TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio supervisionado 1

Por:   •  12/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

MINISTRADO POR: ADRIANA FEITOSA

Relatório de Estágio Supervisionado I

Aluno: Paulo Arthur de Magalhães

Sumário

  • Índice------------------------------------------3
  • Desenvolvimento----------------------------4
  • Conclusão------------------------------------7

Introdução

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

Este relatório refere-se ao Estágio supervisionado I, oferecido pelo curso de Licenciatura Plena em Matemática, do Campus Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – UERJ.

        

Aqui serão relatadas atividades desenvolvidas, dificuldades dos alunos com a matéria e seu desenvolvimento, sobre a estrutura e acessibilidade.

        

É de grande importância a prática deste estágio, pois através deste podemos observar situações na qual, com minha formação, irei passar e assim de antemão preparar estratégias para que possa driblar determinadas dificuldades na qual os alunos apresentam.

        

Por meio do estágio o estudante pode exercitar sua adaptação ao meio profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida.

O estágio de iniciação a docência foi realizado nas turmas de 6º e 7º ano na Revoluti do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), no Rio Comprido. Supervisionado pela professora Claudia Hernandez Barreiro, no período de 08/04/2013 até 04/08/2013.

Neste trabalho, as minhas expectativas consistiam em: chegar na sala revoluti junto com o professor, e elaborar diversas atividades de matemática a serem feitas na sala de aula do futuro, além de auxiliar os alunos com quaisquer problema ou dificuldade que ele encontre.

Desenvolvimento

        O Colégio de Aplicação da UERJ localizado no bairro do Rio Comprido possuindo seus 48 anos, vem sendo, neste bairro um grande nome em ensino público. Porque é um local bem acessível, onde se encontra muita eficiência com seu trabalho.

        O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira é instituição de ensino pública tendo por finalidade a formação docente inicial e continuada, em parceria com outras unidades acadêmicas da Universidade e a promoção de educação básica de qualidade, de atividades de pesquisa em ensino e educação, da extensão universitária e da cultura na cidade e no estado do Rio de Janeiro.

           São objetivos do CAp/UERJ em acordo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN Nº 9394/96

I – Constituir-se em campo de formação de estudantes dos cursos de Graduação da UERJ, principalmente daqueles voltados à formação para o magistério da Educação Básica.

II – Propor, implementar e divulgar novas metodologias e abordagens para os diferentes níveis de ensino, através do desenvolvimento da pesquisa e da extensão.

III – Promover formação integral a estudantes de educação básica – do ensino fundamental ao médio - considerando as dimensões ética, estética, social, cognitiva, motora e o exercício da cidadania.

IV – Promover formação docente de qualidade, através da reflexão crítica sobre a prática pedagógica, a estrutura curricular e o ensino e o cotidiano escolar.

V – Estimular a cultura o conhecimento científico e a produção acadêmica e sua propagação social inclusive através da extensão universitária.

O estagio foi realizado nas turmas de 6º e 7º ano, logo após o início do ano letivo. O professor regente destas turmas me deu uma boa recepção, assim como toda direção.

        

Ao chegar lá com minha carta de apresentação, percebi grande entusiasmo da parte da equipe pedagógica, pois relataram uma grande dificuldade da parte dos alunos no ensino de matemática, aonde a maioria não sabia sequer dividir. Assim fui logo apresentado ao diretor e ao professor regente das turmas que iria estagiar.

        Logo de começo o professor me passou informações sobre a turma e sobre os alunos que tinham maiores dificuldades. Após ele elaborou uma estratégia para poder fazer com que estes que tinham dificuldades se igualassem ao restante da turma.

        

O professor regente é muito respeitado por todos os alunos. Demonstra grande intimidade e costuma estar muito bem humorado em suas aulas, além de ser muito preocupado com a aprendizagem dos alunos e muito centrado na matéria, com o pensamento sempre inovador, procura de alguma forma impactar o conhecimento aos alunos para que eles, na trajetória de suas vidas, não venham estar esquecendo aquilo por ele lecionado.

        

Do outro lado, a Equipe Pedagógica é muito presente na escola, e acompanha de perto o desenvolvimento do trabalho de cada professor. Além de estar preocupada com seus serviços burocráticos, também se preocupa com as dificuldades dos educandos, em sua sala de aula, para ensinar. Percebe-se uma grande confiança nas metodologias utilizada pelos professores, e um acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.

        

As salas de aula são todas comportadas com ar condicionados. Em media cada turma possui de 30 a 35 alunos, num espaço mediano das salas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com