TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CLAUDIA PIMENTA OLIVEIRA MATIAS   RA 426194

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE                      

PEDAGOGIA

CERES-GO

2015

        


[pic 2]

CLAUDIA PIMENTA OLIVEIRA MATIAS RA 426194

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE

PEDAGOGIA

                                                                                                     

Relatório de estagio supervisionado ao curso de pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da universidade Anhanguera UNIDERP como requisito Obrigatório para cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado de pedagogia.

CERES-GO

2015

[pic 3]

SUMÁRIO

Ficha de identificação do aluno

Introdução

Analise do projeto pedagógico

1-Observação e Interação na Escola

2-Entrevista com o responsável pelo processo ensino- Aprendizagem na escola

3-Plano de Aula Regência

Considerações Finais

Referências Biográficas

[pic 4]

• IDENTIFICAÇAO

Nome do Estagiário:Claudia Pimenta Oliveira Matias  

RA: 426194 CURSO: Pedagogia 5º PERIODO

 Ano: 2015

 Inicio do estágio: 18/03/2015

Término do estágio:22/03/2015

Dados de identificação da escola

Nome da instituição: ESCOLA MUNICIPAL ZEFERINO DUTRA

 RIALMA-GO

Diretora: SIRLANE PIRES DE ALMEIDA

COORDENADORA PEDAGÓGICA:

Heloisa Helena Rodrigues Martins

INTRODUÇÃO

A Educação, como parte da vida, principia em aprender a viver com maior plenitude. Por ela, pretende-se que o educando tome contato com a realidade, com o justo e com o verdadeiro, aprendendo a compreender, a valorizar e a concorrer para a sua construção histórica, ou seja, pela educação que se prepara para usufruir dos bens culturais, materiais, sociais e espirituais.

        Partindo dessa meta compreendemos que a melhoria da qualidade precisa do acesso a Ciências, Arte, Tecnologia, Educação Cristã, Política, Hábitos Alimentares e Higiênicos, Saneamento básico, Educação para o trânsito, Educação Moral, Direito a Cidadania, Educação ambiental e o saber histórico que possibilita ao educando o domínio das leis da natureza e seu uso em benefício humano. Propiciar a aquisição de valores e recursos democráticos propiciadores da convivência pacífica entre o homem e a sociedade. Educar é mais do que alfabetizar. Nossas crianças bem como toda a sociedade têm fome de conhecimentos e lançam suas interrogações, por isso é necessário um docente bem preparado, apto ao cargo que exerce.

O presente estágio de docência na Educação fundamental de 1º á 3º ano tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e no ambiente no escolar. O estagio tem como objetivo proporcionar ao estudante experiências e praticas que complementem o aprendizado, de forma a aperfeiçoar o seu processo de formação profissional e humana.

O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habituem-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e, sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida e vontade de aprender.

IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA; ANALISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O Projeto Político Pedagógico da ESCOLA MUNICIPAL JOÃO ZEFERINO DUTRA

 Situa -se na Rua 01 Setor Alvorada em Rialma 2 - GO ultrapassa a idéia de que sua elaboração seria apenas para cumprir a legislação, envolve temas relevantes da sociedade, como receber na instituição alunos com necessidades especiais, visto que a inclusão faz não só da escola um espaço democrático, mas também justo e igualitário. Transformá-lo num espaço formador de crianças que respeitam individualidades e que faça da solidariedade humana um caminho de interação social tendo Deus como centro de suas vidas.

O prédio da escola conta com 06 salas de aula, 01 secretaria, 01 sala para laboratório de informática, 01 almoxarifado, 01 conzinha, 02 banheiros com 04 compartimentos, 01 banheiro para professores e também varandas cobertas. Ministra aulas na Primeira Fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), conta com aproximadamente 240 alunos.

        Quanto à escolha do nome da escola, foi homenagem ao saudoso membro de nossa comunidade, o Senhor João Zeferino Dutra, devido a tratar-se de um Pioneiro cidadão exemplo e merecedor de nosso respeito, que deixou como marca de vida o trabalho. Representante dos costumes e valores Rurais do Município e integrante na luta e conquista na demarcação territorial de Rialma e fixação do distrito de Castrinópolis dentro deste perímetro.

PROJETOS REALIZADOS PELA ESCOLA NO ANO LETIVO

  • Projeto a família na escola
  • Projeto ação e reflexão para os professores
  • Cantinho de leitura Projeto Aprendizagem
  • Feiras culturais
  • Projeto “Bandeira da Paz”
  • Homenagem as mães, aos pais, as crianças e aos professores
  • Comemorações e confraternizações entre funcionários  
  • Coral musical
  • Cantada de natal

O ESPAÇO DA SALA DE AULA

Estagiei na sala de aula do 1º ao 3º ano no período vespertino, e escolhi a turma do 3º ano para fixar o meu estagio onde me identifiquei mais, meu primeiro dia na sala de aula, do 3°ano, foi excelente a sala contava com 21 alunos a professo Ra regente Luciene me recebeu muito bem qual facilitou a minha apresentação com os alunos, ela me apresentou dizendo que iria ficar um tempo com eles, para que verificasse as aulas e conhecesse um pouquinho da turma, todos ficaram desconfiados, mas gostaram da minha presença, até começaram a me chamar de tia, então sentei na ultima carteira pra observar todo o ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (349.5 Kb)   docx (392.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com