TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio

Por:   •  15/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE EVANGÉLICA CRISTO REI

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

MARIA IZABEL PEREIRA DA SILVA BELO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

INGÁ - PB

2013

Sumario

  1. Introdução.....................................................................................................................03
  2. Desenvolvimento..........................................................................................................04
  1. Relato de observação do ensino infantil.................................................................04
  2. Ensino fundamental.................................................................................................04
  3. Ensino Especial.......................................................................................................05
  4. Ensino de jovens (EJA)...........................................................................................05
  1. Considerações finais.....................................................................................................07
  2. Referências....................................................................................................................08
  3. Anexos e apêndice........................................................................................................09

 

3

1. Introdução

O proposto trabalho apresentado tem por objetivos de relatar e identificar todas as experiências realizadas em campo de estágio.

Sabendo da extrema necessidade e importância que é o estágio para o termino do curso, teve realização na Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Manoel Correia de Farias, no período de 06 à 31 de maio do corrente ano.

Os aspectos históricos da escola não serão abordados devido à dificuldade em conseguir informações a cerca disto.

A escola supracitada situa-se na Rua Doutor Manoel Correia de Farias, no bairro do Emboca. A mesma possui 5 salas de aula, com turmas do 1º ano ao 5º ano que funciona nos turnos manhã, tarde e noite, 1 sala administrativa, 2 banheiros e 1 cozinha.

Abrange cerca de 200 alunos e 25 funcionários, mas não tem uma estrutura física agradável para a realização de quaisquer atividades acadêmicas.

4

2. Desenvolvimento

  2.1 Relatos de observação do ensino infantil

O estágio supervisionado na sala do 1º ano, com a professora: Marilúcia. Abrangendo cerca de 28 alunos, na faixa etária de 06 à 07 anos de idade, sendo dois com necessidades especiais.  O mesmo enriqueceu-me.

Sabendo do valor que temos em ser professor, umas das coisas que me chamou a atenção foi a forma pela a qual a professora administrava suas aulas, ela usava das simples coisas para fazer acontecer.

Posso então afirmar que o método trabalhado por ela era socioconstrutivista. O mesmo sempre me chamou atenção, é um método de fácil aprendizagem e simples pratica. Pois diante da educação publica que temos em nossa cidade, temos que ser bem criativas. Mas neste pouco período de estagio, pude me encantar e foram dias proveitosos.

2.2 Ensino fundamental

Ao realizar este estagio me veio tantas lembranças ao ver aquelas lindas crianças, pensei comigo mesmo, meus filhos também um dia já passaram por esta fase.

Fase essa que requer mais cuidado, atenção, afeto, carinho, pois é uma nova etapa em suas vidas, pois até então, estavam acostumadas apenas ao convivo de seus familiares. Não querendo menosprezar as demais fases de ensino, mas sabemos que os pequenos requerem proporção maior de atenção.

Por isto afirmo que as professoras Elizângela e Jordanea com uma turma de 17 alunos de 04 à 05 anos de idade, os tratava com muito amor e carinho. Além disto, ela tem a visão de preparar todas elas para o mundo.

5

Então o que venho e posso relatar sobre minhas aulas administradas é que foram perfeitas e proveitosas.

2.3  Ensino Especial

Como é de grande importância que todas as escolas aceitem crianças com necessidades especiais, meu estágio não fugira do que vivi na sala do 1º ano do ensino fundamental, pois nela estava inclusas duas crianças especiais que por sua vez as necessidades que sofriam eram Especial Intelectual.

O trabalho realizado pela professora Marilícia, com esses alunos era de forma individual, desenvolvendo a coordenação motora de cada um, já que a criança que sofre de intelectualidade aprende mais vagarosamente.

Não fugindo do conteúdo visto por toda a sala, mas aplicada de forma diferente. E os exercícios proposto por mim foram de mesma modalidade, já trabalha em sala pela professora, de forma que eles aprendesse como todos os dias em sua rotina.

E assim percebe que a educação publica deveria reter um pouco mais de atenção para estas crianças, pois os mesmo deveriam ter uma educação especifica, e nos professores deveríamos ter uma qualificação adequada, pois assim poderíamos trabalhar com total segurança. E tornando estas crianças capazes, tanto quanto qualquer outra criança de sua idade, mas dentro de sua capacidade.

2.4  Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A experiência com a EJA foi extraordinária, pois nunca tinha trabalhado com ETA modalidade, em toda a minha vida, fui professora de reforço escolar, ministrada em minha

6

própria residência, de forma que eduquei muitas crianças que hoje já são mulheres e homens feitos. Mas diante de tantos anos lecionando, nunca pude ter este privilegio de ensinar a esta modalidade de ensino.

Pode obter mais conhecimentos que foram passados e o principal recebidos por cada um que compõe a EJA. Além disto, a professora Mayza com seu jeito simples e encantado de ensinar mostrou que “é brincando que se aprende”. Ela tem o domínio e sabe bem passar os conteúdos de forma básica que todos aprendem. A turma possui 08 alunos entre 30 e 65 anos. Sempre consegue deixar a turma a vontade com os conteúdos e com uma sintonia agradável, ela leciona que vigor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (861.1 Kb)   docx (902.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com