embora depois que todas as crianças já foram embora.

O estágio foi realizado em cinco turmas do CEI, maternal 02 anos, maternal 03 anos, pré 04 anos e pré 05 anos.

Iniciei meu estágio com o maternal C de 02 anos, a turma é composta por 18 alunos, no entanto no dia que estive nesta sala apenas 08 alunos estavam presentes, pois choveu, e muitos pais não mandam as crianças para a escola, assim a professora não executou o seu planejamento.

A partir das 12h55min as professoras e as auxiliares começam a receber as crianças, os pais as levam ate a porta da sala. As crianças do maternal recebem uma fruta diariamente como lanche por volta das 13h15min ainda na sala. A professora coloca na TV musicas infantis enquanto as crianças comem a fruta. Posterior ao lanche as crianças são levadas ao banheiro onde é incentivada a higiene, cada uma lava e seca as mão auxiliadas pela professora e a auxiliar da sala.  

Depois do lanche a professora contou uma historinha e mostra a cada criança as imagens do livro. Após a leitura as crianças pegam as pecinhas de montar para brincar estimulando a coordenação motora e a socialização entre elas.

Por volta das 15h00min as crianças são organizadas e levadas para o refeitório para o lanche da tarde. Após retornarem para a sala a professora colocou para os alunos vídeos de músicas infantis e desenhos.  Ao fim da tarde por voltas das 16h50min a 17h00min os pais começaram a chegar para buscar as crianças novamente na porta das salas.

O segundo dia de estágio foi realizado na turma do pré5 anos A, a turma é composta por 21 alunos. A professora inicia a aula cantando uma música com os alunos e depois fazem a leitura do alfabeto. É distribuída uma atividade onde os alunos completaram as palavras com a família silábica do D, foi registrado no quadro as palavras e os alunos deviam identificas as silabas que faltavam na atividade. Todos os alunos já sabem escrever seu nome, o qual é registrado na atividade e colado no caderno pela professora. Depois que terminam a atividade colorem as figuras. Por volta das 15h00min vão ate o refeitório lanchar. Depois do lanche os alunos foram até o parquinho brincar, onde ficaram até 15 minutos antes da saída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (956.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com