TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.145 Palavras (21 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

JANICE SANTOS DE JESUS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Lagoa Vermelha

2016

JANICE SANTOS DE JESUS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico:Joseila Aparecida

Tutor de sala: Janete Terezinha Borges Lourenço

Lagoa Vermelha

2016


sumário

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO          

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

No sentido de compreender o estágio como via fundamental na formação do professor, é essencial considerar que o mesmo possibilita a relação teoria-prática, conhecimentos do campo de trabalho, conhecimentos pedagógicos, administrativos, como também conhecimentos da organização do ambiente escolar, entre outros fatores. Dessa forma, o objetivo central do estágio é a aproximação da realidade escolar, para que o aluno possa perceber os desafios que a carreira lhe oferecerá, refletindo sobre a profissão que exercerá, integrando - o saber fazer – obtendo (in)formações e trocas de experiências.

        Os  temas de minha intervenção são de suma importancia na vida escolar e social dos alunos, pois os conteúdos desenvolvidos serão levados diretamente a vida prática dos alunos onde eles aplicaram o que foi estudado.

.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A escola que escolhi para a realização do meu estágio é a Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias, que é de natureza púbilca localizada no municipio de Lagoa Vermelha situada na Rua  Maximiliano de Almeida, número 52, Centro. A mesma teve seu decreto de criação em 15/03/1978.

Essa escola conta com o ensino fundamental de 9 anos, atuando do 1º ao 5º ano nos turnos da manhã e tarde, mantém um convênio com a Secretária Municipal de Educação na educação infantil onde oferece pré A e pré B.

Está escoal atende as populações diversas atendendo a populaãodo centro e dos bairros próximos, atualmente atende 337 crianças nos turnos matutino e vespertinotem em seu quadro de funcionarios 22 professoras e 10 funcionários.

A filosofia da escola propõe a formação de homens consientes com principios definidos de ética e cidadania perante si e seus semelhantes.

Na metodologia acreditasse que  a escola é um espaço de socialização e construção coletiva do conhecimentos portanto é uma ação conjunta onde todos interagem proporcionando a interdisciplinaridade usando diferentes metodologias.

A avaliação se da de forma continua,  cumulativa, cooperativa, somativa, oferece recuperação em turno contrário.

2 ROTINA OBSERVADA  

Em um breve relato sobre minha observação em geral, percebi que os professores desevolvem um trabalho com diferentes dinâmicas de maneira regrada. Onde se fala e ouve se a opinião do aluno, sempre de maneira organizada seguindo um planejamento que inclusive é vistoriado todo mês pela direção e coordenção da escola avaliando o diário do professor e o caderno do aluno.

Trabalha se os conteúdos de forma interdisciplinar sempre procurando aproximar os conteúdos com as situações do dia a dia dos alunos.

A direção e professores procuram caminhar junto com os alunos e procurando trazer a familia para o convivio da escola e das atividades vivenciadas na escola.

Essa escola é muito tradicional em minha cidade, considerada uma das melhores nos dias que participei da vivência escolar percebi organização e respeitocom que se trabalha nessa escola.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

Em minha observação no primeiro ano pude observar que existe uma rotina a qual as crianças estao se adaptando; no dia em que realizei a observação a turma organizou se em fila para a entrada, ao chegar na sala cada um já tinha seulugar determinado, largaram seus materiais sentaram se até a professora chamar um aluno para fazer a oração; feito isso ela retomou algumas coisas do dia anterior.

Como primeira atividade do dia ela contou a história da Chapéuzinho Vermelho com fantoches, depois ela deixou que eles recontassem a história com as palavras deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (264.1 Kb)   docx (63.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com